O clássico absoluto do Megadeth inspirado em relação amorosa frustrada de Dave Mustaine
Por Mateus Ribeiro
Postado em 19 de abril de 2025
Normalmente, as músicas gravadas por bandas de thrash metal abordam temas como política, guerras e problemas sociais. No entanto, ainda que surpreenda alguns, também existem composições do gênero que tratam de relações amorosas. É o caso de "Tornado of Souls", do Megadeth.
Um dos grandes clássicos do catálogo do Megadeth, "Tornado of Souls" é a sétima faixa de "Rust in Peace", quarto álbum de estúdio do grupo. A composição teve como inspiração uma experiência amorosa vivida pelo líder do grupo, o guitarrista e vocalista Dave Mustaine.
Megadeth - Mais Novidades

O chefão do Megadeth falou sobre "Tornado of Souls" durante entrevista concedida à Kerrang. De acordo com Mustaine, a música trata de Diana, seu primeiro amor — ou, como ele próprio define, um dos primeiros.
"Essa música era sobre minha musa Diana. Estávamos noivos, um dia eu liguei para ela e disse que tinha que me afastar. Foi doloroso, mas eu sabia que estava sendo muito ruim para ela. Era tóxico, mas eu é que era ruim para ela. Quando estamos crescendo e sentimos tesão pela primeira vez, achamos que amamos alguém, mas essa foi uma das primeiras vezes em minha vida em que realmente amei alguém. Você abandonará todas as coisas por essa pessoa e foi o que fiz com Diana. Nunca pensei que amaria alguém tanto novamente, mas felizmente amei e estou muito, muito feliz com minha vida de casado."

Na página 130 do livro "Rust In Peace - A História da Obra-Prima do Megadeth" (lançado no Brasil pela Editora Belas Letras), Mustaine oferece mais detalhes sobre o término da relação com Diana. Segundo ele, o namoro durou seis anos, sendo encerrado enquanto estava internado em um centro de reabilitação.
"A gente se deu bem por um tempo, mas acabava sempre brigando. Acredito que gostávamos muito um do outro, mas, por alguma razão, não conseguimos ficar juntos. E me veio à cabeça: estávamos sempre mais seguros no olho do furacão."
Um dos pontos altos de "Tornado of Souls" é o seu solo de guitarra, gravado por Marty Friedman, que se juntou ao Megadeth em 1990. Segundo matéria publicada no seu site oficial, o guitarrista relata que só se sentiu realmente parte da banda após gravar esse solo.

"Quando terminei o solo dessa música, Mustaine entrou no estúdio, ouviu o solo uma vez, virou-se e, sem dizer uma palavra, apertou minha mão. Foi nesse momento que senti que eu era realmente o guitarrista dessa banda."
"Tornado of Souls" foi tocada em mais de 1.110 apresentações ao vivo do Megadeth. Para conferir uma dessas performances, registrada em 2016, clique no player abaixo.

Histórias de Músicas - Megadeth
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps