O hit dos Beatles que Paul se lembra de quando conheceu Yoko antes de John conhecê-la
Por Gustavo Maiato
Postado em 23 de agosto de 2025
Poucos episódios da história dos Beatles revelam tanto sobre os bastidores da banda quanto os relatos de Paul McCartney sobre sua relação com John Lennon e Yoko Ono. No livro "As Letras", lançado em 2021, McCartney surpreendeu ao contar que conheceu Yoko antes mesmo de John.
Beatles - Mais Novidades
Segundo ele, a artista plástica japonesa foi até sua casa em Londres, em meados dos anos 1960, pedindo partituras para um projeto em homenagem ao compositor experimental John Cage. "Respondi: ‘Na verdade, não temos partituras. Temos palavras para ler com a letra’", relembrou Paul. Pouco tempo depois, Yoko faria uma exposição na Indica Gallery, local em que conheceria Lennon em 1966.
O baixista também comentou sobre o impacto da presença de Yoko nos estúdios dos Beatles. A partir das gravações do "Álbum Branco", em 1968, a artista passou a acompanhar John durante as sessões. "No início, todos nós – exceto John – achamos aquilo bastante intrusivo, mas acabamos concordando e trabalhamos com ela ao nosso redor", disse. Com o tempo, McCartney aceitou a situação: "Se John a ama, só nos resta apoiar esse relacionamento".
Paul McCartney e Yoko Ono
Em outra passagem, Paul lembrou que as tensões da separação da banda acabaram gerando ressentimentos, mas que, depois, a amizade com Lennon foi retomada, em especial quando ambos se tornaram pais. "Em 1975, ele e Yoko tiveram Sean, então tínhamos ainda mais coisas em comum. Estava tudo bem, até que ele foi morto", afirmou, ressaltando que sua solidariedade maior foi direcionada a Yoko: "Perdi meu amigo, mas ela perdeu o marido, o pai do filho dela".
A lembrança surge associada à música "Golden Slumbers", lançada no álbum "Abbey Road", em 1969. Embora Paul afirme que a canção tenha sido primordialmente uma ode a Linda McCartney, sua esposa, ela também guarda ecos da influência de John e Yoko. Ele menciona que expressões ligadas à natureza, tão presentes na obra de Yoko, o inspiraram na construção de imagens poéticas usadas na letra.
De acordo com o site Beatles Bible, Golden Slumbers foi gravada nos dias 2, 3, 4, 30 e 31 de julho e 15 de agosto de 1969, no estúdio Abbey Road, sob produção de George Martin. A faixa, interpretada por McCartney ao piano e vocal, contou ainda com George Harrison no baixo, Ringo Starr na bateria e uma orquestra conduzida por Martin. Trata-se da abertura da sequência final do medley do lado B, emendada com "Carry That Weight".
A inspiração veio de forma curiosa. Paul relatou no documentário Anthology que encontrou a partitura de um poema do dramaturgo elisabetano Thomas Dekker na casa do pai, em Liverpool. "Não sei ler música e não lembrava a melodia original, então criei a minha própria. Gostei das palavras, então as mantive", explicou. John Lennon também comentou sobre a origem, afirmando que Paul basicamente adaptou o poema. Curiosamente, a canção foi escrita e gravada enquanto Lennon se recuperava de um acidente de carro na Escócia, o que explica sua ausência inicial no estúdio.
O resultado foi uma das interpretações vocais mais emocionantes de McCartney. "Lembrei de trabalhar na força da voz, porque era um tema muito delicado", recordou o músico em entrevista a Barry Miles para o livro Many Years From Now. O esforço rendeu uma performance intensa, capaz de transformar uma antiga canção de ninar em um dos pontos altos do Abbey Road.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nervosismo, exaustão e acidente marcaram primeiro show oficial de Nick Menza com o Megadeth
Stranger Things trouxe outro clássico do metal em tributo a Eddie Munson
"Parecia Def Leppard ou Bon Jovi": vocalista explica recusa a convite do Pantera
Fãs de Angra piram: Rafael Bittencourt confirma que Edu Falaschi vai ao Amplifica em 2026
O maior cantor de todos os tempos para Steven Tyler; "Eles já tinham o melhor"
O melhor disco de heavy metal de 2025, segundo o Loudwire
O categórico argumento de Regis Tadeu para explicar por que Jimi Hendrix não é gênio
Loudwire escolhe parceria feminina como a melhor música de heavy metal de 2025
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Para Mikael Akerfeldt (Opeth), o rock/metal progressivo virou regressivo
Os mitos sobre Woodstock que todos repetem no automático até hoje, segundo Barcinski
A tragédia que fez nascer um dos álbuns de rock mais subestimados dos anos 1990
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Motörhead foi o "primeiro amor" de Barney Greenway, vocal do Napalm Death

Stewart Copeland lembra noite em que pagou mico diante de Paul McCartney
A canção que Bono diz que vem tentando reescrever durante toda a carreira
Quando o rock dos anos 2000 cansou de si mesmo e foi buscar respostas nos Beatles
Beatles, Led Zeppelin; Regis Tadeu explica o que é uma boyband e quem é ou não é
A banda que John Paul Jones considerava num patamar acima do Led Zeppelin
Höfner vai à falência e Paul McCartney lamenta em declaração
O hit de George Harrison que fez Elvis Presley e Frank Sinatra encerrarem disputa com Beatles
Produtor de John Lennon sentiu uma enorme culpa após o assassinato do Beatle
O ex-beatle que Chris Cornell cresceu tendo como uma figura paterna


