Rush: Geddy Lee revela a banda que mais o influenciou (e não é o Led Zeppelin!)
Por André Garcia
Postado em 09 de maio de 2022
O Rush surgiu no Canadá com seu álbum de estreia, autointitulado, lançado em março de 1974. Na época, o trio foi estigmatizado como uma cópia de Led Zeppelin, em muito devido aos falsetes e os "ooh yeah!" do baixista e vocalista Geddy Lee.
Geddy Lee jamais escondeu sua enorme admiração por Jimmy Page e companhia. No entanto, conforme publicado pela Far Out Magazine, a banda que mais o influenciou foi, na verdade, o Cream.
Em entrevista para a Rolling Stone em 2012, Lee revelou que o power trio formado por Eric Clapton (guitarra), Jack Bruce (baixo e vocal) e Ginger Baker (bateria) nos anos 60 foi a banda que causou o maior impacto sobre ele.
"[O Cream] era de longe a minha banda preferida quando eu cheguei na idade que passei a apreciar o rock — que comecei a curtir mais e mais. Cream foi tão influente no começo do Rush e sobre mim enquanto baixista… A gente fazia nossa própria versão de 'Spoonful', que tocávamos em cafeterias, em bailes escolares, e essa coisa toda. Nós realmente tentávamos emular o Cream nos primórdios do Rush, então realmente havia uma ligação do baixo de Jack Bruce comigo."
"E eu tive o privilégio de assistir eles em 1969", prosseguiu, "quando eles tocaram aqui em Toronto, no [teatro] Massey Hall. Eu me lembro como se fosse ontem. Foi um momento que explodiu a minha cabeça. Eu fui sozinho, porque não achei ninguém que tivesse dinheiro e vontade de ir ver o Cream naquele dia. Eu nunca me esquecerei! Ele [Jack Bruce] foi uma influência enorme para mim, e eu permaneci seu fã ao longo dos anos, ao longo de sua carreira solo. Eu amo o trabalho solo dele. Um compositor interessante, um vocalista realmente emotivo, e um incrível instrumentista."
"Nós éramos um trio, e meio que nos moldamos inspirados em trios como Cream, [Jimi] Hendrix [Experience] e Blue Cheer. Nós emulávamos essas bandas no começo. O baixista tem um papel maior naquele formato, principalmente enquanto o guitarrista sola. Você tem que fazer barulho atrás dele para não deixar soar vazio. Então você tem permissão para ser meio insuportável, o que é algo sempre bem-vindo para um baixista", concluiu ele.
Em 2004, o Rush lançou um EP de covers, "Feedback", com oito faixas, sendo a última delas "Crossroads", clássico de Robert Johnson eternizado pelo Cream em 1968. Confira abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Astros do rock e metal unem forças em tributo ao Deep Purple
Lançada "The Vanishing", música do Mastodon que conta com participação de Geezer Butler
Ringo Starr reflete se ele tocava melhor nas composições de John Lennon ou de Paul McCartney
A canção barra pesada demais para as lojas que os Rolling Stones decidiram bancar
O melhor baterista de todos os tempos, segundo David Gilmour do Pink Floyd
A banda mais cool dos EUA dos anos 1970, segundo Slash do Guns N' Roses
Membros do Green Day respondem quem inspirou o clássico "American Idiot"
Tears for Fears anuncia reedição deluxe do álbum "The Seeds of Love"
Guitarrista do Accept diz que quem sai da banda "geralmente desaparece"
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Roger Daltrey revela que o The Who voltou a ensaiar com Zak Starkey na bateria
Black Sabbath relança seus dois primeiros álbuns em fitas de rolo
Os 20 piores discos da história do rock and roll, segundo a Classic Rock
Kamelot lança "Dark Asylum", seu novo disco de estúdio
Os 10 melhores álbuns de death metal dos anos 1990 segundo o Metal Injection

O hit que prova importância de John Paul Jones no Led Zeppelin, segundo Geddy Lee
12 bandas que já adiaram ou cancelaram shows por motivo de saúde em 2026
Geddy Lee explica onde foi superado por músico do Angine de Poitrine
Mike Portnoy foi assistir ao Rush e publicou suas impressões online
A banda dos anos 90 que Geddy Lee acredita que terá músicas lembradas para sempre
A banda que entregou a Neil Peart tudo o que ele queria encontrar na bateria
O clássico do progressivo que fez Geddy Lee querer levar o Rush a caminhos mais ambiciosos
A música do Rush que Neil Peart considerava um passo importante na história da banda
Após 40 anos, apareceu quem colocou o Rush na abertura do MacGyver no Brasil
Cinco trios que marcaram a história do rock
O álbum do Rush que Derrick Green mais gosta (e o que mais odeia)


