O hit dos Titãs confundido com mensagem marxista e postura elitista
Por Gustavo Maiato
Postado em 18 de julho de 2022
A música "Polícia", dos Titãs, saiu no álbum "Cabeça Dinossauro" (1986) e apresenta uma letra com o seguinte refrão: "Polícia para quem precisa / Polícia para quem precisa de polícia". Em entrevista ao podcast Inteligência Ltda., Tony Bellotto e Sérgio Britto comentaram como essa canção já foi mal interpretada no que diz respeito ao conteúdo da letra.
"Lembro que quando lançamos o ‘Polícia’, as pessoas vinham me questionar sobre a explicação. Uma vez, estávamos saindo de um show e uma menina negra chegou e disse: ‘Polícia para quem precisa, né?’. Aí eu disse que era isso. Então, ela falou: ‘Para a gente, né? Para os pretos e pobres!’. Não tinha nada a ver. Todo mundo sabe que precisa de polícia. O discurso é uma crítica para aperfeiçoar esse olhar vigilante na sociedade", disse Sérgio Britto.
Já Tony Bellotto, completou: "Já ouvi uma interpretação marxista, como se fosse uma postura elitista. Dizendo que a polícia é para quem precisa. É uma loucura entender assim! Fiquei muito chocado, jamais seria essa a ideia. Tinha a ver com a questão da droga, que é uma questão de saúde pública e não de polícia. Cada vez mais essas interpretações ambíguas acontecem".
Confira o episódio completo aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps