Vocalista do Avatar lembra como foi abrir para o Iron Maiden no Brasil
Por João Renato Alves
Postado em 15 de junho de 2025
O Avatar foi atração de abertura da turnê do Iron Maiden pelo Brasil no segundo semestre de 2022 – exceção ao show do Rock in Rio. Nos próximos meses, a banda sueca reassumirá a função na segunda metade da perna europeia da "Run For Your Lives", excursão que celebra 50 anos do grupo britânico.
À rádio estadunidense 95 WILL Rock, via Blabbermouth, o vocalista Johannes Eckerström contou como se está preparando para o segundo contato com uma das bases de fãs mais fanáticas do planeta. Ele usou a experiência em território sul-americano como parâmetro.

"Como pudemos fazer isso por um tempo lá no Brasil, acho que agora me sinto meio livre para simplesmente aproveitar. Porque a primeira vez foi quando fiquei mais nervoso ao subir no palco desde não me lembro quando, provavelmente desde antes mesmo de a banda existir. E acho que isso tem algo a ver com... Era só o fandom, o fato de sermos fãs e o papel que o Iron Maiden desempenha no mundo do metal, além do que pensamos deles, mas do que todo mundo pensa deles, eu acho."
O fanatismo dos brazucas por Bruce Dickinson, Steve Harris e companhia ficou marcado na mente do frontman. "O Brasil é um lugar muito do Iron Maiden. Então, foi uma intimidação que sentimos — muitas coisas ao mesmo tempo. Mas se tornou incrivelmente emocionante e, portanto, ótimo. Depois que sobrevivemos àquele primeiro show, as pessoas não atiraram pedras e foi um bom momento, conseguimos aproveitar o resto e começar a entrar no ritmo de reivindicar a propriedade do nosso tempo no palco."
E apesar de não estar tocando diretamente para o seu público, Johannes prefere ver o lado positivo de estar se apresentando para fãs de outras bandas. "Esse é o desafio de algo assim. Sim, é ótimo sair em turnê com seus heróis que te inspiraram tanto e tudo mais, mas também é uma oportunidade para a banda ser vista e ouvida. Você meio que tem que se superar um pouco e reivindicar a propriedade, porque é assim que você garante que merecerá a oportunidade que lhe foi dada. E acho que já estou mais nesse nível agora, porque conseguimos fazer aquele teste... A questão não é mais como fazer isso. Eu meio que tenho uma ideia agora. Então, vamos aproveitar."
O Avatar promete o lançamento do seu décimo álbum de estúdio ainda para 2025. O grupo novamente trabalhará com o produtor Jay Ruston, com quem já firmaram parceria. Ele também possui colaborações assinadas com Anthrax, Stone Sour, Uriah Heep e Steel Panther, entre vários outros.
Fundada em 2001 na cidade de Mölndal, área metropolitana de Gotemburgo, a banda conta com 9 álbuns de estúdio. O mais recente, "Dance Devil Dance", saiu ano passado. O trabalho teve como grande êxito o single "The Dirt I’m Buried In", que chegou ao número 1 nos Estados Unidos na parada Mainstream Rock Songs, da Billboard.
Ano passado, passaram pelo Brasil novamente, se apresentando no Summer Breeze Festival – que mudou o nome para Bangers Open Air.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Os três guitarristas brasileiros que John Petrucci do Dream Theater gosta bastante
Dave Mustaine revela que última conversa com James Hetfield terminou mal
Prefeito de SP quer trazer U2, Rolling Stones ou Foo Fighters para show gratuito
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
Dream Theater faz o seu primeiro show em 2026; confira setlist
A lenda do metal que é arrogante, mala e antiprofissional, segundo Regis Tadeu
Saxon finaliza novo álbum e Biff Byford fala sobre luta contra o câncer
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
A frase surpreendente de Lars Ulrich ao vocalista do Lamb of God no último show do Sabbath
Slash promete que novo álbum do Guns N' Roses só terá material inédito
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor





