Tirinhas do Grilo: Nick Drake, Pride & Glory e outros
Por Bruno Grilo Dias
Fonte: Blog Rock Trucker
Postado em 17 de janeiro de 2011
NICK DRAKE foi um genial músico britânico de folk rock, que lançou, em sua curta carreira, três excelentes discos: "Five Leaves Left", "Bryter Layter" e "Pink Moon". Nascido de uma família rica, Nick era filho da musicista Molly Drake e chegou a cursar Literatura na Universidade de Cambridge, porém seus interesses estavam mais voltados para a música, por influência da mãe. Porém, ao escolher o violão como principal instrumento, recebeu críticas de que o mesmo era um símbolo da rebeldia (imaginem então o que seus pais diriam se ele resolvesse tocar guitarra elétrica). Drake fumava maconha frequentemente e, entre uma ou outra "chapação", conheceu alguns músicos que lhe apresentaram ao produtor Joe Boyd, o qual se aventurou a gravar o folk melancólico e puro do jovem artista.
Apesar de realizarem um trabalho extremamente competente, NICK DRAKE e Joe Boyd não conseguem vender muitos álbuns no início. Isso foi, aos poucos, causando depressão no músico, que dizia ter fracassado em tudo o que tentou fazer na vida. Boyd, por outro lado, reconhecia seu talento e lhe dizia isso. Nick respondia: "Se eu sou um gênio, como você diz, por que não tenho dinheiro, nem uma carreira? É tudo uma bagunça!". Com o passar do tempo (e com sua depressão estando no auge), Drake desiste da carreira musical e volta para a casa de seus pais. Em uma triste noite, Nick dormiu e não acordou. Sua morte foi causada por uma overdose de anti-depressivos, a qual ninguém sabe se foi proposital ou acidental. O músico foi cremado aos 26 anos de idade e, com o passar do tempo, teve sua genialidade reconhecida, se tornando uma lenda entre seus fãs e influenciando bandas como THE CURE e R.E.M..
NEVE é uma banda de rock alternativo formada em Los Angeles, em 1997, por John Stephens e Michael Raphael, quando estes começaram a tocar juntos após passarem por várias bandas locais. Brian Burwell e Tommy Gruber, que já haviam tocado com Stephens, se juntam ao grupo, que começa a fazer shows em escolas e outros locais do gênero. A banda vai ganhando fama e, rapidamente, assina contrato com a Columbia Records. Após lançar alguns singles que integraram trilhas sonoras, o grupo lança, em 2000, seu primeiro e único disco auto-intitulado. Detalhe: o nome da banda se pronuncia "niv", e não "neve" (como aquelas "bolinhas brancas" que caem do céu). Fixem isso em suas cabeças ocas. A banda se separou em 2001, deixando apenas seu álbum de estreia (muito bom, por sinal) como lembrança.
PRIDE & GLORY
PRIDE & GLORY foi um power trio criado em 1991 com o nome LYNYRD SKYNHEAD (referência aos precursores do southern rock LYNYRD SKYNYRD) e contava com Zakk Wylde (guitarrista de OZZY OSBOURNE) e dois ex-membros do WHITE LION: James LoMenzo (baixo) e Greg D’Angelo (bateria). O grupo se propôs a tocar southern rock e blues, influenciado também pelo heavy metal de seu guitarrista e líder. Em 1994, Greg D’Angelo é substituído por Brian Tichy. Nessa mesma época, a banda muda seu nome para PRIDE & GLORY e lança seu primeiro (e único) álbum de estúdio auto-intitulado. Algumas pessoas costumam incluir, erroneamente, esse disco na discografia do BLACK LABEL SOCIETY, banda que Zakk fundaria alguns anos mais tarde. Na verdade, PRIDE & GLORY foi uma banda à parte, detentora de uma curta e inspirada história. No mesmo ano do lançamento de seu disco, a banda encerra suas atividades, com direito a um show de despedida e a participação de SLASH em algumas canções.
Em 2004, quando alguns músicos de folk/rock excursionavam com suas respectivas bandas e projetos solo, os mesmos começaram a tocar juntos no palco e nos bastidores. Assim, surge a ideia de montar um supergrupo. Estes músicos eram: Jim James (da banda MY MORNING JACKET), Conor Oberst, Mike Mogis (ambos do BRIGHT EYES) e M. Ward (da dupla SHE & HIM, composta também por Zooey Deschanel). Ao batizar o grupo, eles não tiveram dúvida (nem modéstia): MONSTERS OF FOLK. O disco de estreia, auto-intitulado, foi lançado apenas em 2009 (essa espera de 5 anos se deve ao compromisso dos integrantes com seus já citados projetos). A banda segue ativa até os dias atuais, contando agora com um quinto membro: Will Johnson (do CENTRO-MATIC).
Tirinhas do Grilo
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
Bryan Adams retorna ao Brasil em março de 2026
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
As 10 melhores músicas do Iron Maiden, de acordo com o Loudwire
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
O único frontman que Charlie Watts achava melhor que Mick Jagger
O pior disco do Queen, de acordo com a Classic Rock
A banda de rock clássico que mudou a vida de Eddie Vedder de vez; "alma, rebeldia, agressão"
A única vez na história que os Titãs discordaram por razão moral e não estética
As 15 bandas mais influentes do metal de todos os tempos, segundo o Metalverse
O melhor disco do Kiss, de acordo com a Classic Rock




