Produtor ofereceu US$ 500 do próprio bolso para Jake E. Lee mudar uma nota em solo
Por João Renato Alves
Postado em 19 de outubro de 2025
Após deixar a banda de Ozzy Osbourne, o guitarrista Jake E. Lee participou da fundação do supergrupo Badlands. O projeto teve seu primeiro álbum, de 1989, produzido por Paul O'Neill, a mente por trás dos momentos de maior sucesso do Savatage e idealizador do Trans-Siberian Orchestra.
À Guitar World, o instrumentista relembrou um momento que flutuou entre o tenso e o bizarro no estúdio. Aconteceu durante as gravações da música "Winter's Call", que seria até mesmo lançada como single.

"Incluí uma nota no solo que soava deslocada. Paul disse: 'Por favor, essa primeira nota me deixa perplexo!' Respondi: 'Não quero mudá-la. É por isso que gosto tanto dessa nota! Acho que ela é perfeita.' Ele tentou me subornar com dinheiro. Disse: 'Te dou 500 dólares agora mesmo, da minha carteira, ingressos para ver Cats e te pago um jantar no melhor restaurante se você mudar.'"
Ainda assim, Lee ganhou a disputa com argumentos bastante pessoais. "Eu queria que soasse como algo psicodélico. É uma nota até meio desafinada, mas eu gostei muito... Estava fazendo tudo isso para tentar soar como se tivesse tomado ácido nos anos 1960!"
Outro ponto importante era que Jake não gostaria de passar novamente pelo que passou com Ozzy Osbourne. "Quando estávamos escrevendo 'The Ultimate Sin', ele não queria que eu usasse influências externas. Dizia 'Isso aqui é Ozzy, não é jazz. Não sou o Frank Zappa. Volte lá e escreva algo diferente.'"
O Badlands foi uma mistura de ex-membros do Black Sabbath – o vocalista Ray Gillen e o baterista Eric Singer – e da banda de Ozzy Osbourne – o próprio guitarrista. O baixista Greg Chaisson completava a formação – e Jake o conheceu em um teste para o Madman.
O disco de estreia vendeu 400 mil cópias no primeiro ano após o lançamento. Uma marca inimaginável em tempos atuais, foi considerada insatisfatória pela Atlantic Records à época. Eric sairia na sequência para se juntar a Alice Cooper e, posteriormente, ao Kiss. Jeff Martin o substituiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Tributo a Syd Barrett une Pink Floyd, David Bowie, Violeta de Outono e John Paul Jones
Bruce Dickinson diz que prefere gravar novo álbum do Iron Maiden a fazer outra turnê
Baixista se manifesta pela primeira vez sobre retorno do Faith No More
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
A banda dos anos 2000 que mais orgulhava Geddy Lee por seguir os passos do Rush
Steve Hackett (Genesis) e Steve Rothery (Marillion) anunciam álbum colaborativo
O músico que Freddie Mercury considerava o maior de todos os tempos
A opinião de Mark "Barney" Greenway, do Napalm Death, sobre Lemmy e o Motörhead
Edguy anuncia primeiro show em uma década e despedida
Para Bruce Dickinson, um vocalista que não consegue mais cantar deixa de ser lendário
Amy Lee justifica turnê do Evanescence só com vozes femininas
As 10 melhores músicas que Adrian Smith escreveu para o Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
A banda que explodiu nos anos 90 e fez Robert Plant pensar em desistir
As Cinco Melhores Músicas de Andre Matos - Parte 1


Bob Daisley exalta papel de Jake E. Lee na banda de Ozzy Osbourne


