Matérias Mais Lidas

imagemO álbum que chocou colégio de freiras de Rafael Bittencourt e foi "libertador"

imagemHá 20 anos, Frejat explicava como Raimundos não se dobrava perante gravadora

imagemRegis Tadeu coloca o dedo na ferida e aponta o grande erro do rock nacional dos anos oitenta

imagemAxl Rose faz piada de gosto duvidoso sobre incidente com microfone

imagemA música do Queen que Brian May pensou que era uma brincadeira

imagemDez bandas de rock e metal que gravaram versões para músicas de outros estilos

imagemEmpresária do Judas Priest conta como foi o encontro de K.K. Downing com ex-companheiros

imagemRaimundos: A surpreendente maneira como Digão conheceu Rodolfo, segundo o próprio

imagemB. B. King sobre John Lennon ter dito que queria tocar como ele

imagemA visionária melhor música do Genesis na opinião de Steve Hackett

imagemSlash falhou em seguir o conselho de Keith Richards, que mesmo assim foi lá e o apoiou

imagemOs curiosos dois significados da expressão "Eu quero ver o oco", segundo Digão

imagem"Nenhuma banda está a fim de ajudar a outra, isto é utopia", diz Regis Tadeu

imagemEric Clapton relembra como era ser chamado de Deus nos anos 60

imagem"Raimundos nunca quis ser manual de conduta para ninguém", diz Digão


Stamp
Summer Breeze

Dream Theater: 10 dos melhores covers tocados pela banda

Por Nando Freitas
Postado em 18 de junho de 2017

A banda estadunidense Dream Theater é mundialmente reconhecida por protagonizar o metal progressivo. Embora outros grupos, como Queensryche, tenham sido pioneiros do gênero no final da década de 1980, o lançamento do álbum "Images and Words", em 1992, levou-o a um outro patamar musical. Após a estreia desse clássico, o quinteto produziu, ao longo dos anos, outras obras de exímia qualidade que o firmaram no pedestal de ícones do progressivo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O que nem todos sabem, no entanto, é que o Dream Theater, durante toda a sua carreira, executou covers de diversos artistas: no catálogo, há desde músicas de bandas extremamente famosas, como Pink Floyd, Iron Maiden, Metallica, Rush, U2, até de outras menos conhecidas, como Zebra e Dixie Dregs. Apesar de a qualidade das execuções variar de acordo com os equipamentos de gravação utilizados e com a adaptação dos membros aos diferentes estilos reproduzidos, há covers que são tão bons ou até melhores do que as versões originais - e alguns deles estão listados abaixo.

Perfect Strangers (Deep Purple)

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Esta versão da música "Perfect Strangers", do Deep Purple, foi gravada pelo Dream Theater em 1995 na casa de shows "Ronnie Scott's Jazz Club" e pertence ao EP "A Change of Seasons". O que impressiona nesta canção é a personalidade da banda, que tornou esse clássico do Deep Purple mais versátil e agressivo, principalmente devido aos vocais de James LaBrie, ornamentados com screams e drives, e ao solo despojado de John Petrucci. A despeito do fato de que trechos da música foram regravados em estúdio em virtude de problemas na captação do som e da dificuldade de o cantor atingir as notas mais agudas da faixa por ter rompido suas pregas vocais apenas um mês antes da gravação, não se pode negar que o Dream Theater fez uma exímia homenagem.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Red Hill Mining Town (U2)

"Red Hill Mining Town", uma das mais belas canções do U2, nunca foi tocada ao vivo pela banda irlandesa em seu arranjo original, pois Bono não conseguia, mesmo em 1987, atingir suas notas mais agudas. Curiosamente, a única vez em que ela foi executada pelo Dream Theater foi em 1995, ano em que James LaBrie mais sofreu as consequências da intoxicação alimentar em Cuba que culminou na ruptura de suas pregas vocais. Entretanto, a versão da banda de metal progressivo é brilhante, pois os membros não tentaram copiar o estilo do U2, mas o adaptaram às suas características. Além da bela introdução no teclado de Derek Sherenian e do solo muito bem improvisado por John Petrucci, o grande destaque da música é LaBrie, que expressa autenticamente os sentimentos da música com seus vocais que alternaram entre a suavidade (incluindo um belíssimo falsete nos segundos finais) e a agressividade com feeling no refrão, evidenciada pelas notas agudas com drives.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Odyssey (Dixie Dregs)

"Odyssey" é uma das melhores músicas compostas pela banda de jazz fusion, rock intrumental e progressivo Dixie Dregs, pois consiste em uma mistura ousada de criatividade e técnica. Na releitura do Dream Theater, a beleza melódica de "Odyssey" mantém-se, mas há mais peso devido à tecnologia da gravação (há uma grande disparidade tecnológica entre 1978 - ano em que a versão original foi gravada - e 2009, quando o Dream Theater gravou a sua versão), à adaptação de John Petrucci, que interpreta os solos de Steve Morse de forma impressionante, e à bateria furiosa de Mike Portnoy.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O Holy Night (John Sullivan Dwight)

O Dream Theater já tocou "O Holy Night" em diversos momentos na carreira: há uma versão de estúdio que pertence ao CD "International Fan Club" de 1996 e outras tocadas ao vivo, majoritariamente durante o mês de dezembro em 1997 e 1998. Contudo, a mais famosa delas é acústica: em 1993, John Petrucci e James LaBrie criaram uma atmosfera mágica apenas com um violão e uma voz.

Aos engraçadinhos, recomendo assistirem à célebre montagem feita com esse vídeo, na qual James LaBrie participa de uma audição no American Idol:

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Stargazer (Rainbow)

Esta escolha talvez gere certa discórdia, pois pode levar a comparações entre Dio, reconhecido por muitos como a maior voz do metal, e James LaBrie, um dos vocalistas mais questionados do metal progressivo e que divide opiniões entre fãs. A despeito desse risco, o Dream Theater faz um excelente cover de "Stargazer", trazendo toda a agressividade da versão original - e o principal responsável por esse efeito é John Petrucci, que esbanja técnica em seu solo.

Goodbye Yellow Brick Road (Elton John)

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Elton John? Novamente, os musicistas do Dream Theater surpreendem ao demonstrarem as vastas influências que possuem. Quando "Goodbye Yellow Brick Road" foi tocada, as habilidades de James LaBrie foram postas à prova, pois trata-se de uma música que exige versatilidade e técnica para ser cantada - e apesar das supostas dificuldades, o vocalista demonstrou personalidade e foi fundamental para tornar esse cover digno de honrarias.

Tears (Rush)

Para aqueles que não apreciam o timbre de Geddy Lee, a versão de "Tears" do Dream Theater pode agradar muito, pois a voz melodiosa e emotiva de James LaBrie expressa todo o sentimento de tristeza que a música carrega. Indubitavelmente, um dos mais belos covers do grupo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Take Your Fingers From My Hair (Zebra)

Zebra é uma banda de hard rock e rock progressivo ativa principalmente durante a década de 1980 e que, por motivos inexplicáveis, nunca teve o devido reconhecimento que merece. Entretanto, apesar do desconhecimento do público, o Dream Theater foi influenciado por ela e o cover de "Take Your Fingers From My Hair", uma das faixas mais progressivas da banda, foi um reconhecimento da importância de Zebra para a música. Cover que, aliás, traria orgulho aos membros da banda de hard rock: os vocais graves de James LaBrie na introdução, assim como a dobradinha de teclado e guitarra no fim da faixa, conferem-na um tom épico e os solos de John Petrucci são assustadoramente bons e difíceis. Uma grandiosa homenagem!

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Since I've Been Loving You (Led Zeppelin)

Tocar "Since I've Been Loving You" é para poucos. O solo de Jimmy Page, concebido quase como uma criança recém-nascida, é um dos melhores da história do rock. Os vocais de Robert Plant, extremamente expressivos e característicos, tornaram a faixa quase irreproduzível por outros vocalistas - muitas tentativas foram frustradas ou insatisfatórias. E, mesmo assim, os membros do Dream Theater aventuraram-se a tocá-la algumas vezes ao vivo.

Na melhor versão, de 1998, a banda demonstra uma intensa sintonia e vontade de homenagear o Led Zeppelin. John Petrucci toca cada nota com emoção e James LaBrie é um show à parte: ele canta buscando transmitir todo o sentimento da música e atinge notas absurdamente altas, levando o público aos aplausos. Todavia, é plenamente aceitável que haja discordâncias em relação a essa opinião, já que, como dito anteriormente, "Since I've Been Loving You" é para um grupo seleto.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Bad (U2)

Nesta releitura, James LaBrie novamente mostra que tem uma capacidade inata para cantar as músicas do U2. John Petrucci e Derek Sherenian criam uma bela atmosfera melódica e harmônica e o cantor projeta belamente sua mélea voz, apesar de apresentar evidentes dificuldades para alcançar as notas mais agudas do refrão.

Bônus: The Dark Side of the Moon (Pink Floyd)

A única forma de compreender o fascínio dessa apresentação é assisti-la. Ao tocar "The Dark Side of the Moon" na íntegra, o Dream Theater prestou um dos maiores tributos já realizados ao Pink Floyd.

Aos interessados, há uma compilação no YouTube que possui praticamente todos os covers já executados pelo quinteto, que pode ser acessada pelo link abaixo.

Comente: Qual cover você gostaria de ver com o Dream Theater?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Siga Whiplash.Net: Facebook | Instagram | Twitter | YouTube

Receba as novidades do Whiplash.Net por WhatsApp


Lift Detox
Stamp


publicidadeAdemir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | André Silva Eleutério | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Euber Fagherazzi | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Henrique Haag Ribacki | José Patrick de Souza | Julian H. D. Rodrigues | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Cinco discos de heavy metal para ouvir sem pular nenhuma faixa

Mike Portnoy comenta o impacto que Keith Moon teve sobre ele aos 10 anos

Dream Theater: James LaBrie fica feliz por músicas malucas ainda serem aceitas

"Eu avisei..." diz Regis Tadeu ao replicar post de Mike Portnoy

Megadeth, Ozzy Osbourne e Ghost são indicados ao Grammy

Dez músicas para apresentar sua banda favorita para quem não manja de metal

Dream Theater lança álbum ao vivo gravado em 1996; ouça aqui

James LaBrie diz que "Machine Head" é o maior álbum de metal de todos os tempos

Cinco separações entre bandas e músicos que foram muito marcantes

Rock e Futebol: e se as seleções da Copa do Mundo fossem bandas?

Maratona: músicas com mais de 10 minutos (e nenhuma é do Dream Theater)

Dia de Finados: 10 músicas para relembrar pessoas queridas que se foram

Dez músicas gravadas por bandas de rock e heavy metal que tocam no fundo da alma

Mike Portnoy celebra aniversário do álbum que "revigorou" o Dream Theater

"Metropolis Pt. 2", o álbum que recolocou o Dream Theater nos trilhos

Dream Theater: por que eles não perderam só um baterista com a saída de Mike Portnoy

Dream Theater: os piores momentos da banda foram nos anos 90, diz Portnoy

Dream Theater: fãs queriam Pull Me Under fora dos shows, crê James LaBrie

Punk Rock: os 25 melhores discos segundo o site IGN

Black Metal: cinco bandas do lado depressivo do satanismo