Cinco grandes hits que ajudaram o Metallica a se tornar um gigante da música
Por Mateus Ribeiro
Postado em 05 de maio de 2023
O Metallica foi fundado no início dos anos 1980 por dois rapazes cheios de sonhos chamados James Hetfield e Lars Ulrich. O primeiro era um jovem californiano que tocava guitarra e cantava, enquanto o segundo era um tenista dinamarquês que decidiu trocar as raquetes pelas baquetas.
Em seu início de carreira, o Metallica tocava thrash metal, um estilo caracterizado por composições rápidas e pesadas, que por sua vez, apresentavam letras agressivas sobre temas delicados, como morte, suicídio, violência e guerra. Com o passar dos anos, o Metallica foi deixando seu som mais lenta, leve e acessível, como pode ser ouvido no disco que leva o nome da banda, lançado em 1991.
As mudanças adotadas pelo Metallica afetaram o perfil dos fãs do grupo: a ala mais radical virou as costas, enquanto fãs de outros estilos musicais passaram a se interessar pelo trabalho feito por James, Lars e seus companheiros. No final das contas, o Metallica vendeu milhões de discos, fez shows em todos os continentes do Planeta Terra e se firmou como um dos maiores fenômenos de popularidade do metal.
O caminho do Metallica rumo ao estrelato passa por canções pontuais, como pode ser conferido na lista a seguir, elaborada pelo redator Mateus Ribeiro. Aperte o play e confira cinco grandes hits que ajudaram o Metallica a se tornar um gigante da música.
"Master Of Puppets"
Lançado em 3 de março de 1986, "Master Of Puppets" é um dos maiores clássicos da história do heavy metal e a sua música mais conhecida é a faixa-título. Pesada, marcante, melódica e rápida, "Master Of Puppets" é uma aula de metal ao longo de seus 8 minutos e meio de duração.
A letra da música fala sobre manipulação, mais especificamente, como as drogas controlam e modificam a mente do ser humano.
Recentemente, "Master Of Puppets" apareceu em uma das cenas mais icônicas da série "Stranger Things" e virou mania entre jovens que não conheciam a celebrada obra-prima do Metallica.
"One"
O ano era 1988 e o Metallica já havia lançado quatro discos de estúdio, porém, o grupo não tinha um clipe. O "tabu" foi quebrado com "One", faixa de "...And Justice For All", quarto álbum da banda.
É claro que o fato de "One" ter um vídeo oficial ajudou o Metallica a se popularizar, porém, de nada adiantaria o clipe se a trilha sonora não fosse boa. E "One" é uma das músicas mais pesadas e emotivas da carreira da banda.
Baseada no romance "Johnny Got His Gun", "One" conta a triste história de um soldado que perde todos os seus membros e sentidos na Primeira Guerra Mundial. Apesar de todos os ferimentos, o soldado continua consciente em uma cama de hospital, o que transforma sua vida em um verdadeiro inferno.
"Enter Sandman"
Escrita por James Hetfield, Kirk Hammett e Lars Ulrich, "Enter Sandman" é a faixa que abre "Metallica" (também conhecido como "Black Album") e uma das músicas mais empolgantes da trajetória do grupo. O riff inicial, o inesquecível refrão e o solo de "Enter Sandman" são capazes de fazer até o mais xaropes dos headbangers bater cabeça e cantar junto.
"Enter Sandman" é a música do Metallica que mais foi tocada no Spotify, com mais de 1 bilhão de reproduções.
"The Unforgiven"
Épica, tocante e melancólica, "The Unforgiven" aparecia com frequência em estações de rádio na década de 1990. Aliás, este redator que vos escreve começou a se apaixonar pelo heavy metal enquanto ouvia rádio em uma tarde de domingo e se deparou com essa balada pesada.
"The Unforgiven" fala sobre a luta de uma pessoa que tem uma vida amarga e agrada mais aos outros do que a si mesmo. O sucesso da música foi tão grande que a segunda e a terceira partes foram lançadas.
"Nothing Else Matters"
Para finalizar a lista, a magnífica balada romântica escrita por James Hetfield. "Nothing Else Matters" é uma composição muito bonita e sentimental, que mexe com os sentimentos de qualquer pessoa que tenha coração.
Apesar de ser um dos maiores sucessos do Metallica, "Nothing Else Matters" é uma música que James não queria lançar. Felizmente, o frontman mudou de ideia e nos presenteou com essa belíssima declaração de amor.
Para ouvir as músicas via Spotify, acesse a playlist abaixo. Não esqueça de começar a nos seguir por lá. Valeu!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps