Rush: Geddy Lee revela a banda que mais o influenciou (e não é o Led Zeppelin!)
Por André Garcia
Postado em 09 de maio de 2022
O Rush surgiu no Canadá com seu álbum de estreia, autointitulado, lançado em março de 1974. Na época, o trio foi estigmatizado como uma cópia de Led Zeppelin, em muito devido aos falsetes e os "ooh yeah!" do baixista e vocalista Geddy Lee.
Geddy Lee jamais escondeu sua enorme admiração por Jimmy Page e companhia. No entanto, conforme publicado pela Far Out Magazine, a banda que mais o influenciou foi, na verdade, o Cream.
Em entrevista para a Rolling Stone em 2012, Lee revelou que o power trio formado por Eric Clapton (guitarra), Jack Bruce (baixo e vocal) e Ginger Baker (bateria) nos anos 60 foi a banda que causou o maior impacto sobre ele.
"[O Cream] era de longe a minha banda preferida quando eu cheguei na idade que passei a apreciar o rock — que comecei a curtir mais e mais. Cream foi tão influente no começo do Rush e sobre mim enquanto baixista… A gente fazia nossa própria versão de 'Spoonful', que tocávamos em cafeterias, em bailes escolares, e essa coisa toda. Nós realmente tentávamos emular o Cream nos primórdios do Rush, então realmente havia uma ligação do baixo de Jack Bruce comigo."
"E eu tive o privilégio de assistir eles em 1969", prosseguiu, "quando eles tocaram aqui em Toronto, no [teatro] Massey Hall. Eu me lembro como se fosse ontem. Foi um momento que explodiu a minha cabeça. Eu fui sozinho, porque não achei ninguém que tivesse dinheiro e vontade de ir ver o Cream naquele dia. Eu nunca me esquecerei! Ele [Jack Bruce] foi uma influência enorme para mim, e eu permaneci seu fã ao longo dos anos, ao longo de sua carreira solo. Eu amo o trabalho solo dele. Um compositor interessante, um vocalista realmente emotivo, e um incrível instrumentista."
"Nós éramos um trio, e meio que nos moldamos inspirados em trios como Cream, [Jimi] Hendrix [Experience] e Blue Cheer. Nós emulávamos essas bandas no começo. O baixista tem um papel maior naquele formato, principalmente enquanto o guitarrista sola. Você tem que fazer barulho atrás dele para não deixar soar vazio. Então você tem permissão para ser meio insuportável, o que é algo sempre bem-vindo para um baixista", concluiu ele.
Em 2004, o Rush lançou um EP de covers, "Feedback", com oito faixas, sendo a última delas "Crossroads", clássico de Robert Johnson eternizado pelo Cream em 1968. Confira abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os motivos que fizeram Iggor Cavalera recusar reunião com o Sepultura, segundo Andreas Kisser
Derrick Green anuncia estar formando nova banda para o pós-Sepultura
A canção que Page e Bonham respeitavam, mas achavam que nada tinha a ver com o Led Zeppelin
A banda que parecia barulho sem sentido e influenciou Slipknot e System Of A Down
O grande problema que invalida o documentário do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
A banda em que ninguém recusaria entrar, mas Steven Tyler preferiu dizer não
Megadeth inicia turnê sul-americana, que passará por São Paulo; confira setlist
A opinião de Regis Tadeu sobre o clássico "Cabeça Dinossauro" dos Titãs
Membros do Black Sabbath recuperam direitos sobre demos do Earth
Glenn Hughes teria recusado gravar "Seventh Star" se soubesse ser um disco do Black Sabbath
A canção para a qual o Kiss torceu o nariz e que virou seu maior sucesso nos EUA
O álbum do AC/DC que tirou Malcolm Young do sério; "todo mundo estava de saco cheio"
A diferença do Ramones para o New York Dolls e The Stooges, Segundo André Barcinski
O clássico do Iron Maiden cujo título surgiu após filme de terror e conversa de bar
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas

Mike Portnoy comenta volta do Rush; "Precisamos que nossos heróis continuem tocando"
Mike Portnoy comemora o Rush seguir em frente, na contramão de bandas como Slayer e Sepultura
O clássico do prog que Neil Peart disse que era a trilha sonora de sua vida
O baixista mais importante que Geddy Lee ouviu na vida; "me levou ao limite como baixista"
As três bandas de prog que mudaram para sobreviver ao punk, segundo o Ultimate Guitar
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
O motivo óbvio que impediu Geddy Lee e Alex Lifeson de chamar um Mike Portnoy da vida
Geddy Lee explica por que Rush não quis alguém como Mike Portnoy no lugar de Neil Peart
O exagero de John Bonham que Neil Peart não curtia; "Ok, já chega!"
A música do Rush que para Neil Peart é "provavelmente uma das nossas melhores"


