Angra: banda daria azar ao Brasil em Copas do Mundo?
Por Saulo Castilho
Postado em 21 de novembro de 2016
Recentemente, Mick Jagger ficou conhecido como o maior pé-frio do futebol mundial. Sempre que o vocalista era visto em um estádio de futebol manifestando sua torcida a favor de alguma equipe, esta acabava derrotada em campo, mesmo quando era a grande favorita. E se nós tivermos também nossa versão brasileira de personificação artística do azar futebolístico? Seria a banda Angra culpada pelo fracasso da seleção brasileira de futebol nas últimas Copas do Mundo?
Vez por outra nos deparamos com estudos que parecem não fazer o menor sentido. Devido à infinidade de dados estatísticos que são coletados hoje em dia, não fica difícil encontrar temas que aparentam não ter conexão lógica alguma, mas que possuem alto grau de correlação estatística, tanto que até mesmo um livro sobre o assunto já foi lançado. "Spurious Correlations" (correlações espúrias) é um livro em inglês que demonstra através de gráficos o alto grau de correlação entre assuntos completamente não-relacionados como, por exemplo, o número de pessoas que se afogam em piscinas com o número de filmes em que Nicolas Cage aparece, ou o consumo de margarina por pessoa com a taxa de divórcios no estado americano do Maine.
Vamos agora analisar a relação entre os lançamentos oficiais de álbuns de estúdio da banda Angra com o desempenho da seleção brasileira de futebol nas últimas seis Copas do Mundo. Segundo sua biografia oficial, o conjunto brasileiro foi formado em 1991, portanto este será nosso ponto inicial. Em 1993, a banda lançou oficialmente seu primeiro álbum de estúdio, Angel’s Cry. No ano seguinte, nenhum álbum foi lançado e o Brasil saiu de uma fila de 24 anos sem títulos ao conquistar o tetracampeonato nos EUA. A Copa do Mundo seguinte foi na França em 1998, ano em que o Angra lançou o álbum Fireworks. Nesta Copa, a seleção brasileira terminou sendo humilhada pelos donos da casa na final por 3 a 0, que na época era a pior derrota da seleção brasileira na história da competição (calma, logo chegaremos no 7 a 1).
Em 2001, um reformulado Angra lança o álbum Rebirth para celebrar seu ressurgimento. Assim como uma reformulada e desacreditada seleção brasileira calou os críticos conquistando o penta, porém, não no mesmo ano, e sim no ano seguinte, no qual não havia nenhum álbum novo do Angra. O ano de 2004 foi o do lançamento do Temple of Shadows, porém #NãoTeveCopa.
Daí para frente, começa uma sequência que parece até proposital. Os três álbuns seguintes da banda foram lançados de 4 em 4 anos, coincidindo com as Copas do Mundo: Aurora Consurgens em 2006, Aqua em 2010 e Secret Garden em 2014. E adivinhem? Três álbuns do Angra, três derrotas traumáticas da seleção brasileira, culminando com… isso mesmo, o 7 a 1!
Resumindo, desde o surgimento do Angra, em todos os anos de Copa do Mundo nos quais eles lançaram álbuns completos de estúdio, o Brasil perdeu, e nos anos de Copa nos quais não houve tais lançamentos, a seleção brasileira foi campeã. Correlação espúria, coincidência, superstição ou "coisa do Capiroto", por via das dúvidas é melhor alguém avisar ao Rafael que se um novo álbum estiver nos planos dele para 2018, é provável que o hexa ainda demore muitos anos. E se você tiver uma piscina em casa, também sugiro tentar convencer o Nicolas Cage a se aposentar.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rush anuncia mais um show em São Paulo para janeiro de 2027
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Spiderweb - supergrupo de prog com membros do Genesis, Europe e Angra lança single beneficente
O "Big Four" das bandas de rock dos anos 1980, segundo a Loudwire
O álbum clássico do Scorpions cuja capa impactou Max Cavalera
O clássico do Metallica que James Hetfield considera "fraco": "Um enorme sinal de fraqueza"
Bootleg lendário do Pink Floyd gravado por Mike Millard será lançado oficialmente em CD no RSD
As cinco piores músicas do Slayer, segundo o Loudwire
O guitarrista que moldou o timbre do Metallica, segundo James Hetfield
Iggor Cavalera revela o tipo de som que faz sua cabeça atualmente
Regis Tadeu volta a falar sobre Dave Murray: "Se eu contasse a história com detalhes..."
O dia que Mano Brown questionou o Shaman: "Legal, mas o que vocês reivindicam?"
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
As cinco piores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
O maior guitarrista do grunge de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell do Alice in Chains



Felipe Andreoli sobre Angra: "Eu teria colocado o Alírio Netto 13 anos atrás"
O pior solo de guitarra do Angra de todos os tempos, segundo Rafael Bittencourt
Angra celebrará 30 anos de "Holy Land" na França; Kiko Loureiro participará do show
Angra fará show especial em São Paulo no dia 29 de abril; Rebirth será tocado na íntegra
Edu Falaschi revela como surgiu convite para reunião com o Angra no Bangers Open Air
Playlist - 50 músicas que provavelmente serão tocadas no Bangers Open Air 2026
Namore um cara que goste de Metal
No alto do castelo há uma linda princesa...


