Resenha - Na Estrada com os Ramones - Monte A. Melnick
Por Mário Orestes Silva
Postado em 27 de março de 2015
Nem todos sabem que um dos pilares mais consistentes do sucesso mundial dos Ramones vem do trabalho, da dedicação e da competência de Monte A. Melnick que atuou com o grupo por todo o tempo em que ele esteve em atividade, gerenciou turnês, refinou produção de apresentações, profissionalizou o sistema que manteve a banda funcionando, dirigiu vans, controlou a loucura dos membros e muito mais. No livro "Na Estrada com os Ramones", escrito em parceria com Frank Meyer, Monte faz uma junção de relatos diversos que apenas confirmam sua importância para este sucesso, com bom humor, sinceridade e algumas surpresas.
Dentre as surpresas, há o registro de todos os 2263 shows, cartazes, credenciais, contratos, mapa de palco, check lists e muitas, mas muitas fotos raras. Certamente que o close no rosto de Joey sem óculos chama atenção de qualquer leitor. Outros destaques vão pra fotos de bastidores, de aniversários, de bebedeiras e todas as formações, incluindo uma com o baterista Clem Burke, que adotou o pseudônimo de Elvis Ramone e só tocou em três shows com a banda.
As constantes brincadeiras e trotes chegam até a preocupar Melnick que tem a eterna missão de manter todos "na linha", seja lembrando Joey do horário de seus remédios diários, controlando os excessos de drogas de Dee Dee ou impedindo que os demais façam Marky comer insetos, ele estava sempre tomando conta de tudo e de todos. As vezes chega a ser impressionante a paciência de Monte que manteve-se serena frente a tantas loucuras existentes no decorrer de anos. Não é fácil conviver com pessoas problemáticas e com egos divergentes por mais de duas décadas. Realmente ele foi um profissional, quase que budista, por este feito que pode ser considerado como conquista.
Nos depoimentos, além dos membros, há de contratados da equipe técnica, namoradas, médicos, amigos, jornalistas, produtores, familiares e músicos diversos como Joan Jett, Dick Manitoba, David Lee Roth, Sylvain Sylvain e outros mais.
Indicado não só para fãs dos Ramones e apreciadores de rock em geral, mas "Na Estrada com os Ramones" é ótimo para quem tem interesse em saber como exatamente um manager deve atuar frente a uma banda em ascensão, mesmo se esta possuir membros disfuncionais e junkies.
Tradução de Alexandre Saldanha; Editora Edições Ideal; São Bernardo do Campo; 2013; 264 páginas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
O álbum de heavy metal que se tornou um dos discos mais vendidos de todos os tempos
As duas músicas do Angra que Edu Falaschi não topou cantar, segundo o próprio
Assista trailer de "No One's Disciple", documentário sobre vida e obra de Neil Peart (Rush)
Kirk Hammett relembra seu "horripilante" primeiro dia como guitarrista do Metallica
Angra não tem planos para criar músicas novas no momento, afirma Rafael Bittencourt
Roger revela as duplas sertanejas que recusaram gravar com o Ultraje a Rigor
Bill Hudson diz que o U.D.O. apagou tudo o que ele gravou para "Steelfactory"
A melhor banda do show de despedida do Black Sabbath, segundo João Nogueira
Bob Daisley esclarece rumores sobre saída de Randy Rhoads da banda de Ozzy
Alex Van Halen é condecorado Cavaleiro da Ordem do Leão
O grande problema de "Evidências" do Chitãozinho & Xororó, segundo Paulo Miklos
As únicas 11 músicas do Dream Theater que são boas, segundo Regis Tadeu
Joe Satriani e Steve Vai anunciam "The Sea of Emotion", primeiro álbum do SatchVai
Scott Ian afirma que Anthrax se apresentará no Brasil em 2027

Assista o primeiro show da Cretin Family (Ramones, Green Day, Rancid e Blink-182)
Gigantes do rock: 10 rockstars que beiram os 2 metros de altura
O dia em que músicos do Red Hot Chili Peppers entraram nus no show dos Ramones
12 álbuns gravados em menos de uma semana que mudaram o mundo do rock
O membro dos Ramones que comia baratas e formigas por dinheiro: "Era divertido!"
A música do Pearl Jam que Eddie Vedder escreveu após perder Johnny Ramone
Membro dos Ramones (quase) teve um caso com a atriz Julia Roberts, segundo livro
Marky Ramone já tomou esporro de Johnny Ramone por falar demais
O hábito nojento que virou demonstração de respeito nos shows punk dos anos setenta
Eu Sou Ozzy - A Autobiografia de Ozzy Osbourne
Dark Side of the Moon: os Bastidores da obra-prima


