Tirinhas do Grilo: Dio

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Bruno Grilo Dias, Fonte: Blog Rock Trucker
Enviar correções  |  Comentários  | 


5000 acessosRammstein: "Se alguém rir das gordinhas, eu quebro a cara dele!", diz Till Lindemann5000 acessosVídeo: ex-rockeiro explica o real significado da mão chifrada

A banda DIO foi formada em 1982 por Ronnie James Dio (“não me diga!”), ex-vocalista do RAINBOW e do BLACK SABBATH, após sair desta última e levar a tiracolo o seu fiel escudeiro Vinny Appice (baterista). Sua intenção não era fazer uma carreira solo, e muito menos formar uma banda chamada DIO. Porém, como o seu sobrenome já era famoso àquela altura e de fácil pronúncia, acabou se tornando comercialmente favorável para batizar o grupo.


Além de já ter integrado o RAINBOW e de possuir uma música chamada "Rainbow in the Dark", outras referências ao arco-íris (a tradução de "rainbow", para quem não sabe) podem ser facilmente encontradas nas letras de Ronnie James Dio. Uma de suas principais características são as letras medievais, fantasiosas e épicas, falando de magia, batalhas, trovões, o "bem contra o mal", entre outras "viagens" do tipo.


O disco "Lock Up the Wolves", de 1990, contou com o guitarrista Rowan Robertson, que na época tinha apenas 18 anos (e tocava mais do que muitos marmanjos por aí). Ele havia entrado na banda dois anos antes, quando tinha 16, substituindo o ótimo Craig Goldy. Na falta de um guitarrista para ser "zoado" na tirinha, resolvi colocar... eu mesmo! Também serve para evitar que certos fãs mais radicais se ofendam ao ver seu ídolo sendo "sacaneado".


O álbum "Strange Highways", de 1994, trouxe pela primeira vez o baixista Jeff Pilson, que também gravou os teclados do disco. Além de tocar na banda DIO, liderada por Ronnie James Dio, ele já havia tocado na banda DOKKEN, liderada por... Don Dokken! Mais uma da série "bandas nomeadas com sobrenomes de vocalistas".


No disco ao vivo "Inferno: Last in Live", a banda possuía em sua formação o guitarrista Tracy G, que executou as canções com uma pegada diferente, aplicando seu próprio estilo aos solos. Isso não agradou muito ao vocalista, que desejava as músicas da maneira mais parecida possível com as gravações de estúdio, e por conta disso o guitarrista resolve deixar a banda, resultando no retorno de Craig Goldy. A ideia principal era que Tracy G ficasse com a guitarra base, enquanto Goldy faria os solos, mas G, em nome de sua honra, não aceita.


O disco “Magica”, de 2000, é um álbum conceitual que marca o retorno de Craig Goldy, Jimmy Bain e Simon Wright (haja mudança na formação!). Inicialmente, a ideia era que o disco fosse a primeira parte de uma trilogia, da qual Ronnie James Dio começaria a produzir a sua continuação após a turnê do HEAVEN & HELL. Porém, com a sua morte em 2010, os outros dois discos não chegaram a ser gravados. A história fala sobre um antigo livro chamado “Magica”, encontrado por alienígenas em um planeta morto chamado Blessing. Nesse livro estavam contidas as magias de um passado longínquo, utilizadas nas lutas entre o bem e o mal, travadas naquele planeta. Em uma dessas batalhas, o feiticeiro Eriel e seu discípulo Challis lutaram contra as forças maléficas Evilsyde, lideradas pelo sacerdote Shadowcast, que é derrotado, mas sobrevive e planeja a sua vingança. Infelizmente, a história não termina, pois isso ocorreria nos dois discos seguintes da trilogia, mas ainda assim vale a pena conferir este que é um dos melhores álbuns do grupo.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 01 de junho de 2012

Tirinhas do Grilo

5000 acessosTirinhas do Grilo: Pink Floyd5000 acessosTirinhas do Grilo: Black Sabbath4374 acessosTirinhas do Grilo: Stratovarius5000 acessosTirinhas do Grilo: AC/DC5000 acessosTirinhas do Grilo: Bon Jovi5000 acessosTirinhas do Grilo: Avantasia5000 acessosTirinhas do Grilo: Led Zeppelin1922 acessosTirinhas do Grilo: Nick Drake, Pride & Glory e outros0 acessosTodas as matérias sobre "Tirinhas do Grilo"

0 acessosTodas as matérias da seção Humor0 acessosTodas as matérias sobre "Tirinhas do Grilo"0 acessosTodas as matérias sobre "Dio"

RammsteinRammstein
"Se alguém rir das gordinhas, eu quebro a cara dele!"

VídeoVídeo
Ex-rockeiro explica o real significado da mão chifrada

GuitarristasGuitarristas
E se os mestres esquecessem como se toca?

5000 acessosFotos de Infância: Red Hot Chili Peppers5000 acessosKurt Cobain e Layne Staley: a coincidência de suas mortes5000 acessosCarlos Eduardo Miranda: "Um monte de roqueirinho que só quer ser da Globo"3553 acessosIn Flames: conheça o 2112, bar dos membros do grupo5000 acessosFoo Fighters: baterista toca discografia da banda em 5 minutos5000 acessosZakk Wylde: "Quem quiser carreira longa, que imite Jimmy Page"

Sobre Bruno Grilo Dias

Bruno "Grilo" Dias é professor de História e músico nas horas vagas, além de grande apreciador do rock em geral, tendo como hobby conhecer o maior número possível de bandas para ampliar seus conhecimentos musicais. Tem um blog sobre rock onde posta biografias de bandas/artistas com uma pitada de sátira e bom humor (rocktrucker.blogspot.com), além de ser guitarrista da banda de classic rock MAD HATTER, do sul de Minas Gerais. E-Mail: bruno.pdias@hotmail.com / Twitter: @rock_trucker .

Mais matérias de Bruno Grilo Dias no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online