Tirinhas do Grilo: Stratovarius
Por Bruno Grilo Dias
Fonte: Blog Rock Trucker
Postado em 16 de setembro de 2010
Esta ótima banda finlandesa de power metal surgiu em 1984, com o nome BLACK WATER, e posteriormente foi rebatizada como STRATOVARIUS. De acordo com o baterista Tuomo Lassila, trata-se de uma junção de "Stratocaster" (um modelo de guitarra) com "Stradivarius" (uma rara e famosa marca de instrumentos de corda, como violinos e violoncelos). Isso representaria perfeitamente a proposta da banda: unir o heavy metal à música erudita, originando um característico power metal sinfônico.
Com a saída de Tuomo Lassila, o baterista Jörg Michael une-se à banda. Vale ressaltar que a pronúncia de seu nome, Jörg, é algo semelhante a "Iôrgue", e não "Jorge", como é comum de se ouvir. Um erro semelhante ocorre com o nome da ex-vocalista do NIGHTWISH, Tarja Turunen. A pronúncia correta seria "Tária", e não "Tarja" ao pé da letra, já que, em finlandês, o "J" tem som de "I". E convenhamos, ficaria estranho um GEORGE MICHAEL tocando no STRATOVARIUS, não?
Com certeza trata-se de uma coincidência, mas é realmente alto o número de músicas do STRATOVARIUS que possuem nomes de músicas já existentes (e na verdade essa é a única semelhança entre elas). Além das já citadas, também podem ser encontradas "Forever" e "Black Diamond" (também nomes de músicas do KISS); "Coming Home" (SCORPIONS); "Learning to Fly" (PINK FLOYD), entre outras. Ah, e a tal "música do A-HA", citada pelo guitarrista Timo Tolkki na tirinha, trata-se de "Hunting High and Low", sucesso do álbum "Infinite", de 2000.
Após um período áureo entre os discos "Episode" e "Elements Pt. 2", o STRATOVARIUS entra em crise e passa por uma época de turbulência. Timo Tolkki, guitarrista e líder, tem um acesso de loucura e toma várias atitudes bizarras, como expulsar metade da banda e convocar uma vocalista chamada Miss K (que nunca chegou a gravar um disco oficial com o grupo). Ele também se banhou em sangue, colocou fotos dessa cena "linda" na internet e declarou frases místicas sobre a Kabbalah. Como se não bastasse, ele conseguiu ser esfaqueado na Espanha, e de quebra recebeu um "presente" vindo diretamente do Brasil: um pacote, enviado por um fã revoltado, contendo uma seleta e considerável quantidade de fezes, demonstrando seus mais "puros" e "belos" sentimentos para com o músico. Anos mais tarde, Tolkki desmentiu tudo, e disse que foi uma jogada de marketing da gravadora.
Após a gravação do disco "Stratovarius" (2005), ocorre uma mudança na formação. O baixista Jari Kainulainen deixa o grupo após 10 anos. De acordo com Jörg Michael, Jari não tinha mais a empolgação de antes nem vontade de fazer uma turnê. Dessa forma, os demais membros, liderados por Timo Tolkki, decidiram demiti-lo. Para ocupar o posto deixado por Jari, foi convocado um baixista de nome, digamos, "curioso" (pelo menos para nós, brasileiros): Lauri Porra. O novo baixista, que "gozava" de muito prestígio no meio underground finlandês (sacaram o trocadilho? Ahn? Ahn?), aceitou o convite com muito ânimo. Antes, ele já havia tocado na banda solo de KOTIPELTO e no SINERGY.
Tirinhas do Grilo
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
Pistas a distâncias diferentes e com mesmo preço no show do AC/DC? Entenda
Meet & Greet com Dave Mustaine, que custa mais que um salário mínimo, está esgotado
Jon busca inspiração no Metallica para shows de reunião do Bon Jovi
Por que Angra não chamou Marco Antunes de volta, segundo Rafael Bittencourt
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Quando Lemmy destruiu uma mesa de som de 2 milhões de dólares com um cheeseburguer
As músicas que o AC/DC deve tocar no Brasil, segundo histórico dos shows recentes
Candidata a Miss Mundo Chile leva death metal ao concurso de beleza
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica





