Rush: Geddy Lee revela a banda que mais o influenciou (e não é o Led Zeppelin!)
Por André Garcia
Postado em 09 de maio de 2022
O Rush surgiu no Canadá com seu álbum de estreia, autointitulado, lançado em março de 1974. Na época, o trio foi estigmatizado como uma cópia de Led Zeppelin, em muito devido aos falsetes e os "ooh yeah!" do baixista e vocalista Geddy Lee.
Geddy Lee jamais escondeu sua enorme admiração por Jimmy Page e companhia. No entanto, conforme publicado pela Far Out Magazine, a banda que mais o influenciou foi, na verdade, o Cream.
Em entrevista para a Rolling Stone em 2012, Lee revelou que o power trio formado por Eric Clapton (guitarra), Jack Bruce (baixo e vocal) e Ginger Baker (bateria) nos anos 60 foi a banda que causou o maior impacto sobre ele.
"[O Cream] era de longe a minha banda preferida quando eu cheguei na idade que passei a apreciar o rock — que comecei a curtir mais e mais. Cream foi tão influente no começo do Rush e sobre mim enquanto baixista… A gente fazia nossa própria versão de 'Spoonful', que tocávamos em cafeterias, em bailes escolares, e essa coisa toda. Nós realmente tentávamos emular o Cream nos primórdios do Rush, então realmente havia uma ligação do baixo de Jack Bruce comigo."
"E eu tive o privilégio de assistir eles em 1969", prosseguiu, "quando eles tocaram aqui em Toronto, no [teatro] Massey Hall. Eu me lembro como se fosse ontem. Foi um momento que explodiu a minha cabeça. Eu fui sozinho, porque não achei ninguém que tivesse dinheiro e vontade de ir ver o Cream naquele dia. Eu nunca me esquecerei! Ele [Jack Bruce] foi uma influência enorme para mim, e eu permaneci seu fã ao longo dos anos, ao longo de sua carreira solo. Eu amo o trabalho solo dele. Um compositor interessante, um vocalista realmente emotivo, e um incrível instrumentista."
"Nós éramos um trio, e meio que nos moldamos inspirados em trios como Cream, [Jimi] Hendrix [Experience] e Blue Cheer. Nós emulávamos essas bandas no começo. O baixista tem um papel maior naquele formato, principalmente enquanto o guitarrista sola. Você tem que fazer barulho atrás dele para não deixar soar vazio. Então você tem permissão para ser meio insuportável, o que é algo sempre bem-vindo para um baixista", concluiu ele.
Em 2004, o Rush lançou um EP de covers, "Feedback", com oito faixas, sendo a última delas "Crossroads", clássico de Robert Johnson eternizado pelo Cream em 1968. Confira abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Digão explica o erro dos Raimundos: "Mamonas Assassinas foram mais inteligentes"
Turnê que Michale Graves faria pelo Brasil é cancelada um dia antes do início
Helloween - um espetáculo completo na borda da cidade de São Paulo
Em parceria com a Casa da Moeda Real, Pink Floyd lança palhetas em cobre, prata e ouro
Os 10 covers mais tocados pelo Metallica ao vivo, segundo a Noise Creep
O que significa a famigerada expressão "viúva dos Cavalera"?
A banda punk que fez John Lennon pensar "Era assim que os Beatles eram no começo"
Seven Crossroads Festival anuncia oito atrações, seis delas inéditas no Brasil
Cogumelo Records: 46 anos no coração do rock pesado de Belo Horizonte
Tarja Turunen fará show em São Paulo em maio de 2027
Ozzfest confirma segundo país que receberá o evento em 2027
O clássico do hard rock dos anos 1980 que banda achou tão ruim que regravou
Tuomas Holopainen afirma que Nightwish poderia continuar sem ele
O misterioso nome que aparece nos créditos de "Tommy", clássico do The Who
O grupo vocal dos anos 1980 que perdeu espaço para a onda do rock nacional

A relação que existe entre o Radiohead e o Yes, segundo Geddy Lee
O teste de bateria que fez Geddy Lee perceber na hora que Neil Peart era o cara certo
Regis Tadeu defende Roger Waters após polêmica envolvendo o Rush e manda recado aos fãs
Gessinger desfaz a comparação que persegue os Engenheiros do Hawaii há 40 anos
Para Geddy Lee, Björk não recebe o reconhecimento que merece
O disco do Pink Floyd que é o preferido de Geddy Lee, baixista e vocalista do Rush
A música em que Geddy Lee viu a história do Rush passar diante de seus olhos
O motivo que Geddy Lee aponta para tanta gente simplesmente não gostar do Rush
A incrível e complicadíssima música que o Rush penou pra conseguir tocar


