Tirinhas do Grilo: Black Sabbath
Por Bruno Grilo Dias
Fonte: Blog Rock Trucker
Postado em 10 de setembro de 2010
Tudo começou com uma ideia "diferente" do grande baixista Geezer Butler. Fanático por filmes e livros de terror, ele sugeriu que a banda adotasse temas obscuros em suas músicas, fazendo de cada show um ritual sombrio e assustador. Para a época, foi uma ideia bem radical, que acabou dando certo de uma forma impressionante. Surgia o BLACK SABBATH e sua temática obscura, se tornando um dos pioneiros do heavy metal.
O maior clássico do BLACK SABBATH, "Paranoid", foi lançado no exato dia da morte do lendário JIMI HENDRIX. Para a infelicidade do guitarrista, além de ir para o "caixa-prego", ainda não teve a chance de ouvir algumas das músicas mais famosas da história do rock. Se bem que músicas tão poderosas assim costumam atravessar as dimensões, e o velho Hendrix com certeza deve ter "pirado" no além ao som de "Paranoid" e "Iron Man".
A letra de "Sweet Leaf", do álbum "Master of Reality", é uma verdadeira declaração de amor a uma certa "planta" que "nos introduz às nossas mentes". Não está explícita qual seria esta planta, mas se considerarmos algumas tosses no início da música, dá pra imaginar que é algo "fumável". Mais ou menos nesta mesma época, o LED ZEPPELIN lança uma música influenciada pelo reggae, a famosa "D'yer Mak'er". E vale lembrar que o mestre do reggae, BOB MARLEY, também adorava uma certa "plantinha".
O baterista Bill Ward também já se aventurou nos vocais em algumas oportunidades. Sua primeira participação nos microfones em um álbum do BLACK SABBATH ocorreu na canção "It's Alright" (traduzindo: "tudo bem"), do disco "Technical Ecstasy".
Ronnie James Dio, o "pequeno grande" vocalista do RAINBOW, foi o primeiro a gravar um disco com o BLACK SABBATH após a saída de OZZY OSBOURNE. Muitos não achavam que ele fosse ser capaz de substituir o carismático Ozzy, mas Dio o fez com maestria e ganhou a confiança dos fãs. Não precisa nem dizer o que aconteceu com Ozzy posteriormente: morcegos o temem até hoje. E isso deve ter sido dito, em algum momento, no reality show "The Osbournes", transmitido pela MTV.
Um dos vários vocalistas que passaram pelo BLACK SABBATH foi Ian Gillan, do DEEP PURPLE. Diz a lenda que ele estava tomando "todas" em um bar com Tony Iommi, quando surgiu a ideia dele se juntar à banda. E o álbum "Born Again" acabou se tornando um excelente produto dessa "ideia de bêbados".
Após muitos anos separada, a banda retorna com sua formação original - Ozzy, Iommi, Butler e Ward - e grava um disco duplo ao vivo chamado "Reunion". Alguns anos depois, a filha de Ozzy, KELLY OSBOURNE, grava uma versão de "Changes" com a participação do próprio "paizão do metal". Não sei o que os demais membros do BLACK SABBATH acharam, mas algum tempo depois, a banda estava de volta com Dio novamente nos vocais e fazendo uma turnê pelo mundo, agora utilizando o nome HEAVEN & HELL, para evitar problemas judiciais com Ozzy.
Tirinhas do Grilo
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
Viúva de Canisso acusa Raimundos de interromper repasses previstos em contrato
Será mesmo que Max Cavalera está "patinando no Roots"?
Regis Tadeu esculhamba "Atlas" e "Nothin", as duas músicas "novas" do Guns N' Roses
Régis Tadeu explica o que está por trás da aposentadoria do Whitesnake
Graspop Metal Meeting terá 128 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Após negócio de 600 milhões, Slipknot adia álbum experimental prometido para esse ano





