Metallica em "Stranger Things" deixa fãs preocupados com a "popularização" da banda
Por Bruce William
Postado em 02 de julho de 2022
Como todos já sabemos, o último episódio da quarta temporada de "Stranger Things", exibido no dia 1º de julho, mostrou o personagem Eddie Munson, interpretado pelo ator Joseph Quinn, tocando a clássica "Master of Puppets" do Metallica, em uma cena que virou épica e "viralizou" na internet.
Muitos fãs simplesmente adoraram, mas esta exposição do Metallica aparentemente trouxe um pouco de receio para outros, que ficaram preocupados que a banda passasse a ser idolatrada por uma galera "que não tem nada a ver", e com isto houve alguns indícios que estaria havendo um certo "gatekeeping", que se trata de um movimento de pessoas tentando "fechar as porteiras" para quem não é "um verdadeiro fã", como podemos ver em comentários feitos por internautas em fóruns dedicados à banda:
Um deles postou: "Chamando todos os fãs do Metallica. Se alguém chegar pra vocês e perguntar 'vocês conhecem a música Master of Puppets do Stranger Things?' O que vocês fariam?"
Alguém respondeu "Eu responderia: 'Oh, você ouviu Master of Puppets do Stranger Things? Então me diga o nome de cada música do Master of Puppets". Já outro disse: "Sim, claro que conheço, mas você sabe me dizer o nome de todos os membros do Metallica (do passado e presente) e todos os seus álbuns em ordem?"
Outro relatou: "Meu filho de 14 anos ama Stranger Things e ontem ele chegou pra mim e disse 'Pai, você conhece uma música chamada Master of Puppets?' Eu respondi que sim e mostrei os vários pôsters que tenho do Metallica - ele não é ligado em música pesada, mas claro, vamos deixar que a cultura pop leve os garotos pras 'coisas boas'".
"Provavelmente os fãs old school não tem a mínima ideia do que é Stranger Things. E estamos fartos de ouvir falar disso", comentou alguém.
E houve até quem tenha sido mais direto: "Não sei que porra significa 'gatekeeper'. E não sei nada sobre Stranger Things pois não assisto muita TV. Na real, que se foda esta coisa de Stranger Things, cansado de ouvir falar nisso. Prefiro ouvir o Metallica da maneira correta, que é ao vivo nos shows, junto com outros fãs do Metallica".
Outro relato foi mais apaziguador: "Metalheads podem ser bastante... seletivos quanto à sua música, e quando o Metal sai do círculo de iniciados, alguns deles ficam irritados por ver o gênero chegando ao mainstream. Porque você acha que tantos fãs não gostam do 'Black Album', 'Load' e 'ReLoad'? Esses álbuns foram muito tocados nas rádios comerciais quando foram lançados e, claro, isso significa que o Metallica se vendeu".
Por outro lado, alguns defenderam a exposição: "Eu ouvi o Metallica pela primeira vez através do Guitar Hero 3 e hoje é minha banda favorita de sempre. Se alguém tentar me ofender por causa disso, que vá se ferrar", disse um deles. "A primeira vez que ouvi Metallica foi por volta de 2005 e na porra do anime music video do DragonballZ na internet. São minha banda favorita desde então", disse outro. "Se alguém conhecer o Metallica pelo Stranger Things isto é fantástico. Você não precisa ser merecedor sob os olhos dos idiotas que fazem gatekeeper pra tocar MoP onde e do jeito que você quiser", comentou mais um.
Teve também, claro, a galera que tirou sarro da situação:
"Se você conheceu o Metallica antes do Stranger Things, bem, isto também aconteceu com o resto da população".
"Fãs do Metallica reclamando pelo Stranger Things como se o Metallica não fosse uma das bandas mais populares que existem".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Não somos um cover, somos a banda real", diz guitarrista do Lynyrd Skynyrd
A música do Metallica que foi inspirada em "Run to the Hills" (e virou um "patinho feio")
Cinco versões "diferentonas" gravadas por bandas de heavy metal
Type O Negative ainda não conseguiu convencer tecladista a voltar
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Rob Halford revela por que deixou o Judas Priest após "Painkiller"
O único membro do "Angraverso" que tem uma boa gestão de imagem e carreira
Alissa White-Gluz fala sobre "Black Widow's Web" do Angra e reação ao conhecer Sandy
Os artistas que passaram toda carreira sem fazer um único show, segundo Regis Tadeu
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
Metallica recebeu pedido inusitado ao abrir show dos Rolling Stones, relembra Lars Ulrich
O guitarrista que entrou no lugar de Eric Clapton e não tremeu; "ele era superior aos outros"
O melhor álbum de metal de todos os tempos, segundo Gary Holt do Exodus
Essa música do Lynyrd Skynyrd é uma das mais polêmicas da história
A regra não escrita que o Iron Maiden impõe nos solos de guitarra, segundo Adrian Smith

25 hits do rock lançados nos anos 90 que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Kirk Hammett sentiu culpa e remorso por deixar o Exodus e ir para o Metallica
A música apocalíptica do Metallica lançada há mais de 40 anos que ainda faz sentido
Frontman do Corrosion of Conformity, Pepper Keenan lembra teste para baixista do Metallica
Por que em "Ride the Lightning" o Metallica deu um grande salto em relação a "Kill 'Em All"
A controvertida estratégia militar que gerou um violento hino punk e reapareceu no Metallica
O disco do Metallica que, para Cristina Scabbia, não deveria existir
Alissa White-Gluz cita Metallica e Chris Cornell entre os cinco álbuns que mais a impactaram
A sensata estratégia de James Hetfield para não deixar fama subir à cabeça
Keith Richards: Metallica e Black Sabbath são "grandes piadas"


