Renato Russo compôs para Cássia Eller pensando em ícone do rock que Cássia não conhecia
Por Bruce William
Postado em 21 de abril de 2023
Neste vídeo da série "Conexão Legiônica", o jornalista e historiador do rock nacional Júlio Ettore conta como Renato Russo ajudou a carreira da Cássia Eller. Ele é autor da primeira canção de Cássia a fazer sucesso ("Por Enquanto") e também escreveu a letra de "1º de julho", embora Cássia revelasse que tinha medo de Renato, conforme vamos ver mais abaixo.
Cassia Eller - Mais Novidades
"1º de Julho" foi composta por Renato como presente para Cássia, que havia acabado de ter seu primeiro filho, fruto de um relacionamento com Tavinho Fialho, amigo de Renato e músico de apoio da Legião que havia falecido um ano antes do lançamento do disco da Cássia com a música, em 1994.
Júlio conta no vídeo vários detalhes sobre a música, que a Legião Urbana também gravaria em seu álbum de 1996, "A Tempestade", até que em um ponto ele exibe uma fala de Renato Russo publicada em uma entrevista: "Cássia tem alma de roqueira. Ela representa liberdade e inteligência para o BRock". E um pouco mais adiante Renato diz ainda: "Escrevi '1º de julho' para ela como se estivesse escrevendo para Janis (Joplin), que ela nem conhecia, tadinha".
Júlio conta então que a Cássia tinha uma espécie de "medo" do Renato Russo, por temer que não tinha bagagem cultural para conversar com ele. "O Renato é muito exigente. Ele gosta de conversar sobre livros e filmes. Prefiro brincar a falar sério. Eu o admiro muito. Mas não consigo conversar com ele", declarou a cantora em uma entrevista.
O vídeo de Júlio Ettore falando sobre a relação entre Renato Russo e Cássia Eller pode ser visto no player a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rolling Stones voltam ao estúdio apenas três meses após lançar novo álbum
12 bandas de rock que contam com apenas um membro original na formação
A música que o Black Sabbath escreveu para "A Hora do Pesadelo 3"
Rockstar Games divulga rádio de GTA 6 com Kerry King e Tom Araya
Dave Lombardo ainda escuta thrash metal? O próprio responde
O trabalho do Metallica que James Hetfield admite que não funciona bem ao vivo
A banda em que Matt Sorum mais gostou de tocar (não foi o Guns N' Roses)
Scott Ian (Anthrax) lembra "derrota" quando tentou acompanhar Lemmy na bebida
A música contra o capitalismo desenfreado que rendeu milhões para a banda
Os 5 melhores discos do Slayer, segundo o Classic Rock History
Como seria o Pink Floyd se Syd Barrett tivesse permanecido na banda?
Tobias Forge (Ghost) reativa sua banda de death metal, Repugnant
A música mais brutal gravada pelo Slayer, segundo a Metal Hammer
Do início caótico ao último álbum, a discografia do Megadeth comentada por Mateus Ribeiro
Teria o movimento punk zoado o Black Sabbath por pertencer a um "mundo antigo"?



7 clássicos do rock nacional dos anos 1990 que estão na memória afetiva do brasileiro
Sérgio Serra teve carreira quase destruida pelo álcool: "Ninguém mais queria tocar comigo"
Como resposta hostil de Nando Reis a crença de amiga originou hit "O Segundo Sol"
Psicografia: uma suposta carta do espírito de Cássia Eller


