Vocalista do Avatar lembra como foi abrir para o Iron Maiden no Brasil
Por João Renato Alves
Postado em 15 de junho de 2025
O Avatar foi atração de abertura da turnê do Iron Maiden pelo Brasil no segundo semestre de 2022 – exceção ao show do Rock in Rio. Nos próximos meses, a banda sueca reassumirá a função na segunda metade da perna europeia da "Run For Your Lives", excursão que celebra 50 anos do grupo britânico.
À rádio estadunidense 95 WILL Rock, via Blabbermouth, o vocalista Johannes Eckerström contou como se está preparando para o segundo contato com uma das bases de fãs mais fanáticas do planeta. Ele usou a experiência em território sul-americano como parâmetro.

"Como pudemos fazer isso por um tempo lá no Brasil, acho que agora me sinto meio livre para simplesmente aproveitar. Porque a primeira vez foi quando fiquei mais nervoso ao subir no palco desde não me lembro quando, provavelmente desde antes mesmo de a banda existir. E acho que isso tem algo a ver com... Era só o fandom, o fato de sermos fãs e o papel que o Iron Maiden desempenha no mundo do metal, além do que pensamos deles, mas do que todo mundo pensa deles, eu acho."
O fanatismo dos brazucas por Bruce Dickinson, Steve Harris e companhia ficou marcado na mente do frontman. "O Brasil é um lugar muito do Iron Maiden. Então, foi uma intimidação que sentimos — muitas coisas ao mesmo tempo. Mas se tornou incrivelmente emocionante e, portanto, ótimo. Depois que sobrevivemos àquele primeiro show, as pessoas não atiraram pedras e foi um bom momento, conseguimos aproveitar o resto e começar a entrar no ritmo de reivindicar a propriedade do nosso tempo no palco."
E apesar de não estar tocando diretamente para o seu público, Johannes prefere ver o lado positivo de estar se apresentando para fãs de outras bandas. "Esse é o desafio de algo assim. Sim, é ótimo sair em turnê com seus heróis que te inspiraram tanto e tudo mais, mas também é uma oportunidade para a banda ser vista e ouvida. Você meio que tem que se superar um pouco e reivindicar a propriedade, porque é assim que você garante que merecerá a oportunidade que lhe foi dada. E acho que já estou mais nesse nível agora, porque conseguimos fazer aquele teste... A questão não é mais como fazer isso. Eu meio que tenho uma ideia agora. Então, vamos aproveitar."
O Avatar promete o lançamento do seu décimo álbum de estúdio ainda para 2025. O grupo novamente trabalhará com o produtor Jay Ruston, com quem já firmaram parceria. Ele também possui colaborações assinadas com Anthrax, Stone Sour, Uriah Heep e Steel Panther, entre vários outros.
Fundada em 2001 na cidade de Mölndal, área metropolitana de Gotemburgo, a banda conta com 9 álbuns de estúdio. O mais recente, "Dance Devil Dance", saiu ano passado. O trabalho teve como grande êxito o single "The Dirt I’m Buried In", que chegou ao número 1 nos Estados Unidos na parada Mainstream Rock Songs, da Billboard.
Ano passado, passaram pelo Brasil novamente, se apresentando no Summer Breeze Festival – que mudou o nome para Bangers Open Air.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
Iron Maiden confirma segundo show da "Run For Your Lives Tour" em São Paulo
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
O disco que os Beatles chamaram de o maior álbum já feito; "imbatível em muitos sentidos"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Thor da Marvel tenta tocar bateria com banda estourada de metalcore e dá ruim
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
A banda clássica de rock em que Ozzy Osbourne era viciado: "Eles são como carne e batata"
Como um telefonema permitiu a participação do Twisted Sister no Bangers Open Air
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
De Tony Iommi a Jim Martin, os guitarristas que Max Cavalera admira




