Tirinhas do Grilo: Nick Drake, Pride & Glory e outros

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Bruno Grilo Dias, Fonte: Blog Rock Trucker
Enviar correções  |  Comentários  | 


5000 acessosDimebag Darrell: guitarra de Van Halen num caixão do Kiss5000 acessosDepressão: 10 músicas que devem ser evitadas

NICK DRAKE foi um genial músico britânico de folk rock, que lançou, em sua curta carreira, três excelentes discos: "Five Leaves Left", "Bryter Layter" e "Pink Moon". Nascido de uma família rica, Nick era filho da musicista Molly Drake e chegou a cursar Literatura na Universidade de Cambridge, porém seus interesses estavam mais voltados para a música, por influência da mãe. Porém, ao escolher o violão como principal instrumento, recebeu críticas de que o mesmo era um símbolo da rebeldia (imaginem então o que seus pais diriam se ele resolvesse tocar guitarra elétrica). Drake fumava maconha frequentemente e, entre uma ou outra "chapação", conheceu alguns músicos que lhe apresentaram ao produtor Joe Boyd, o qual se aventurou a gravar o folk melancólico e puro do jovem artista.

Apesar de realizarem um trabalho extremamente competente, NICK DRAKE e Joe Boyd não conseguem vender muitos álbuns no início. Isso foi, aos poucos, causando depressão no músico, que dizia ter fracassado em tudo o que tentou fazer na vida. Boyd, por outro lado, reconhecia seu talento e lhe dizia isso. Nick respondia: "Se eu sou um gênio, como você diz, por que não tenho dinheiro, nem uma carreira? É tudo uma bagunça!". Com o passar do tempo (e com sua depressão estando no auge), Drake desiste da carreira musical e volta para a casa de seus pais. Em uma triste noite, Nick dormiu e não acordou. Sua morte foi causada por uma overdose de anti-depressivos, a qual ninguém sabe se foi proposital ou acidental. O músico foi cremado aos 26 anos de idade e, com o passar do tempo, teve sua genialidade reconhecida, se tornando uma lenda entre seus fãs e influenciando bandas como THE CURE e R.E.M..


NEVE é uma banda de rock alternativo formada em Los Angeles, em 1997, por John Stephens e Michael Raphael, quando estes começaram a tocar juntos após passarem por várias bandas locais. Brian Burwell e Tommy Gruber, que já haviam tocado com Stephens, se juntam ao grupo, que começa a fazer shows em escolas e outros locais do gênero. A banda vai ganhando fama e, rapidamente, assina contrato com a Columbia Records. Após lançar alguns singles que integraram trilhas sonoras, o grupo lança, em 2000, seu primeiro e único disco auto-intitulado. Detalhe: o nome da banda se pronuncia “niv”, e não “neve” (como aquelas “bolinhas brancas” que caem do céu). Fixem isso em suas cabeças ocas. A banda se separou em 2001, deixando apenas seu álbum de estreia (muito bom, por sinal) como lembrança.


PRIDE & GLORY

PRIDE & GLORY foi um power trio criado em 1991 com o nome LYNYRD SKYNHEAD (referência aos precursores do southern rock LYNYRD SKYNYRD) e contava com Zakk Wylde (guitarrista de OZZY OSBOURNE) e dois ex-membros do WHITE LION: James LoMenzo (baixo) e Greg D’Angelo (bateria). O grupo se propôs a tocar southern rock e blues, influenciado também pelo heavy metal de seu guitarrista e líder. Em 1994, Greg D’Angelo é substituído por Brian Tichy. Nessa mesma época, a banda muda seu nome para PRIDE & GLORY e lança seu primeiro (e único) álbum de estúdio auto-intitulado. Algumas pessoas costumam incluir, erroneamente, esse disco na discografia do BLACK LABEL SOCIETY, banda que Zakk fundaria alguns anos mais tarde. Na verdade, PRIDE & GLORY foi uma banda à parte, detentora de uma curta e inspirada história. No mesmo ano do lançamento de seu disco, a banda encerra suas atividades, com direito a um show de despedida e a participação de SLASH em algumas canções.


Em 2004, quando alguns músicos de folk/rock excursionavam com suas respectivas bandas e projetos solo, os mesmos começaram a tocar juntos no palco e nos bastidores. Assim, surge a ideia de montar um supergrupo. Estes músicos eram: Jim James (da banda MY MORNING JACKET), Conor Oberst, Mike Mogis (ambos do BRIGHT EYES) e M. Ward (da dupla SHE & HIM, composta também por Zooey Deschanel). Ao batizar o grupo, eles não tiveram dúvida (nem modéstia): MONSTERS OF FOLK. O disco de estreia, auto-intitulado, foi lançado apenas em 2009 (essa espera de 5 anos se deve ao compromisso dos integrantes com seus já citados projetos). A banda segue ativa até os dias atuais, contando agora com um quinto membro: Will Johnson (do CENTRO-MATIC).

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Tirinhas do Grilo

5000 acessosTirinhas do Grilo: Pink Floyd5000 acessosTirinhas do Grilo: Black Sabbath4374 acessosTirinhas do Grilo: Stratovarius5000 acessosTirinhas do Grilo: AC/DC5000 acessosTirinhas do Grilo: Bon Jovi5000 acessosTirinhas do Grilo: Avantasia5000 acessosTirinhas do Grilo: Dio5000 acessosTirinhas do Grilo: Led Zeppelin0 acessosTodas as matérias sobre "Tirinhas do Grilo"

0 acessosTodas as matérias da seção Humor0 acessosTodas as matérias sobre "Tirinhas do Grilo"0 acessosTodas as matérias sobre "Nick Drake"0 acessosTodas as matérias sobre "Neve"0 acessosTodas as matérias sobre "Pride And Glory"0 acessosTodas as matérias sobre "Monsters Of Folk"

Dimebag DarrellDimebag Darrell
Whisky e guitarra de Eddie Van Halen num caixão do Kiss

DepressãoDepressão
10 músicas que devem ser evitadas

GóticasGóticas
10 grandes bandas do gênero dos anos 80

5000 acessosAngra: A carta aberta de Edu Falaschi sobre a sua saída5000 acessosButcher Babies: Conheça o Porn Metal de ex-coelhinhas da Playboy5000 acessosDoom Metal: os dez trabalhos essenciais do estilo5000 acessosMetal: como o mito do True levou tantas bandas a serem fake5000 acessosTop 5: discos de metal nacional com nomes de outros estilos5000 acessosHeavy Metal: signos do zodíaco em versão metal

Sobre Bruno Grilo Dias

Bruno "Grilo" Dias é professor de História e músico nas horas vagas, além de grande apreciador do rock em geral, tendo como hobby conhecer o maior número possível de bandas para ampliar seus conhecimentos musicais. Tem um blog sobre rock onde posta biografias de bandas/artistas com uma pitada de sátira e bom humor (rocktrucker.blogspot.com), além de ser guitarrista da banda de classic rock MAD HATTER, do sul de Minas Gerais. E-Mail: bruno.pdias@hotmail.com / Twitter: @rock_trucker .

Mais matérias de Bruno Grilo Dias no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online