Renato Russo não curtia Guns N' Roses e achava que eles copiavam os Rolling Stones
Por Mateus Ribeiro
Postado em 15 de junho de 2025
Liderado pelo vocalista e ex-sex symbol Axl Rose, o Guns N' Roses é um dos maiores fenômenos de popularidade da história do rock. Apesar de sua discografia relativamente curta, compensada por uma quantidade significativa de hits, o grupo continua arrastando multidões apaixonadas até os dias de hoje.
Como acontece com todos os grandes nomes da música, o Guns N' Roses nunca foi uma unanimidade. Embora tenha conquistado uma legião de fãs ao redor do mundo, também há quem não admire o trabalho de Axl Rose e seus companheiros. Renato Russo, saudoso vocalista da banda Legião Urbana, aparentemente fazia parte desse grupo mais crítico.
Legião Urbana - Mais Novidades

Em janeiro de 1992, mês seguinte ao lançamento do quinto álbum da Legião Urbana ("V"), a revista Bizz publicou uma entrevista com Renato. Na ocasião, o cantor e compositor compartilhou sua visão sobre o Guns N' Roses. Embora tenha demonstrado certa simpatia pelo som da banda, fez observações contundentes.
"Não gostava do Guns N' Roses, ficava puto com as coisas que o Axl falava… Hoje em dia até respeito o cara: ele pensa realmente desse jeito, e está tendo que assumir a responsabilidade pelo que diz. Nada é impune.
Até comprei o disco do Guns. Só não fico ouvindo porque acho que vai ser um desserviço enorme para o rock 'n' roll. Toda a garotada que está vindo agora vai achar que foram eles que inventaram todos aqueles riffs. Na verdade, eles ‘chupam’ [copiam] os caras que ‘chupavam’ [copiavam] os Stones, que já tinham ‘chupado’ [copiado] de alguém antes."
Mais de três décadas após a declaração de Renato, o Guns N' Roses segue em atividade — mesmo tendo lançado apenas dois discos de estúdio desde então, sendo um deles composto por covers. A banda ainda mantém sua relevância, especialmente no Spotify, onde quatro de suas músicas ultrapassaram a marca de 1 bilhão de reproduções. O clássico "Sweet Child O' Mine", inclusive, superou os 2 bilhões de plays.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como Jason Newsted criou o riff de "Blackened" do Metallica e a reação de James e Lars
"Nevermind" (Nirvana) ultrapassa "Back in Black" (AC/DC) e "Dark Side..." (Pink Floyd) em vendas
A música do Iron Maiden que influenciou o Big Four do thrash metal, segundo o Ultimate Guitar
"Stairway to Heaven" nem "Comfortably Numb"? O solo que Slash coloca acima de todos
Por que King Crimson é melhor do que Dream Theater, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
O roqueiro brasileiro que se queimou com Jô Soares após falar mal de Ayrton Senna
A pior banda gaúcha de rock de todos os tempos, segundo Rogério Skylab
Saúl Blanch, ex-vocalista do Rata Blanca, morre aos 74 anos
Nicko McBrain revela que indicou Aquiles Priester para seu lugar no Iron Maiden
"O After Forever atual é uma banda cover", diz Floor Jansen
O guitarrista que no auge teve muito bom gosto, segundo Jimmy Page do Led Zeppelin
A pior música do Megadeth, de acordo com Mateus Ribeiro
Marko Hietala arrisca palpite sobre o que levou Floor Jansen a sair do Nightwish
O disco do Iron Maiden que fez integrantes do Metallica perderem o controle dentro de um avião
Altura: saiba quanto medem 10 ícones "baixinhos" do rock e metal

O ídolo histórico de Flamengo e Palmeiras que adora Legião Urbana, Titãs e The Smiths
30 anos sem Renato Russo - por que a voz da Legião Urbana continua falando ao Brasil
O documento em que Renato Russo previu os sucessos da Legião Urbana
30 anos da morte de Renato Russo: confira 30 curiosidades que você não conhecia
30 anos sem Renato Russo - qual foi o legado deixado pelo cantor?


