O hit do Megadeth que fala sobre relação destruída por mentiras e perda de confiança
Por Mateus Ribeiro
Postado em 25 de setembro de 2025
O Megadeth surgiu na primeira metade da década de 1980 e rapidamente despontou como um dos grandes representantes do thrash metal. Seus primeiros discos são marcados por composições pesadas, velozes, intrincadas e temperadas com altas doses de ódio e rancor, provenientes de seu líder, o genial e genioso guitarrista/vocalista Dave Mustaine.

Com o passar dos anos, o Megadeth passou a "pisar no freio", e a sonoridade do grupo ganhou contornos mais melódicos. A mudança, iniciada em "Countdown to Extinction" (1992), rendeu ótimas músicas, sendo "Trust" um dos casos mais emblemáticos.

Faixa que abre "Cryptic Writings" (1997), sétimo disco de estúdio do Megadeth, "Trust" se tornou um dos grandes clássicos do quarteto. Da magnífica introdução executada pelo saudoso baterista Nick Menza até o seu grandioso final, esse hit mostra que Mustaine e seus companheiros conseguiam equilibrar peso e melodia de forma magistral.

"Trust" fez sucesso nas rádios dos Estados Unidos, uma conquista e tanto. Apesar desse feito, o guitarrista Marty Friedman, integrante do Megadeth entre 1990 e 2000, tem uma curiosa opinião a respeito da obra, como declarou em seu site oficial.
"Música estranha, mas foi nossa primeira número 1 nas rádios de rock dos EUA."
A letra de "Trust" gira em torno de uma história comum: um relacionamento destruído por mentiras e perda de confiança. O tema fica explícito no refrão, onde Mustaine canta os seguintes versos: "Meu corpo dói por causa dos erros/Traído pela luxúria/Mentimos tanto um para o outro/Que não confiamos em nada".

Logo após o segundo refrão de "Trust", há uma ponte que antecede o solo. Nesse trecho, Mustaine faz uma reflexão profunda: "Como isso pode estar acontecendo comigo?/Estou mentindo quando digo: 'Confie em mim'/Não acredito que isso seja verdade/Confiar é doloroso/Por que confiar é sinônimo de sofrimento?".
De acordo com matéria sobre "Trust" publicada no site Songfacts, a música se baseia em um relacionamento vivido por Mustaine. "Eu poderia falar muito sobre isso, mas não importa como eu justifique, não vai parecer tão doloroso quanto foi. Muitas vezes, tive relacionamentos lindos destruídos por ter sido levado ao erro. Não vou dizer que sou perfeito ou isento de culpa, mas acho que cantar sobre isso talvez seja um processo de cura", teria afirmado o fundador do Megadeth em 1997.

Até o momento da edição desta nota, "Trust" havia sido executada em 1.346 shows do Megadeth (via Setlist.Fm). Clique no player abaixo para conferir uma dessas performances.
"Cryptic Writings" é o último disco do Megadeth gravado pela formação clássica da banda, que contava com Dave Mustaine, Marty Friedman, David Ellefson e Nick Menza. Além de "Trust", o álbum apresenta outros destaques, como "She-Wolf", cuja criação tem a ver com um episódio ocorrido em solo brasileiro.

Histórias de Músicas - Megadeth
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps