Rush: Geddy Lee revela a banda que mais o influenciou (e não é o Led Zeppelin!)
Por André Garcia
Postado em 09 de maio de 2022
O Rush surgiu no Canadá com seu álbum de estreia, autointitulado, lançado em março de 1974. Na época, o trio foi estigmatizado como uma cópia de Led Zeppelin, em muito devido aos falsetes e os "ooh yeah!" do baixista e vocalista Geddy Lee.
Geddy Lee jamais escondeu sua enorme admiração por Jimmy Page e companhia. No entanto, conforme publicado pela Far Out Magazine, a banda que mais o influenciou foi, na verdade, o Cream.
Em entrevista para a Rolling Stone em 2012, Lee revelou que o power trio formado por Eric Clapton (guitarra), Jack Bruce (baixo e vocal) e Ginger Baker (bateria) nos anos 60 foi a banda que causou o maior impacto sobre ele.
"[O Cream] era de longe a minha banda preferida quando eu cheguei na idade que passei a apreciar o rock — que comecei a curtir mais e mais. Cream foi tão influente no começo do Rush e sobre mim enquanto baixista… A gente fazia nossa própria versão de 'Spoonful', que tocávamos em cafeterias, em bailes escolares, e essa coisa toda. Nós realmente tentávamos emular o Cream nos primórdios do Rush, então realmente havia uma ligação do baixo de Jack Bruce comigo."
"E eu tive o privilégio de assistir eles em 1969", prosseguiu, "quando eles tocaram aqui em Toronto, no [teatro] Massey Hall. Eu me lembro como se fosse ontem. Foi um momento que explodiu a minha cabeça. Eu fui sozinho, porque não achei ninguém que tivesse dinheiro e vontade de ir ver o Cream naquele dia. Eu nunca me esquecerei! Ele [Jack Bruce] foi uma influência enorme para mim, e eu permaneci seu fã ao longo dos anos, ao longo de sua carreira solo. Eu amo o trabalho solo dele. Um compositor interessante, um vocalista realmente emotivo, e um incrível instrumentista."
"Nós éramos um trio, e meio que nos moldamos inspirados em trios como Cream, [Jimi] Hendrix [Experience] e Blue Cheer. Nós emulávamos essas bandas no começo. O baixista tem um papel maior naquele formato, principalmente enquanto o guitarrista sola. Você tem que fazer barulho atrás dele para não deixar soar vazio. Então você tem permissão para ser meio insuportável, o que é algo sempre bem-vindo para um baixista", concluiu ele.
Em 2004, o Rush lançou um EP de covers, "Feedback", com oito faixas, sendo a última delas "Crossroads", clássico de Robert Johnson eternizado pelo Cream em 1968. Confira abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Com quase 200 atrações, festival Louder Than Life confirma lineup para 2026
O guitarrista que Hetfield disse ter sido uma bênção conhecer: "nos inspiramos um ao outro"
O álbum que define o heavy metal, na opinião do vocalista do Opeth
Iron Maiden anuncia o documentário "Burning Ambition", celebrando seus 50 anos
A banda que o Metallica disse nunca mais querer levar para a estrada de novo
10 músicas de rock que os próprios artistas preferem esquecer, além de um álbum inteiro
Iron Maiden - A melhor música de "Brave New World", segundo o Heavy Consequence
As 5 músicas do Guns N' Roses que melhor mostram o alcance vocal de Axl Rose
Confira os preços dos ingressos para shows do Rush no Brasil
O melhor álbum do Judas Priest, de acordo com o Loudwire
O maior disco da história do punk, segundo a Rolling Stone
O guitarrista que Eddie Van Halen sempre quis soar igual; "Ele é um verdadeiro artista"
50 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em março
Angra fará show especial em São Paulo no dia 29 de abril; Rebirth será tocado na íntegra
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra


Pacote VIP para show do Rush custa mais de 14 mil reais
Rush está ensaiando cerca de 40 músicas para sua próxima turnê
Geddy Lee comenta tour que Rush fará no Brasil em 2027
Família de Neil Peart apoia a turnê "Fifty Something", que marca o retorno do Rush
Rush anuncia tecladista Loren Gold como membro da banda de apoio
Geddy Lee sobre os fãs do Rush; "um bando de garotos feiosos"
Quando o Rush devolveu o tratamento que recebeu do Aerosmith, e Joe Perry teve que ouvir


