Guns N' Roses: "odeio bandas que são clones das outras"
Por Samuel Coutinho
Fonte: Music Industry Examiner.
Postado em 18 de agosto de 2011
Alison Richter, do Music Industry Examiner, conduziu uma entrevista com o guitarrista do GUNS N 'ROSES/Sixx: AM, DJ Ashba. Alguns trechos da conversa seguem abaixo:
Music Industry Examiner: Você foi criado em uma família religiosa. A sua fé tem um papel importante em sua vida?
DJ Ashba: Ele tem um papel muito importante. Eu não vou à igreja todos os domingos, apenas no Natal, mas eu ainda rezo todas as noite e agradeço a Deus por tudo o que tenho, porque tudo pode acabar amanhã. Eu tenho sorte. Eu trabalho muito duro e eu tenho muita sorte de ter dois braços, duas pernas, duas mãos. Eu poderia ser atropelado por um carro e tudo estaria acabado. Agradeço a Deus todas as noites, isso me faz sentir bem. Eu não sou muito apegado a uma Bíblia, mas ao mesmo tempo, isso se instalou em mim quando eu era jovem, foi o que me ajudou a passar por várias barreiras.
Guns N' Roses - Mais Novidades
Music Industry Examiner: Como você se interessou por design gráfico?
DJ Ashba: Eu fiz tirinhas para um jornal durante quatro anos, quando eu era jovem. Eu estava sempre desenhando, e então eu comecei a trabalhar com Photoshop. Ashbaland é meu mundo, dentro da minha música. Ashba Media é a minha agência de design gráfico para desktops e wallpapers para celulares. Eu adoro trilhas de filmes, e enquanto estávamos fazendo o "The Heroin Diaries" (álbum do SIXX: A.M.'s), eu sabia que poderia fazer música orquestrada. Minha mãe é professora de piano clássico e eu cresci ouvindo essa música. Minhas influências são Danny Elfman e John Williams. Eu escutava músicas de filmes quando era criança, e agora eu estou começando a fazer esse tipo de música. Estou construindo o Ashba Media com bons clientes, com a minha marca Ashbaland e Ashba Music.
Music Industry Examine: O que levou você a trabalhar como produtor?
DJ Ashba: Eu já tinha trabalhado com isso antes do Sixx: AM, mas não muito. Eu sempre fiz as coisas sozinho. Eu acho que é super-importante aprender as artes que você usa todos os dias em seu negócio, por isso todos os dias desde quando eu era pequeno, eu gravava uns riff´s de guitarra no meu toca-fitas e depois tocava junto gravando isso em outro deck. Eu era péssimo, mas eu era jovem e estava aprendendo. Então eu comecei a gravar com 4 pistas. Eu fui conhecendo os equipamentos, e quando inventaram o Pro Tools, eu aprendi mais. Eu não sabia, mas eu estava me tornando um produtor. Eu tive que aprender para produzir o que eu escrevia.
Music Industry Examiner: Qual é a diferença entre tocar guitarra e ser um guitarrista?
DJ Ashba: Eu acho que a diferença é ser maduro no que você faz e nas escolhas que você faz. Colocar tudo em uma música e saber quando ir e quando recuar. Eu respeito qualquer um que queira ser um bom músico e eu nunca irei desencorajar ninguém. Mas existem pessoas neste mundo, que são como se estivessem vivendo pelas razões erradas, e isso é triste. Para ser um guitarrista de verdade não há nada além da arte de tocar guitarra. Eu não sabia que eu poderia ganhar dinheiro com isso. Passei a maior parte da minha vida passando fome e eu não me importava, porque eu amava o que fazia. Ganhar dinheiro agora é a cereja do bolo. Eu odeio bandas que são, literalmente, clones de outras bandas, porque não é original o suficiente para ter o trabalho reconhecido para desenvolver um estilo. É repugnante. Essa é a diferença: eles não querem aproveitar os muitos anos de trabalho duro e dedicação. Eles preferem copiar alguém com outro estilo e ainda dizer que são de sua autoria. Isso me faz tremer. É embaraçoso. A resposta a essa pergunta, a diferença entre os dois, é que ser um guitarrista significa ser fiel ao que você faz. Você pode mentir para si mesmo, mas outros irão perceber. Guitarra é uma arte e precisa de anos de dedicação. Não é uma coisa que você aprende da noite pro dia. É uma estrada bem longa e você vai tropeçar, mas no final do dia, o que fará de você um guitarrista de verdade, é persistência e nunca desistir.
Leia a entrevista completa (em inglês) no link abaixo:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
Mikael Åkerfeldt (Opeth) não conseguiria nem ser amigo de quem gosta de Offspring
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
A maior dificuldade de Edu Ardanuy ao tocar Angra e Shaman na homenagem a Andre Matos
Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
"Burning Ambition", a música que dá título ao documentário de 50 anos do Iron Maiden
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
AC/DC - um show para os fãs que nunca tiveram chance
Gastão Moreira diz que Phil Anselmo é um ótimo vocalista - apesar de ser um idiota
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
Bruce Dickinson, do Iron Maiden, já desceu a mamona do Rock and Roll Hall of Fame
Segurança de Bob Dylan revela hábitos inusitados do cantor nas madrugadas brasileiras
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O pior solo de guitarra do Angra de todos os tempos, segundo Rafael Bittencourt
Jairo Guedz traduz com analogia absurdamente triste a saída de Max Cavalera do Sepultura
A canção do Scorpions que levou seis anos para ficar pronta e afetou a população de um país
Gene Simmons: Os seus 13 álbuns favoritos de todos os tempos



Sebastian Bach diz que Axl Rose aquece a voz com uma gravação dele há muitos anos
Por que Joe Perry quase perdeu a amizade com Slash, segundo o próprio
As músicas que ajudaram a implodir o Guns N' Roses por dentro, segundo Slash
10 músicas de rock que os próprios artistas preferem esquecer, além de um álbum inteiro
As 5 músicas do Guns N' Roses que melhor mostram o alcance vocal de Axl Rose
A banda que o Metallica disse nunca mais querer levar para a estrada de novo
O golpe de Estado que prendeu o Guns N' Roses na Venezuela; brasileiro ajudou na fuga
Youtuber viraliza ao eleger o melhor guitarrista de cada década - e internet não perdoa
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
Kirk Hammet: "não sou um Van Halen, ainda estou aprendendo"
Dio: "Ozzy me odeia quando estou no Sabbath!"



