Cinco músicas do Metallica que passam longe do thrash metal
Por Mateus Ribeiro
Postado em 22 de julho de 2022
No início da década de 1980, o universo da música foi tomado de assalto por um estilo inovador e agressivo, guiado por guitarras cortantes e batidas extremamente rápidas (para a época). Nascia ali o thrash metal, uma das ramificações mais prolíficas e duradouras do metal.
O thrash consagrou inúmeras bandas estadunidenses, com destaque para o Metallica. O grupo liderado por James Hetfield e Lars Ulrich se firmou como um dos principais expoentes do estilo com seus três primeiros álbuns, os clássicos "Kill 'Em All" (1983), "Ride The Lightning" (1984) e "Master Of Puppets" (1986). Porém, a partir de 1991, o quarteto mudou a sua sonoridade e começou a trilhar outros caminhos musicais.
A história do Metallica mudou para sempre com o lançamento do quinto trabalho de estúdio, que leva o nome da banda e é conhecido como "Black Album", por sua capa toda preta. O disco vendeu milhões de cópias e o grupo definitivamente saiu da bolha do metal e se tornou popular entre apreciadores de outras vertentes musicais.
Desde então, o som executado pela veterana banda nunca mais foi o mesmo, como você pode sacar na lista a seguir. Confira cinco músicas do Metallica que passam longe do thrash metal.
"Nothing Else Matters"
Thrash metal e músicas românticas não formam uma combinação muito usual. Seja lá como for, "Nothing Else Matters" é uma bela canção sentimental, que James Hetfield não queria lançar, pois achava que era uma composição "vulnerável" e "arriscada".
"Mama Said"
Lançada em 1996, a faixa do controverso "Load" é uma balada country, que fala sobre alguém tentando se reencontrar após a morte da mãe. A letra fala da luta vivida por James para superar a perda de sua mãe Cynthia, que faleceu quando o frontman tinha 16 anos.
"The Unforgiven II"
A segunda parte da clássica "The Unforgiven" é uma balada melancólica e muito profunda. Apesar de ser uma música "pesada" (para os padrões do que o Metallica fazia na época), "The Unforgiven" está MUITO mais para um hit radiofônico noventista do que para uma canção thrash metal.
"Low Man's Lyric"
Aqui, temos uma composição muito diferente de tudo o que o Metallica havia escrito até então. A décima faixa de "Reload" soa como uma balada deprê escrita por alguma banda de country.
"St. Anger"
Para encerrar a lista, a faixa-título do disco mais decepcionante de toda a carreira do Metallica. Com "St. Anger", o grupo decidiu tocar nu metal. A investida resultou em um álbum tão legal quanto tomar chuva antes do primeiro dia de trabalho.
Para ouvir as músicas via Spotify, acesse a playlist abaixo. Não se esqueça de nos seguir por lá!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps