Rush: Geddy Lee revela a banda que mais o influenciou (e não é o Led Zeppelin!)
Por André Garcia
Postado em 09 de maio de 2022
O Rush surgiu no Canadá com seu álbum de estreia, autointitulado, lançado em março de 1974. Na época, o trio foi estigmatizado como uma cópia de Led Zeppelin, em muito devido aos falsetes e os "ooh yeah!" do baixista e vocalista Geddy Lee.
Geddy Lee jamais escondeu sua enorme admiração por Jimmy Page e companhia. No entanto, conforme publicado pela Far Out Magazine, a banda que mais o influenciou foi, na verdade, o Cream.
Em entrevista para a Rolling Stone em 2012, Lee revelou que o power trio formado por Eric Clapton (guitarra), Jack Bruce (baixo e vocal) e Ginger Baker (bateria) nos anos 60 foi a banda que causou o maior impacto sobre ele.
"[O Cream] era de longe a minha banda preferida quando eu cheguei na idade que passei a apreciar o rock — que comecei a curtir mais e mais. Cream foi tão influente no começo do Rush e sobre mim enquanto baixista… A gente fazia nossa própria versão de 'Spoonful', que tocávamos em cafeterias, em bailes escolares, e essa coisa toda. Nós realmente tentávamos emular o Cream nos primórdios do Rush, então realmente havia uma ligação do baixo de Jack Bruce comigo."
"E eu tive o privilégio de assistir eles em 1969", prosseguiu, "quando eles tocaram aqui em Toronto, no [teatro] Massey Hall. Eu me lembro como se fosse ontem. Foi um momento que explodiu a minha cabeça. Eu fui sozinho, porque não achei ninguém que tivesse dinheiro e vontade de ir ver o Cream naquele dia. Eu nunca me esquecerei! Ele [Jack Bruce] foi uma influência enorme para mim, e eu permaneci seu fã ao longo dos anos, ao longo de sua carreira solo. Eu amo o trabalho solo dele. Um compositor interessante, um vocalista realmente emotivo, e um incrível instrumentista."
"Nós éramos um trio, e meio que nos moldamos inspirados em trios como Cream, [Jimi] Hendrix [Experience] e Blue Cheer. Nós emulávamos essas bandas no começo. O baixista tem um papel maior naquele formato, principalmente enquanto o guitarrista sola. Você tem que fazer barulho atrás dele para não deixar soar vazio. Então você tem permissão para ser meio insuportável, o que é algo sempre bem-vindo para um baixista", concluiu ele.
Em 2004, o Rush lançou um EP de covers, "Feedback", com oito faixas, sendo a última delas "Crossroads", clássico de Robert Johnson eternizado pelo Cream em 1968. Confira abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Deveríamos nos chamar o que, Iron Maiden?": Geddy Lee explica manutenção do nome Rush
A música de guitarra mais bonita da história, segundo Brian May do Queen
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
O Monsters of Rock 2026 entregou o que se espera de um grande festival
Jon Oliva publica mensagem atualizando estado de saúde e celebrando o irmão
Angela Gossow afirma que Kiko Loureiro solicitou indenização por violação de direitos autorais
"Provavelmente demos um tiro no próprio pé" diz Rich Robinson, sobre o Black Crowes
O exagero de John Bonham que Neil Peart não curtia; "Ok, já chega!"
Alex Lifeson diz que primeiros ensaios do Rush com Anika Nilles não funcionaram tão bem
Exausto das brigas, guitarrista não vê a hora de o Journey acabar de vez
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Produção do Bangers Open Air conta como festival se adaptou aos headbangers quarentões
Max Cavalera diz que tema de novo disco do Soulfly poderia render um filme
5 discos obscuros de rock dos anos 80 que ganharam nota dez da Classic Rock
O álbum do Testament onde os vocais melódicos de Chuck Billy não funcionaram


O show do Rush que Geddy Lee não lembra de ter tocado
"Vocês são idiotas?"; o que Neil Peart acharia da escolha de Anike Nilles para integrar o Rush
Veja a estreia da nova formação do Rush durante o Juno Awards 2026
A banda de rock cujos bastidores todo mundo queria conhecer, segundo Regis Tadeu
A canção clássica do Rush que foi gravada com um erro de Neil Peart
Neil Peart sobre o baterista que ele queria ser aos 15 anos: "Elevou o patamar do rock"


