Tirinhas do Grilo: Avantasia

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Bruno Grilo Dias, Fonte: Blog Rock Trucker
Enviar correções  |  Comentários  | 


5000 acessosMaridos traídos: Portnoy, Hagar, Osbourne, Waters e Di'Anno5000 acessosSlipknot: Corey explica as nojentas desvantagens das máscaras

AVANTASIA é um projeto de heavy metal/power metal criado por Tobias Sammet, vocalista e líder da banda alemã EDGUY. A ideia surgiu durante uma turnê em 1999, quando Tobias se inspirou e escreveu uma história épica, passada em um período entre as idades medieval e moderna, sobre um mundo paralelo que somente as almas têm acesso. Esse mundo se chama Avantasia, que é a junção das palavras “Avalon” (a lendária ilha encantada das histórias do rei Arthur) e “fantasia”. Uma grande influência do escritor J.R.R. Tolkien pode ser notada, já que nos primeiros discos ("The Metal Opera" partes 1 e 2) existem personagens como elfos, anões, druidas e outros seres semelhantes aos da Terra-Média de "O Silmarillion".


Michael Kiske, o lendário vocalista da banda HELLOWEEN, passou por alguns períodos de "vira-casaca", abandonando o estilo que o consagrou e passando a cantar músicas menos pesadas. Tobias o convenceu a participar do projeto, mas como Kiske ainda estava com aquela famosa "frescura", não queria expor seu nome em álbuns de heavy metal e, por conta disso, foi creditado como “Ernie”. Mas não teve jeito: sua voz o denunciou.


Um dos pontos fortes do projeto é a presença de grandiosos vocalistas do heavy metal/power metal mundial, dando vida a cada personagem e interpretando de forma magistral seus papeis. Alguns dos nomes presentes nos "The Metal Opera" são Michael Kiske (HELLOWEEN), André Matos (ANGRA, SHAAMAN), o extraordinário Bob Catley (MAGNUM), Kai Hansen (HELLOWEEN, GAMMA RAY), Timo Tolkki (STRATOVARIUS) e Sharon den Adel (WITHIN TEMPTATION), entre outros.


O segundo trabalho do AVANTASIA, a trilogia "The Scarecrow Saga" (composta pelos álbuns "The Scarecrow", "The Wicked Symphony" e "Angel of Babylon") traz uma história bem mais abstrata e interpretativa, explorando as emoções humanas, ao contrário do épico "The Metal Opera" que tinha uma história explicada detalhadamente. Novos convidados deram outra cara ao projeto, que passou a ter influências até mesmo do hard rock. Um dos principais nomes do disco "The Scarecrow", com certeza, é a lenda viva ALICE COOPER.


Outra lenda a participar de "The Scarecrow Saga" é Jon Oliva (SAVATAGE), presente no disco "Angel of Babylon". Assim como ALICE COOPER, Oliva interpreta um personagem sombrio e insano, roubando a cena com sua voz peculiar. Outros grandes destaques da trilogia são Jorn Lande (MASTERPLAN), uma das vozes mais potentes que já passaram pelo projeto, Roy Khan (KAMELOT), Klaus Meine (SCORPIONS), Russell Allen (SYMPHONY X), Tim "Ripper" Owens (JUDAS PRIEST, ICED EARTH) e o já citado Bob Catley (MAGNUM).

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 02 de junho de 2012

Tirinhas do Grilo

5000 acessosTirinhas do Grilo: Pink Floyd5000 acessosTirinhas do Grilo: Black Sabbath4374 acessosTirinhas do Grilo: Stratovarius5000 acessosTirinhas do Grilo: AC/DC5000 acessosTirinhas do Grilo: Bon Jovi5000 acessosTirinhas do Grilo: Dio5000 acessosTirinhas do Grilo: Led Zeppelin1922 acessosTirinhas do Grilo: Nick Drake, Pride & Glory e outros0 acessosTodas as matérias sobre "Tirinhas do Grilo"

0 acessosTodas as matérias da seção Humor0 acessosTodas as matérias sobre "Tirinhas do Grilo"0 acessosTodas as matérias sobre "Avantasia"

Maridos traídosMaridos traídos
Não adianta: todo mundo terá seu dia de dor-de-corno

SlipknotSlipknot
Corey explica desvantagens das máscaras

Iron MaidenIron Maiden
Veja a banda como você não gostaria de vê-la

5000 acessosPlanet Rock: As músicas com os melhores solos de guitarra5000 acessosDébil Metal: quando os fãs assustam os ídolos5000 acessosNirvana: Krist Novoselic comenta o suicídio de Cobain5000 acessosOzzy Osbourne: o epitáfio do Madman, segundo ele próprio5000 acessosBeatles: Quais as pessoas e objetos da capa do Sgt. Peppers?5000 acessosBandas Iniciantes: 17 maneiras de assassinar sua carreira musical

Sobre Bruno Grilo Dias

Bruno "Grilo" Dias é professor de História e músico nas horas vagas, além de grande apreciador do rock em geral, tendo como hobby conhecer o maior número possível de bandas para ampliar seus conhecimentos musicais. Tem um blog sobre rock onde posta biografias de bandas/artistas com uma pitada de sátira e bom humor (rocktrucker.blogspot.com), além de ser guitarrista da banda de classic rock MAD HATTER, do sul de Minas Gerais. E-Mail: bruno.pdias@hotmail.com / Twitter: @rock_trucker .

Mais matérias de Bruno Grilo Dias no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online