Vinheteiro chama Angra de "fezes puríssima" e ouve resposta de Rafael Bittencourt
Por Gustavo Maiato
Postado em 04 de maio de 2026
O guitarrista Rafael Bittencourt, do Angra, reagiu com ironia e calma depois de Lord Vinheteiro chamar sua banda de "fezes puríssima" durante participação dos dois no Flow. A provocação começou quando o pianista foi perguntado sobre o que achava do Angra. "Fezes puríssima", respondeu.
Em seguida, disse que já havia tocado músicas do grupo quando era adolescente, mas sem nostalgia: "Já até toquei. Já me fizeram tocar, quando eu tinha 15 anos, Angra e Viper." Rafael entrou no clima e rebateu com humor: "Até contra a vontade elas tocam. É isso que mantém a gente aí. 35 anos, pô."
Vinheteiro tentou explicar sua implicância dizendo que as músicas do Angra tinham "muita nota", assim como as do Dr. Sin, e que isso piorava quando executado por músicos ruins. "Quando tem música com muita nota e a sua banda tem músicos de fezes, a música fica pior ainda", afirmou. Depois, aumentou a provocação ao comparar o Angra ao Dream Theater: "O Angra é fezes porque ele é uma cópia barata do Dream Theater. E o Dream Theater é uma bosta." Ele ainda completou: "O que acontece quando você copia fezes? Sai xerox de fezes."
Rafael não devolveu o ataque no mesmo tom. Quando perguntado sobre Vinheteiro como pianista, elogiou o músico. "É um bom pianista, cara. Olha os vídeos antigos dele", disse. O guitarrista afirmou que não sabia como estava a performance atual do youtuber, mas reconheceu seu talento no passado: "Realmente era um prodígio." Em seguida, tratou a crítica como opinião pessoal. "Opinião é opinião, cara. Igual o cu, né? Cada um tem o seu."
O integrante do Angra também explicou que a banda nunca foi feita para agradar a todos. Segundo ele, o grupo pertence a um segmento específico dentro do metal. "O Angra é um grupo para um segmento, um tipo de música muito especial", afirmou. Mesmo depois de Vinheteiro ironizar o estilo como "boy band espadinha" e "cópia de Dream Theater", Rafael manteve a análise. "É para um grupo que curte, é bem específico mesmo. Não é um tipo de música que é superpopular, que vai ser para todo mundo gostar."
A conversa seguiu em clima de deboche. Vinheteiro disse que o pior do Angra não era a banda, mas os fãs. "O pior são os fãs do Angra", afirmou, antes de estender a crítica aos admiradores do Dream Theater. "Se o cara é fã do Dream Theater, tem uma camiseta do Dream Theater, ele é um idiota." Rafael, porém, evitou transformar a discussão em briga. Preferiu rir, relativizar as ofensas e enquadrar o Angra como uma banda de nicho, com público fiel e identidade própria.
Confira a entrevista abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de heavy metal com mais álbuns em primeiro lugar nos Estados Unidos
A música mais bonita do Radiohead de todos os tempos, segundo Thom Yorke
As três melhores músicas do Iron Maiden escritas por Steve Harris, segundo Nicko McBrain
Vaza suposto título do novo álbum solo de Bruce Dickinson, já finalizado pelo cantor
Bruce Dickinson se junta a Billie Joe Armstrong para cantar "All the Young Dudes"
King Diamond anuncia saída do guitarrista Andy La Rocque
Sem prévio aviso, Avenged Sevenfold disponibiliza novo EP "Statica"
O verso de "Metamorfose Ambulante" que guarda o maior segredo de Raul Seixas
5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
5 versões brasileiras que estragaram clássicos do rock
Bon Jovi encerra show antes da hora devido a problema de saúde de Jon
A bebedeira que virou um dos maiores clássicos do Deep Purple
David Gilmour revela quando percebeu que "não quero ser membro do Pink Floyd a vida toda"
O álbum do Metallica que Paulo Ricardo adora: "Obra-prima, canções maravilhosas"
Ganha força rumor sobre turnê conjunta de System of a Down e Faith No More

Edu Falaschi e o "chá revelação" ao saber que não era considerado branco fora do Brasil
Ricardo Confessori quebra senso comum e diz que clima no Angra no "Fireworks" era bom
A reação de Rafael Bittencourt ao saber que Baden Powell recusou a Casa Branca
Como é tocar com um ex-membro de Shaman e Angra, segundo Paulo Ricardo
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
A opinião de Luis Mariutti sobre a turnê de despedida do Sepultura
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
Afonso Nigro revela por que chamou Kiko Loureiro pro Dominó: "Preciso desse cara"
O clássico do Angra de Andre Matos que parece com faixa do "MI'RAJ", segundo Edu Falaschi
Cinco países com muita tradição no mundo do heavy metal


