As dez melhores bandas de heavy metal dos EUA, na opinião de Mateus Ribeiro
Por Mateus Ribeiro
Postado em 02 de maio de 2025
Poucos países no mundo têm uma herança tão rica no heavy metal quanto os Estados Unidos da América. De lá saíram alguns dos nomes mais emblemáticos e influentes da história da música pesada.
Ao longo das últimas cinco décadas, os EUA alimentaram a cena com bandas que vão do metal tradicional aos subgêneros mais extremos.Muitos desses grupos não apenas marcaram época, mas seguem relevantes e ativos até os dias atuais.
Melhores e Maiores - Mais Listas

Nesta matéria, destaco gigantes da porradaria sonora americana que nasceram no maior país da América do Norte e conquistaram palcos ao redor do mundo. Reserve alguns minutos e conheça a minha seleção das dez melhores bandas de heavy metal dos Estados Unidos.
Metallica
Na ativa desde o início dos anos 1980, o Metallica tem em sua "ficha profissional" álbuns que ajudaram a moldar o thrash metal e venderam milhões de cópias. Além disso, James Hetfield e seus camaradas arrastam multidões apaixonadas por onde passam.
Apesar de alguns deslizes ao longo da carreira, é inegável que seus cinco primeiros álbuns são indispensáveis. Vale ressaltar que a faixa-título de "Master of Puppets" (1986) e duas músicas de "Black Album" (1991) ultrapassaram 1 bilhão de reproduções no Spotify, o que mostra como os pioneiros do thrash continuam relevantes.

Megadeth
Outro titã do thrash metal, o Megadeth é liderado por um dos músicos mais talentosos (e temperamentais) do gênero. Trata-se do guitarrista, vocalista e compositor Dave Mustaine, que por sinal, integrou o Metallica entre 1981 e 1983.
O Megadeth tem no seu catálogo verdadeiros clássicos do metal, como "Peace Sells… But Who’s Buying?" (1986), "Rust in Peace" (1990) e "Countdown to Extinction" (1992). O quarteto segue firme e forte na ativa, e, no momento da edição desta nota, está trabalhando no álbum que sucede "The Sick, The Dying… and the Dead!" (2022).
Dream Theater
Fundado em 1985, o Dream Theater é o maior expoente do metal progressivo, estilo caracterizado por composições intrincadas. A banda ganhou destaque no início dos anos 1990 com o icônico sucesso "Pull Me Under", que marcou sua ascensão ao mainstream. Desde então, o grupo norte-americano segue sendo uma referência e lançando álbuns que mesclam genialidade técnica e musicalidade refinada.

Slayer
Brutal, veloz, violento e ríspido – esses são apenas alguns dos adjetivos que definem o som imbatível do Slayer. O grupo é responsável pelo caótico "Reign in Blood" (1986), um álbum de intensidade devastadora que poderia facilmente servir como trilha sonora para o apocalipse. E, honestamente, isso é mais do que suficiente para garantir seu lugar de destaque nesta lista.
Anthrax
Embora não tenha conseguido tanta popularidade quanto seus parceiros do Big Four do thrash metal (Metallica, Megadeth e Slayer), o Anthrax é um nome muito relevante. "Spreading the Disease" (1985) e "Among the Living" (1987) são excelentes trabalhos, que estão na mesma prateleira de outros marcos do estilo.

Pantera
Nos seus primeiros anos, o Pantera transitava entre o hard rock e o glam metal, mas foi em 1990, com o lançamento de "Cowboys from Hell", que a banda deu uma guinada decisiva. A partir daí, liderados pelos irmãos Dimebag Darrell (guitarrista) e Vinnie Paul (bateria), o quarteto se consolidou como uma potência do groove metal, moldando o som do gênero e deixando uma marca indelével na música pesada, influenciando inúmeras bandas nas décadas seguintes.
Machine Head
O Machine Head foi uma das bandas que redefiniu o metal nos anos 1990, com o lançamento explosivo de "Burn My Eyes" (1994), seu disco de estreia. Sob a liderança do guitarrista e vocalista Robb Flynn, o grupo se aventurou pelo nu metal, embora essa fase não tenha trazido os melhores resultados. Felizmente, desde "Through the Ashes of Empires" (2003), a banda voltou às suas raízes e, até hoje, continua a criar álbuns grandiosos que mesclam de maneira magistral peso e melodia.

Death
Pioneiro do death metal, o grupo criado pelo talentoso (e saudoso) guitarrista e vocalista Chuck Schuldiner mudou para sempre os rumos da música extrema. Através de clássicos do calibre de "Scream Bloody Gore" (1987), "Human" (1991) e "Symbolic" (1995), a banda provou que agressividade e técnica podem caminhar juntas.
Exodus
O Exodus é um nome muito importante para o desenvolvimento do thrash metal, principalmente por conta de seu primeiro álbum, o seminal "Bonded by Blood" (1985). O quinteto é responsável por outros álbuns interessantes, como "Fabulous Disaster" (1989), "Tempo of the Damned" (2004) e "Exhibit B: The Human Condition" (2010).

Trivium
Para fechar a lista, temos uma banda surgida no final da década de 1990. O Trivium faz um som rápido, bem estruturado e melódico, que mescla elementos de heavy metal, thrash metal e metalcore. Os magníficos "Ascendancy" (2005), "Shogun" (2008) e "What the Dead Men Say" (2020) mostram que a mistura deu certo.
Quer ouvir cinco músicas de cada banda da lista? É só acessar a playlist abaixo. Aumente o volume, aperte o play e seja feliz!

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps