Metallica em "Stranger Things" deixa fãs preocupados com a "popularização" da banda
Por Bruce William
Postado em 02 de julho de 2022
Como todos já sabemos, o último episódio da quarta temporada de "Stranger Things", exibido no dia 1º de julho, mostrou o personagem Eddie Munson, interpretado pelo ator Joseph Quinn, tocando a clássica "Master of Puppets" do Metallica, em uma cena que virou épica e "viralizou" na internet.
Muitos fãs simplesmente adoraram, mas esta exposição do Metallica aparentemente trouxe um pouco de receio para outros, que ficaram preocupados que a banda passasse a ser idolatrada por uma galera "que não tem nada a ver", e com isto houve alguns indícios que estaria havendo um certo "gatekeeping", que se trata de um movimento de pessoas tentando "fechar as porteiras" para quem não é "um verdadeiro fã", como podemos ver em comentários feitos por internautas em fóruns dedicados à banda:
Um deles postou: "Chamando todos os fãs do Metallica. Se alguém chegar pra vocês e perguntar 'vocês conhecem a música Master of Puppets do Stranger Things?' O que vocês fariam?"
Alguém respondeu "Eu responderia: 'Oh, você ouviu Master of Puppets do Stranger Things? Então me diga o nome de cada música do Master of Puppets". Já outro disse: "Sim, claro que conheço, mas você sabe me dizer o nome de todos os membros do Metallica (do passado e presente) e todos os seus álbuns em ordem?"
Outro relatou: "Meu filho de 14 anos ama Stranger Things e ontem ele chegou pra mim e disse 'Pai, você conhece uma música chamada Master of Puppets?' Eu respondi que sim e mostrei os vários pôsters que tenho do Metallica - ele não é ligado em música pesada, mas claro, vamos deixar que a cultura pop leve os garotos pras 'coisas boas'".
"Provavelmente os fãs old school não tem a mínima ideia do que é Stranger Things. E estamos fartos de ouvir falar disso", comentou alguém.
E houve até quem tenha sido mais direto: "Não sei que porra significa 'gatekeeper'. E não sei nada sobre Stranger Things pois não assisto muita TV. Na real, que se foda esta coisa de Stranger Things, cansado de ouvir falar nisso. Prefiro ouvir o Metallica da maneira correta, que é ao vivo nos shows, junto com outros fãs do Metallica".
Outro relato foi mais apaziguador: "Metalheads podem ser bastante... seletivos quanto à sua música, e quando o Metal sai do círculo de iniciados, alguns deles ficam irritados por ver o gênero chegando ao mainstream. Porque você acha que tantos fãs não gostam do 'Black Album', 'Load' e 'ReLoad'? Esses álbuns foram muito tocados nas rádios comerciais quando foram lançados e, claro, isso significa que o Metallica se vendeu".
Por outro lado, alguns defenderam a exposição: "Eu ouvi o Metallica pela primeira vez através do Guitar Hero 3 e hoje é minha banda favorita de sempre. Se alguém tentar me ofender por causa disso, que vá se ferrar", disse um deles. "A primeira vez que ouvi Metallica foi por volta de 2005 e na porra do anime music video do DragonballZ na internet. São minha banda favorita desde então", disse outro. "Se alguém conhecer o Metallica pelo Stranger Things isto é fantástico. Você não precisa ser merecedor sob os olhos dos idiotas que fazem gatekeeper pra tocar MoP onde e do jeito que você quiser", comentou mais um.
Teve também, claro, a galera que tirou sarro da situação:
"Se você conheceu o Metallica antes do Stranger Things, bem, isto também aconteceu com o resto da população".
"Fãs do Metallica reclamando pelo Stranger Things como se o Metallica não fosse uma das bandas mais populares que existem".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Classic Rock ranqueia discografia dos Rolling Stones do pior ao melhor álbum
Scorpions suspende atividades de 2026 devido a "circunstâncias imprevistas"
A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
70000Tons of Metal anuncia abertura das vendas ao público e primeiras 30 atrações da edição de
Iron Maiden anuncia box-set com os 9 primeiros discos em LPs coloridos
Sepultura fará show sem "Roots", "Arise" e "Ratamahatta" no Rock in Rio
Roger revela as duplas sertanejas que recusaram gravar com o Ultraje a Rigor
João Nogueira (Mastodon): "Não acho o Metallica mais legal que o Iron Maiden"
Accept lança versão de "Losers and Winners" com Hansi Kürsch (Blind Guardian) nos vocais
Assista trailer de "No One's Disciple", documentário sobre vida e obra de Neil Peart (Rush)
Cabo Wabo, bar de Sammy Hagar, é atingido por tempestade tropical
O que Scott Ian, do Anthrax, pensa sobre o fim do Sepultura
Ouça "Can't Get Away", música inédita de Phil Lynott (Thin Lizzy)
O álbum do Angra que Edu Falaschi menos ouve, segundo o próprio
A música de 1965 que fundou o som do rock clássico, segundo Jimmy Page

A banda de metal com quem Ian Anderson toparia tocar sem cobrar um centavo
O álbum de heavy metal que se tornou um dos discos mais vendidos de todos os tempos
Kirk Hammett relembra seu "horripilante" primeiro dia como guitarrista do Metallica
O clássico absoluto do Metallica que fez a cabeça de Rob Halford
A música que James Hetfield escolheria para entrar em cena antes de qualquer outra
O segredo revelado por Ronnie James Dio que deixou James Hetfield irritado
O maior cantor de rock de todos os tempos, segundo James Hetfield do Metallica
Metal Hammer lista discos achincalhados que merecem uma segunda chance
Qual a mensagem central da expressão "Master of Puppets", megahit do Metallica de 1986


