AC/DC: entrevista com o diretor do "Beyond the Thunder"
Por Anderson de Castro Teixeira
Fonte: AC/DC Brasil
Postado em 04 de novembro de 2010
Kurt Squiers é um cara normal. Marido, pai, diretor de arte, publicitário, dono de seu próprio negócio... e, como você e eu, fã do AC/DC.
Eu disse fã? Fã é pouco, o termo não lhe faz justiça. Squiers é apaixonado pelo AC/DC. Obcecado, até (no bom sentido). Tanto que decidiu deixar a carreira de lado para realizar o sonho de fazer um documentário sobre a influência da banda na vida de fãs como ele. E como nós.
Ele é o homem à frente de Beyond the Thunder, aquele documentário do qual todos já ouvimos falar, cujo trailer já vimos inúmeras vezes e, no entanto, ninguém sabe quando será lançado. E isso inclui o próprio Squiers e seu parceiro Gregg Ferguson, o homem por trás da câmera. Após diversas tentativas frustradas de contato com representantes do AC/DC, pode-se dizer que os cineastas estão cansados. Apesar de o filme estar quase pronto, eles não querem nem podem continuar sem o respaldo da banda.
Depois de dois anos de trabalho e investimento do próprio bolso, Squiers está abatido por não saber que rumo o projeto tomará daqui pra frente. Ainda assim, fala com muita paixão sobre o filme e com mais paixão ainda sobre a banda que o motivou a fazê-lo.
Enfim, Kurt Squiers é um cara normal. Mas não um cara qualquer.
Um trecho pode ser lida abaixo. A entrevista completa no site AC/DC Brasil
Por que vocês resolveram fazer o Beyond the Thunder?
Em 2007, eu me mudei para a Carolina do Norte, abri minha própria agência, a SQUiERS, LLC, e consegui alguns clientes bem famosos, como Microsoft, Xbox 360 Kinect, Sam Adams, Behringer, Hotel House of Blues, entre outros. Me juntei a um grande amigo do Maine, Gregg Ferguson, da Current Motion, para gravar vários projetos para essas marcas grandes e, por acaso, cruzei com o Brian Johnson e o Cliff Williams em um elevador, enquanto gravava no House of Blues, em Chicago. Eles foram tão legais que me chamaram para beber com eles ao perceberem que eu era muito fã do AC/DC. Não babei muito, eu juro. Na manhã seguinte, Gregg e eu colocamos no papel o conceito de ‘Beyond the Thunder’ no verso de um guardanapo. Tentamos nos aproximar dos representantes do AC/DC, não deu em nada, e decidimos que precisávamos de uma prova de conceito para persuadir os manda-chuvas de que aquela poderia ser uma ótima idéia. Pouco depois, veio a recessão. Sem trabalho, pensamos: qual é a melhor forma de enfrentar uma crise econômica, se não fazendo um filme sobre fãs do AC/DC?
Quando será lançado o documentário? Quais são os obstáculos que impedem o lançamento?
Essa é uma pergunta que sempre me fazem. Aqui vai a história real: Gregg e eu queremos que este filme tenha o aval do AC/DC antes de avançarmos mais. Não queremos fazer um documentário não-autorizado. Não queremos um produto que o AC/DC jamais endossaria. Isso significa uma oportunidade de nos reunirmos com a banda, fazê-los entender nosso projeto, o que este filme significa para incontáveis fãs e fazê-los perceber que este é um filme ímpar, feito para os fãs e sobre os fãs – não um documentário sobre a banda, eles não se interessariam por isso. Se eles se envolvessem minimamente, daríamos à banda total controle criativo e qualquer porcentagem do filme que eles quisessem. Não é uma questão de dinheiro pra gente, é um projeto passional que, sendo bem sincero, oferece a pessoas de todo o mundo um meio de dizer: "É exatamente isso que o AC/DC significa pra mim, mas eu nunca consegui traduzir em palavras. Este filme consegue fazer isso por mim." Entretanto, 'AC/DC' se tornou uma marca tão grande que a fortaleza ao redor da banda é quase impenetrável, especialmente para dois caras desconhecidos que começaram esse projeto sem nenhum apoio.
Vocês ainda estão filmando? Há planos de entrevistar fãs da América do Sul e de outros continentes?
Pra falar a verdade, não estamos filmando há meses porque nos sentimos como se tivéssemos sido... bem... shot down in flames por não conseguir uma única chance de apresentar a idéia aos representantes da banda. Falta muito pouco para terminarmos de filmar. Temos mais ou menos 2/3 do filme concluído, mas não podemos continuar sem apoio. Simplesmente não podemos. Sequer sabemos se a banda viu ou ouviu falar do ‘Beyond the Thunder’. Tivemos boa divulgação na imprensa, nosso trailer promocional foi exibido na Classic Rock Magazine e também na exposição AC/DC Family Jewels, que agora está percorrendo a Austrália. Mas a maior força que temos recebido vem dos fãs de todo o mundo via twitter, Facebook e pelo www.BeyondtheThunder.com. Vocês realmente nos fazem continuar. Até as pessoas retratadas no filme nos escrevem dizendo que nos apóiam até o fim. E nós ficamos muito gratos! Acreditem, se o documentário retomar seu rumo, o Brasil está no topo da nossa lista de lugares para filmar antes de concluirmos o filme, assim como a Austrália.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Bangers Open Air divulga line-up da próxima edição, com In Flames, Fear Factory e Jinjer
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Nova música do Megadeth desbanca - temporariamente - Taylor Swift no iTunes dos EUA
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
Blackmore's Night cancela shows devido a questões de saúde
A pior faixa de abertura gravada pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Regis Tadeu detona AC/DC e afirma que eles viraram "banda cover de luxo"
Fernanda Lira expõe comentários preconceituosos e recebe apoio de nomes do metal
A banda de forró que se fosse gringa seria considerada de rock, segundo produtora
Jinjer, In Flames e Killswitch Engage confirmados no Bangers Open Air, afirma jornalista
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
Megadeth, Anthrax, Trivium e Evergrey apoiarão Iron Maiden em turnê pela Europa
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
O "álbum mais completo" do Pink Floyd, na opinião de David Gilmour
Por que Metallica é a pior banda para se assistir ao vivo, segundo vocal do Gwar
Gugu Liberato: relembrando encontro com Slash em homenagem ao apresentador
O clássico riff do AC/DC que Malcolm Young achou que era uma merda, a princípio
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
Show do AC/DC na Austrália é registrado por sismógrafo
Quem são os músicos que estão na formação do AC/DC que vem ao Brasil
AC/DC abre turnê australiana resgatando "Jailbreak" para o repertório
A música do AC/DC que Brian Johnson cantou pela primeira vez no Rock in Rio
30 clássicos do rock lançados no século XX que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
AC/DC anuncia show extra no Chile e encerra adição de datas na América do Sul
Children Of Bodom: Natal, comilança, álcool e chutes no saco
Anthrax: Scott Ian culpa AC/DC e Iron Maiden por poucas groupies



