Tirinhas do Grilo: Avantasia
Por Bruno Grilo Dias
Fonte: Blog Rock Trucker
Postado em 01 de outubro de 2010
AVANTASIA é um projeto de heavy metal/power metal criado por Tobias Sammet, vocalista e líder da banda alemã EDGUY. A ideia surgiu durante uma turnê em 1999, quando Tobias se inspirou e escreveu uma história épica, passada em um período entre as idades medieval e moderna, sobre um mundo paralelo que somente as almas têm acesso. Esse mundo se chama Avantasia, que é a junção das palavras "Avalon" (a lendária ilha encantada das histórias do rei Arthur) e "fantasia". Uma grande influência do escritor J.R.R. Tolkien pode ser notada, já que nos primeiros discos ("The Metal Opera" partes 1 e 2) existem personagens como elfos, anões, druidas e outros seres semelhantes aos da Terra-Média de "O Silmarillion".
Michael Kiske, o lendário vocalista da banda HELLOWEEN, passou por alguns períodos de "vira-casaca", abandonando o estilo que o consagrou e passando a cantar músicas menos pesadas. Tobias o convenceu a participar do projeto, mas como Kiske ainda estava com aquela famosa "frescura", não queria expor seu nome em álbuns de heavy metal e, por conta disso, foi creditado como "Ernie". Mas não teve jeito: sua voz o denunciou.
Um dos pontos fortes do projeto é a presença de grandiosos vocalistas do heavy metal/power metal mundial, dando vida a cada personagem e interpretando de forma magistral seus papeis. Alguns dos nomes presentes nos "The Metal Opera" são Michael Kiske (HELLOWEEN), André Matos (ANGRA, SHAAMAN), o extraordinário Bob Catley (MAGNUM), Kai Hansen (HELLOWEEN, GAMMA RAY), Timo Tolkki (STRATOVARIUS) e Sharon den Adel (WITHIN TEMPTATION), entre outros.
O segundo trabalho do AVANTASIA, a trilogia "The Scarecrow Saga" (composta pelos álbuns "The Scarecrow", "The Wicked Symphony" e "Angel of Babylon") traz uma história bem mais abstrata e interpretativa, explorando as emoções humanas, ao contrário do épico "The Metal Opera" que tinha uma história explicada detalhadamente. Novos convidados deram outra cara ao projeto, que passou a ter influências até mesmo do hard rock. Um dos principais nomes do disco "The Scarecrow", com certeza, é a lenda viva ALICE COOPER.
Outra lenda a participar de "The Scarecrow Saga" é Jon Oliva (SAVATAGE), presente no disco "Angel of Babylon". Assim como ALICE COOPER, Oliva interpreta um personagem sombrio e insano, roubando a cena com sua voz peculiar. Outros grandes destaques da trilogia são Jorn Lande (MASTERPLAN), uma das vozes mais potentes que já passaram pelo projeto, Roy Khan (KAMELOT), Klaus Meine (SCORPIONS), Russell Allen (SYMPHONY X), Tim "Ripper" Owens (JUDAS PRIEST, ICED EARTH) e o já citado Bob Catley (MAGNUM).
Tirinhas do Grilo
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



10 bandas que encerraram suas atividades em 2025
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
5 rockstars dos anos 70 que nunca beberam nem usaram drogas, segundo a Loudwire
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
Testament, Overkill e Destruction confirmam turnê conjunta em 2026
O recado curto e direto que Iron Maiden passou a Blaze Bayley quando o demitiu
Steve Harris não descarta um grandioso show de despedida do Iron Maiden
Sharon explica o que a fez desistir de pacto firmado com Ozzy
A resposta de Rafael Bittencourt sobre possibilidade de Bruno Valverde deixar a banda
As duas músicas do Iron Maiden que nunca foram tocadas no Brasil - e podem estrear em 2026
Jimmy Page faz post e comenta atual opinião sobre show do Led Zeppelin em 2007
Por que Angra escolheu Alírio Netto como vocalista, segundo Rafael Bittencourt
O guitarrista desconhecido idolatrado por Frank Zappa e John Frusciante
Rafael Bittencourt explica atual relação com Edu Falaschi e possibilidade de novos shows
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses

O surpreendente Top 5 de álbuns do Iron Maiden para Tobias Sammet, do Avantasia
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
A opinião de Tobias Sammet sobre a proliferação de tributos a Andre Matos no Brasil


