A última noite de Raul Seixas: o relato do zelador que o viu pela última vez com vida
Por Gustavo Maiato
Postado em 05 de julho de 2025
Um dos maiores ícones do rock brasileiro, Raul Seixas viveu os últimos anos em reclusão e fragilidade, longe dos palcos que o consagraram. Em 21 de agosto de 1989, ele foi encontrado morto, aos 44 anos, vítima de uma parada cardiorrespiratória causada por pancreatite crônica e hipoglicemia. Quem o viu pela última vez foi o zelador do edifício onde o cantor morava, no bairro da Bela Vista, em São Paulo.
Raul Seixas - Mais Novidades
Antônio Soares Souza, funcionário do Edifício Aliança, relatou em entrevista ao livro "O Raul que me contaram", de Tiago Bittencourt, como foi a última noite em que viu o artista. Segundo ele, Raul chegou ao prédio por volta da meia-noite e meia, já com dificuldades. "Ele chegou por volta de uma meia-noite e meia, porque ele vivia bem ruim", lembra o zelador. "Fui eu que ajudei ele a entrar, do portão até o elevador, né? Fui eu que pus ele pra subir. Apertei, deixei ele no andar e falei pra ele dar um jeito de sair lá, porque eu não podia acompanhar ele, porque eu estava sozinho no setor de trabalho." Em seguida, o cantor apenas balançou a cabeça e disse: "Tudo bem".
Segundo o livro, durante os últimos quatro anos, Raul era acompanhado de perto por Dalva, que entrava no prédio pela manhã e saía à noite. "Era a secretária dele, né? Ela que cuidava das coisas dele lá", contou o zelador.
Ao saber da morte do cantor, a comoção foi imediata. "O pessoal querendo invadir, ficou lotado, foi tirado pela garagem, né?", relatou. "Foi gente, bastante gente... o pessoal até chamou a polícia pra poder segurar o pessoal. Foi assim, nesse corredor aqui. Foi uma gente chorando, cantando... Foi assim."
A história do declínio de Raul, porém, começou bem antes. Em entrevistas, nomes próximos a ele relataram como o cantor entrou num processo de autodestruição nos anos 1980. Segundo o amigo Sylvio Passos, Raul não quis se render à estética comercial da época. "Ele dizia que não queria ser um artista fake e ficar bonitinho na televisão sendo que a realidade dele era visceral", explicou. O álcool, as decepções e o isolamento agravaram seu estado físico e mental. "Estava muito inchado, entregue."
O guitarrista Rick Ferreira também testemunhou essa fase delicada. Segundo ele, nos últimos meses, Raul mal conseguia gravar. "Tinha dias que ele chegava no estúdio e era impossível gravar. Estava ficando complicada a situação." A última vez que se viram foi em um show surpresa no dia 3 de junho de 1989, em São Paulo. "O Raul não tinha ideia que eu ia entrar no palco. Quando me chamaram, ele falou: ‘Não acredito!’", lembrou Rick.
Morte de Raul Seixas
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Andreas Kisser afirma que irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
O disco que Paul Stanley nunca quis fazer; "Eu não tive escolha"
Por que Aquiles Priester não quis opinar nas músicas do show do Angra, segundo o próprio
Roland Grapow: "Eu não me importo mais com fórmulas, só quero fazer Metal"
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
Fabio Lione dá resposta curta e "sincerona" a fã que questionou hiato do Angra

A decadência física e mental de Raul Seixas a partir de 1984, segundo Sylvio Passos
Como foram os complicados últimos meses de vida de Raul Seixas, segundo Rick Ferreira
Em 21/08/1989: Morre Raul Seixas, que seria encontrado morto no dia seguinte
Raul Seixas: 21 de agosto de 1989 o mundo perdia o moço do disco voador
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje


