O hit dos Titãs que a banda parou de tocar por fãs acharem que é discurso contra Lula e PT
Por Gustavo Maiato
Postado em 22 de setembro de 2025
O rock brasileiro sempre carregou a fama de ser contestador, especialmente nos anos 1980, quando bandas como Titãs, Legião Urbana e Cazuza eram sinônimo de críticas sociais e políticas. Mas em tempos mais recentes, essa postura passou a ser vista de forma diferente - e, em alguns casos, até deturpada.
Em entrevista ao podcast Desculpincomodar, o tecladista e vocalista Sérgio Britto, dos Titãs, comentou sobre como o discurso contestador do rock acabou se diluindo com o passar dos anos e exemplificou com uma música dos Titãs que acabou saindo do repertório: "Vossa Excelência", lançada como single em 2005.

Britto reconheceu que o rap assumiu boa parte do papel de protesto que antes era atribuído ao rock: "De certa maneira tá no rap, né, que faz isso como os próprios Racionais. Mas eu acho que no rock, quando você já disse o que tinha para dizer, ficar repetindo aquilo… a tendência é você enfraquecer o discurso, fazendo versões pioradas de algo que já disse."
Titãs e a música "Vossa Excelência"
Ao citar "Vossa Excelência", o músico explicou que a canção não foi escrita por ele, mas representava uma indignação geral contra a corrupção. No entanto, com o tempo, a letra passou a ser interpretada como um ataque partidário.
"A música não era direcionada a um ou outro. Era escancarando isso que a gente está cansado de ver acontecer. Mas como hoje você tem que tomar partido, fica parecendo que é uma música anti-Lula, ou então contra Bolsonaro. E não era nenhum dos dois. Era contra tudo isso."
A letra, que fala em "juízes, deputados, senadores e a corrupção", ganhou contornos inesperados com a polarização política. Segundo Britto, até o público passou a questionar as intenções da banda ao tocar o hit.
"Para você ter uma ideia, a gente até tirou ela do repertório porque ficou muito assim: vocês estão tomando partido de quem? Quem são os corruptos dos quais vocês estão falando? E não é nenhum especificamente. É o sistema."
O tecladista ainda fez uma reflexão mais ampla sobre a corrupção no Brasil. "Não precisamos fazer muito esforço. Basta abrir o jornal para ver a corrupção disseminada na sociedade brasileira, do porteiro ao juiz, passando por deputado, polícia e até pela mistura da polícia com o tráfico."
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Bruce Dickinson já questionou a posição de Steve Harris no Iron Maiden
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
O hit do Van Halen que Eddie se recusou a regravar mesmo com erros técnicos na guitarra
Com problemas de saúde, Mick Box se afasta das atividades do Uriah Heep
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
Os baixistas que influenciaram John Myung, do Dream Theater
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
Paul Stanley e Gene Simmons serão induzidos ao Songwriters Hall of Fame
Guitarrista lembra exato momento que saúde de Cazuza começou a piorar: "Era muito calor"

O hit dos Titãs confundido com mensagem marxista e postura elitista
O curioso motivo que levou Titãs a quase desistir de gravar o hit "Polícia"
Nando Reis é fã de aniversários, mas não curte cantar "Parabéns a Você"
Todas as tretas de Renato Russo com diversas bandas do rock nacional explicadas
A "canção romântica" dos Titãs que era a preferida de Renato Russo
Por que Charles Gavin levava discos do Black Sabbath para todos os lados
Titãs - a frase atual de 40 anos atrás em "Desordem"
A fake news envolvendo o Titãs que fez os Raimundos conquistarem o Brasil


