Por que Paulinho Moska resolveu abandonar o Inimigos do Rei, segundo Luiz Nicolau
Por Gustavo Maiato
Postado em 19 de agosto de 2025
Nos anos 80, em meio a uma explosão de bandas de rock nacional, os Inimigos do Rei chamaram atenção com um som debochado, letras cheias de humor e um toque de nonsense que destoava de tudo que estava em alta. Com hits como "Adelaide" e "Uma Barata Chamada Kafka", o grupo conquistou o público — especialmente o infantojuvenil —, embora boa parte de suas mensagens fossem carregadas de ironia e crítica social.

Mas o sucesso inesperado e a forma como foram rotulados acabaram gerando uma crise interna. Em entrevista ao podcast Corredor 5, o músico Luiz Nicolau, um dos vocalistas da banda, falou abertamente sobre o que levou Paulinho Moska a deixar o grupo.
"O Moska começou a construir a carreira solo dele ainda dentro dos Inimigos", contou Nicolau. "Ele apresentava músicas novas pra gente, mas já era uma coisa só dele, com uma identidade muito diferente do que a banda fazia."
O motivo principal, segundo Nicolau, foi a resistência interna em manter o tom bem-humorado que havia marcado o sucesso do grupo. "Ele se recusava a fazer música que não fosse do jeito que ele queria. Queria seguir uma linha mais séria, mais autoral. E ele era um dos principais compositores. Aí chegou uma hora que ele falou: ‘Galera, não dá mais pra mim. Quero fazer o meu trabalho, não tô afim de ficar nessa vibe de humor’."
Nicolau, que se via como o mais "marketeiro" da banda, ainda tentou manter o tom que havia levado o grupo ao sucesso. "A gente vendeu uma goiabada que fez um puta sucesso. Não dá pra sair vendendo pão de queijo no segundo disco. Tem que ter outra goiabadinha... Mas eu era voto vencido."
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Alissa White-Gluz surpreende ao ser anunciada como nova vocalista do Dragonforce
Deep Purple anuncia "Splat!", novo álbum descrito como o mais pesado em muitos anos
Thiê rebate Dave Mustaine e diz acreditar em sondagem por Pepeu Gomes no Megadeth
Vinheteiro detona Sepultura: "É fezes com sangue oculto. Não consigo reconhecer as notas"
Dave Mustaine gastou 500 dólares por dia com drogas durante cinco anos
A música do Judas Priest que carrega todos os elementos do metal, segundo K.K. Downing
As 10 músicas mais emocionantes do Slipknot, segundo a Metal Hammer
Livro "1994, Um Ano Monstro" descreve uma verdadeira saga para ir ao Monsters Of Rock
A melhor música do Nightwish, segundo leitores da Metal Hammer
A frase de Mike Portnoy que ilustra o problema das bandas, segundo Ricardo Confessori
As bandas que fizeram Alexi Laiho se tornar fã de heavy metal
Bangers Open Air 2026 - o melhor festival de Rock e metal do Brasil?
Por que Jimmy London do Matanza não gosta de Megadeth, segundo o próprio
Zakk Wylde anuncia atrações para a edição 2026 do seu festival, Berzerkus
4 hits de rock de 1971 que praticamente sumiram do rádio, segundo a American Songwriter
O roqueiro dos anos 1990 que não gostava de Legião Urbana e Barão Vermelho
A banda de rock que Xuxa adorava: "Ela pedia pessoalmente para a Marlene Mattos levar"
A banda que foi batizada após quase destruírem ponto turístico brasileiro de 1743


