Tirinhas do Grilo: Stratovarius

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Bruno Grilo Dias, Fonte: Blog Rock Trucker
Enviar correções  |  Ver Acessos

Esta ótima banda finlandesa de power metal surgiu em 1984, com o nome BLACK WATER, e posteriormente foi rebatizada como STRATOVARIUS. De acordo com o baterista Tuomo Lassila, trata-se de uma junção de "Stratocaster" (um modelo de guitarra) com "Stradivarius" (uma rara e famosa marca de instrumentos de corda, como violinos e violoncelos). Isso representaria perfeitamente a proposta da banda: unir o heavy metal à música erudita, originando um característico power metal sinfônico.

Slayer: Gary Holt é realmente um cara mal-agradecidoGuitarristas: você consegue identificar todos nesta imagem?

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal


Com a saída de Tuomo Lassila, o baterista Jörg Michael une-se à banda. Vale ressaltar que a pronúncia de seu nome, Jörg, é algo semelhante a "Iôrgue", e não "Jorge", como é comum de se ouvir. Um erro semelhante ocorre com o nome da ex-vocalista do NIGHTWISH, Tarja Turunen. A pronúncia correta seria "Tária", e não "Tarja" ao pé da letra, já que, em finlandês, o "J" tem som de "I". E convenhamos, ficaria estranho um GEORGE MICHAEL tocando no STRATOVARIUS, não?


Com certeza trata-se de uma coincidência, mas é realmente alto o número de músicas do STRATOVARIUS que possuem nomes de músicas já existentes (e na verdade essa é a única semelhança entre elas). Além das já citadas, também podem ser encontradas "Forever" e "Black Diamond" (também nomes de músicas do KISS); "Coming Home" (SCORPIONS); "Learning to Fly" (PINK FLOYD), entre outras. Ah, e a tal "música do A-HA", citada pelo guitarrista Timo Tolkki na tirinha, trata-se de "Hunting High and Low", sucesso do álbum "Infinite", de 2000.


Após um período áureo entre os discos "Episode" e "Elements Pt. 2", o STRATOVARIUS entra em crise e passa por uma época de turbulência. Timo Tolkki, guitarrista e líder, tem um acesso de loucura e toma várias atitudes bizarras, como expulsar metade da banda e convocar uma vocalista chamada Miss K (que nunca chegou a gravar um disco oficial com o grupo). Ele também se banhou em sangue, colocou fotos dessa cena "linda" na internet e declarou frases místicas sobre a Kabbalah. Como se não bastasse, ele conseguiu ser esfaqueado na Espanha, e de quebra recebeu um "presente" vindo diretamente do Brasil: um pacote, enviado por um fã revoltado, contendo uma seleta e considerável quantidade de fezes, demonstrando seus mais "puros" e "belos" sentimentos para com o músico. Anos mais tarde, Tolkki desmentiu tudo, e disse que foi uma jogada de marketing da gravadora.


Após a gravação do disco "Stratovarius" (2005), ocorre uma mudança na formação. O baixista Jari Kainulainen deixa o grupo após 10 anos. De acordo com Jörg Michael, Jari não tinha mais a empolgação de antes nem vontade de fazer uma turnê. Dessa forma, os demais membros, liderados por Timo Tolkki, decidiram demiti-lo. Para ocupar o posto deixado por Jari, foi convocado um baixista de nome, digamos, "curioso" (pelo menos para nós, brasileiros): Lauri Porra. O novo baixista, que "gozava" de muito prestígio no meio underground finlandês (sacaram o trocadilho? Ahn? Ahn?), aceitou o convite com muito ânimo. Antes, ele já havia tocado na banda solo de KOTIPELTO e no SINERGY.


Tirinhas do Grilo

Pink Floyd: o humor tosco das Tirinhas do Grilo

Black Sabbath: o humor tosco das Tirinhas do Grilo

AC/DC: o humor tosco das Tirinhas do Grilo

Bon Jovi: o humor tosco das Tirinhas do Grilo

Avantasia: o humor tosco das Tirinhas do Grilo

Ronnie James Dio: o humor tosco das Tirinhas do Grilo

Led Zeppelin: o humor tosco das Tirinhas do Grilo

Nick Drake, Pride & Glory: o humor das Tirinhas do Grilo

Todas as matérias sobre "Tirinhas do Grilo"




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção HumorTodas as matérias sobre "Tirinhas do Grilo"


Slayer: Gary Holt é realmente um cara mal-agradecidoSlayer
Gary Holt é realmente um cara mal-agradecido

Guitarristas: você consegue identificar todos nesta imagem?Guitarristas
Você consegue identificar todos nesta imagem?


Sobre Bruno Grilo Dias

Bruno "Grilo" Dias é professor de História e músico nas horas vagas, além de grande apreciador do rock em geral, tendo como hobby conhecer o maior número possível de bandas para ampliar seus conhecimentos musicais. Tem um blog sobre rock onde posta biografias de bandas/artistas com uma pitada de sátira e bom humor (rocktrucker.blogspot.com), além de ser guitarrista da banda de classic rock MAD HATTER, do sul de Minas Gerais. E-Mail: bruno.pdias@hotmail.com / Twitter: @rock_trucker .

Mais matérias de Bruno Grilo Dias no Whiplash.Net.

Goo336x280