Steve Vai fala sobre o impacto que Jimi Hendrix teve em sua formação musical
Por André Garcia
Postado em 17 de maio de 2022
Em 1966, Jimi Hendrix chegou à Inglaterra como um anônimo e, já em seu primeiro show, deixou a todos de queixo caído. E olha que ele tocou para uma plateia formada por alguns dos maiores figurões do rock inglês, nomes como Eric Clapton, Jeff Beck, Pete Townshend e Brian Jones.
Com álbuns e apresentações inesquecíveis, Hendrix é até hoje lembrado como um dos mais influentes dos guitarristas. Mesmo embora tenha tido uma curta carreira, tragicamente interrompida por sua morte em 1970.
Um dos muitos guitarristas que ele influenciou foi Steve Vai, que tinha apenas 10 anos quando Hendrix se foi. Em entrevista para a Music Radar, em 2010, Vai falou sobre o enorme impacto que o lendário guitarrista teve sobre ele em sua formação musical.
"Um dia, eu peguei uma cópia de 'Are You Experienced', que foi uma epifania para mim. As músicas eram tão acessíveis, elas eram lindas, e havia algo em Jimi que o tornava extremamente carismático. Aquilo é algo que vem do fundo da pessoa, tem a ver com a confiança que ela tem. E Jimi tinha confiança e carisma o bastante para cinco pessoas."
"Quando você tem 12 anos (como eu tinha na época) e vê algo como aquilo pela primeira vez, o impacto é indescritível. Você esquece de como as coisas eram antes, porque perde a referência. Aquilo para você é enxergar as coisas como elas realmente são. Ver Jimi, que era canhoto e tinha todo aquele magnetismo estampado e era tão descolado em termos de moda… eu fui conquistado de cara."
"E, além disso, ainda tem ele tocando guitarra. Eu ainda nem tinha começado a tocar, então eu nem imaginava o quanto era difícil fazer aquelas coisas que ele fazia, mas alguém me disse que aquilo era brutalmente inovador. Ele foi basicamente o começo de tudo para mim, mas me levou um tempo para perceber quantas barreiras ele derrubou."
"Eu sabia que cada música, cada passagem, cada som que ele fazia, era como embarcar numa grande viagem rumo ao desconhecido — e eu estava mais que feliz de fazer aquela viagem. A questão toda é a liberdade. Jimi Hendrix realmente viveu aquilo, e sempre que eu ouço os discos, sinto o mesmo arrepio, aquele sentimento especial de que tudo é possível."
Steve Vai relembrou também o impacto que teve sobre ele, em sua adolescência, ver Joe Satriani tocar as músicas de Jimi Hendrix:
"Foi realmente de abrir os olhos quando comecei a fazer aula de guitarra com Joe Satriani, que tinha uma pilha de discos do Hendrix. Na verdade, foi Joe a primeira pessoa que me contou que Hendrix tinha morrido! Eu fiquei tão triste, lamentando que jamais teria a chance de ver ele tocando…"
"Ver Joe tocar as músicas de Jimi na guitarra foi uma experiência inacreditável, foi a primeira vez que vi alguém tocar aquelas músicas incríveis na minha frente. Ver Joe tocando Hendrix me fez perceber que eu também poderia."
Hendrix é tão influente que fez muitos guitarristas quererem ser como ele e tocar como ele. Conforme publicado pela Ultimate Guitar, em entrevista para a My Planet Rocks, Steve Vai alertou aquilo é algo que pode se tornar uma armadilha:
"Sabe, eu vejo muita gente que se inspira ao assistir Hendrix, ver a liberdade dele, sua conexão… e pensa: 'É assim que eu quero ser!' Eles acreditam que a expressão deles com o instrumento deve ser feita daquele jeito. Mas podem acabar perdendo de vista sua própria e única expressão, que é a única forma, de fato, que uma pessoa tem de se expressar. [Seu estilo próprio] é algo que tem que transparecer. Se você tenta tocar como Jimi Hendrix, você está criando uma barreira que vai obstruir a sua própria expressão."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps