Como Steve Vai afetou o Whitesnake com sua entrada na banda, segundo ex-baixista
Por Gustavo Maiato
Postado em 05 de julho de 2025
Rudy Sarzo, ex-baixista do Whitesnake, relembrou em entrevista ao Music Radar o impacto que Steve Vai teve na sonoridade do álbum "Slip of the Tongue", de 1989. A entrada do virtuoso guitarrista coincidiu com mudanças expressivas no som do grupo, conhecido por suas raízes no blues rock.
Whitesnake - Mais Novidades
"Steve trouxe uma direção mais progressiva para as guitarras", afirmou Sarzo. "Ainda há raízes do blues rock na seção rítmica, mas ele adiciona camadas modernas por cima disso." Segundo o músico, o resultado funcionou, ainda que tenha dividido parte dos fãs mais tradicionais.
Sarzo, que também tocou com Randy Rhoads no Quiet Riot e na banda de Ozzy Osbourne, comparou os dois guitarristas. "Com Randy, eu estava ao lado de um músico com incrível integridade. Steve também era extremamente educado musicalmente, vindo da escola de Frank Zappa. Adorei isso."
Apesar das inovações sonoras, o baixista acredita que o Whitesnake manteve sua essência. "No fundo, a banda sempre foi de blues rock. Suas raízes estão no Deep Purple, onde David Coverdale começou. Com o tempo, o Whitesnake virou uma entidade própria e acabou virando um sucesso."
Sarzo reconhece que o disco teria soado diferente caso Adrian Vandenberg não tivesse se lesionado. "Adrian gravou as faixas básicas, e Steve veio depois, pintando um quadro completamente diferente com sua guitarra. Eu mesmo teria tocado diferente se tivesse começado a pré-produção com o Steve."
Para o músico, o público da banda talvez não estivesse preparado para a modernização sonora trazida por Vai. "Eu cresci ouvindo prog rock e fusion, então adorei o que ele fez. Mas era algo além do que o fã médio do Whitesnake esperava naquele momento."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
Sepultura anuncia último show na Europa
Fernanda Lira agradece ao Sepultura por conquista histórica da Crypta na Europa
Abandonado pela banda em posto de gasolina, músico pede dinheiro para voltar pra casa
Quem é Alírio Netto, o novo vocalista do Angra que substituiu Fabio Lione
Joe Elliott (Def Leppard) chorou ao ver anúncio da aposentadoria de David Coverdale
O cara que canta muito, mas Malcolm Young disse que jamais poderia entrar no AC/DC
Steve Vai presta homenagem a David Coverdale após anúncio de aposentadoria
O curioso melhor show do Rock in Rio de 1985, segundo Andreas Kisser
O hit do Nirvana sobre Whitesnake, Guns N' Roses, Aerosmith e Led Zeppelin
Como foi a audição de David Coverdale para o Deep Purple?
David Coverdale e a palavra "Love" - Parte I


