A banda que inventou o heavy metal, na opinião de Ronnie James Dio
Por Mateus Ribeiro
Postado em 20 de maio de 2023
O lendário músico Ronnie James Dio é um dos maiores ícones do magnífico estilo que conhecemos como heavy metal. Dono de uma voz única, potente e muito afinada, Dio foi vocalista do ELF, do Rainbow, do Black Sabbath e da banda que leva o seu sobrenome artístico.
Dio - Mais Novidades
Ao longo de sua brilhante carreira, Dio passou pelo Brasil algumas vezes e em uma dessas oportunidades, mais precisamente em 1997, concedeu entrevista ao jornalista Gastão Moreira.
Na ocasião citada no parágrafo anterior, o vocalista bateu um longo papo com Gastão, que perguntou ao músico o que era heavy metal e o que era hard rock naquela época. Dio fez uma profunda análise sobre o tema e citou qual banda inventou o heavy metal.
"O heavy metal surgiu junto comigo, Rainbow era heavy metal e continua sendo. Mas quando você compara Rainbow e Metallica, são coisas diferentes. Black Sabbath deveria sempre ser o referencial do heavy metal. Na minha opinião, Black Sabbath inventou o heavy metal. Tony Iommi inventou o modo heavy metal de tocar guitarra (...).
Naquela época éramos mais musicais, pensávamos mais no arranjo e havia mais melodia. E pensávamos mais nos conteúdos das letras", disse Dio.
Na sequência, o vocalista afirmou que não gostaria que o Green Day (grupo citado anteriormente por Gastão) fosse considerado heavy metal e deu a sua definição do estilo.
"O heavy metal pra mim é um monstro avançando para uma cidade, com os pés gigantes e destruindo edifícios. Mas com habilidade musical, conteúdo, melodia e harmonia. Tudo isso é heavy metal.
Mas outras pessoas pensam de forma diferente. Os jovens de hoje cresceram de modo diferente e vêem o heavy metal de outro modo. E, talvez para eles, o Green Day seja heavy metal", finalizou o cantor e compositor.
A entrevista completa pode ser conferida no player abaixo, por volta de 3 minutos e 30 segundos.
Ronnie James Dio gravou grandes clássicos do heavy metal, como "Rising", "Heaven And Hell", "Mob Rules", "Holy Diver", "The Last In Line" e "Sacred Heart". O icônico vocalista faleceu em 16 de maio de 2010, aos 67 anos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Korzus anuncia nova formação, com Jéssica Falchi e Jean Patton nas guitarras
Jéssica Falchi sobre entrar no Korzus: "Existe abismo de diferença entre ser vista e respeitada"
Guns N' Roses - Resenha do show em Porto Alegre
Wolfgang Van Halen toca cover de Rick Astley, seguidores chiam e ele responde com categoria
Bo Lueders, guitarrista e membro fundador do Harm's Way, morre aos 39 anos
Alissa White-Gluz fala sobre "Black Widow's Web" do Angra e reação ao conhecer Sandy
Yes suspende atividades e Steve Howe passará por cirurgia de emergência
O disco que define o metal, na opinião de Amy Lee, vocalista do Evanescence
A opinião de Regis Tadeu sobre polêmica do Arch Enemy e Kiko Loureiro: "Virou paranoia"
O melhor álbum de metal de todos os tempos, segundo Gary Holt do Exodus
Exausto das brigas, guitarrista não vê a hora de o Journey acabar de vez
Jéssica Falchi comenta sua entrada no Korzus; "É muito especial contribuir nesta nova fase"
A música do Metallica que lembra King Crimson, segundo David Ellefson
Daniel Erlandsson diz que retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy não daria certo
David Ellefson diz que "Master of Puppets" foi o primeiro disco de metal progressivo

Heavy Metal: O que é, como surgiu e quais as principais bandas?
Wanessa Camargo prefere Black Sabbath com Dio, mas Zezé Di Camargo prefere com o Ozzy
O vocalista que Paul Gilbert tentou recriar na guitarra; "não conseguia cantar como ele"
As músicas de "Holy Diver" que Ronnie James Dio havia escrito para o Black Sabbath
O cantor que Jack Black chamou de "Pavarotti do heavy metal"
O guitarrista subestimado do Dio, segundo o baixista Jeff Pilson
Mascotes do Metal: os dez maiores segundo The Gauntlet


