Vinheteiro chama Angra de "fezes puríssima" e ouve resposta de Rafael Bittencourt
Por Gustavo Maiato
Postado em 04 de maio de 2026
O guitarrista Rafael Bittencourt, do Angra, reagiu com ironia e calma depois de Lord Vinheteiro chamar sua banda de "fezes puríssima" durante participação dos dois no Flow. A provocação começou quando o pianista foi perguntado sobre o que achava do Angra. "Fezes puríssima", respondeu.
Em seguida, disse que já havia tocado músicas do grupo quando era adolescente, mas sem nostalgia: "Já até toquei. Já me fizeram tocar, quando eu tinha 15 anos, Angra e Viper." Rafael entrou no clima e rebateu com humor: "Até contra a vontade elas tocam. É isso que mantém a gente aí. 35 anos, pô."
Vinheteiro tentou explicar sua implicância dizendo que as músicas do Angra tinham "muita nota", assim como as do Dr. Sin, e que isso piorava quando executado por músicos ruins. "Quando tem música com muita nota e a sua banda tem músicos de fezes, a música fica pior ainda", afirmou. Depois, aumentou a provocação ao comparar o Angra ao Dream Theater: "O Angra é fezes porque ele é uma cópia barata do Dream Theater. E o Dream Theater é uma bosta." Ele ainda completou: "O que acontece quando você copia fezes? Sai xerox de fezes."
Rafael não devolveu o ataque no mesmo tom. Quando perguntado sobre Vinheteiro como pianista, elogiou o músico. "É um bom pianista, cara. Olha os vídeos antigos dele", disse. O guitarrista afirmou que não sabia como estava a performance atual do youtuber, mas reconheceu seu talento no passado: "Realmente era um prodígio." Em seguida, tratou a crítica como opinião pessoal. "Opinião é opinião, cara. Igual o cu, né? Cada um tem o seu."
O integrante do Angra também explicou que a banda nunca foi feita para agradar a todos. Segundo ele, o grupo pertence a um segmento específico dentro do metal. "O Angra é um grupo para um segmento, um tipo de música muito especial", afirmou. Mesmo depois de Vinheteiro ironizar o estilo como "boy band espadinha" e "cópia de Dream Theater", Rafael manteve a análise. "É para um grupo que curte, é bem específico mesmo. Não é um tipo de música que é superpopular, que vai ser para todo mundo gostar."
A conversa seguiu em clima de deboche. Vinheteiro disse que o pior do Angra não era a banda, mas os fãs. "O pior são os fãs do Angra", afirmou, antes de estender a crítica aos admiradores do Dream Theater. "Se o cara é fã do Dream Theater, tem uma camiseta do Dream Theater, ele é um idiota." Rafael, porém, evitou transformar a discussão em briga. Preferiu rir, relativizar as ofensas e enquadrar o Angra como uma banda de nicho, com público fiel e identidade própria.
Confira a entrevista abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Vinheteiro chama Angra de "fezes puríssima" e ouve resposta de Rafael Bittencourt
Dave Mustaine explica por que não vai convidar Kiko Loureiro para show com Megadeth
Regis Tadeu "revela a verdade" que se esconde por trás do Angine de Poitrine
O solo de guitarra mais difícil do Dire Straits, segundo Mark Knopfler
Rolling Stones parece ter divulgado capa e título do novo álbum
Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
Vídeo misterioso do Greta Van Fleet assusta fãs, que já cogitam até separação
Tom Araya solta a voz durante prova da Nascar: "Pilotos, liguem seus motores!"
70 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em maio
Dave Mustaine desmente boato sobre Pepeu Gomes no Megadeth; "É uma mentira"
Dave Mustaine afirma que o Megadeth retornará ao Brasil
O disco do Black Sabbath que causa sensação ruim em Geezer Butler
A canção do AC/DC que veio de Bon, foi gravada por Brian e ainda arrepia Angus
O guitarrista que chegou mais perto de Jimi Hendrix, segundo Angus Young
Tem alguma música do Guns N' Roses que é a mais difícil de tocar? Duff McKagan responde
Edu Falaschi e o "chá revelação" ao saber que não era considerado branco fora do Brasil
Ricardo Confessori quebra senso comum e diz que clima no Angra no "Fireworks" era bom
Rock e HQs: quando guitarras e quadrinhos contam a mesma história
As músicas com as melhores letras do Shaman e do Angra, segundo Ricardo Confessori
A condição de Ricardo Confessori pra aceitar convite de Luis Mariutti: "Se for assim, eu faria"
Fabio Lione publica mensagem emocionante de despedida do Angra: "Para sempre!"
Graças a Deus o Andre Matos não foi pro Iron Maiden, diz Rafael Bittencourt
O clássico da sofrência eternizado por Caetano Veloso que Fabio Lione confessou adorar


