Kiss: "A indústria do disco está morta", diz Gene
Por Marco Néo
Fonte: Blabbermouth
Postado em 03 de setembro de 2007
Gene Simmons, baixista e vocalista do KISS, foi convidado do show de Dave Navarro na internet, Spread Entertainment, no dia 23 de agosto de 2007. O auge do programa foram os comentários de Simmons e Navarro sobre a atual situação preocupante da indústria da música.
Dave Navarro: Agora estamos conversando sobre a indústria da música e o status das coisas no momento, vocês (KISS) foram obviamente pioneiros no mundo do Rock, têm milhões de fãs ao redor do mundo, vocês acham que a situação da indústria mudou?
Gene Simmons: "Mudou, com certeza. O que mudou foi a indústria ao redor. Ainda é basicamente a mesma coisa - você tem pessoas que têm o que dizer. Se você é um rapper e faz isso com letras - porque não tem diferença entre 'Wild thing, you make my heart sing' (N.: coisa selvagem, você faz meu coração cantar - extraída da música "Wild thing" dos Troggs, que também era tocada ao vivo por Jimi Hendrix) - que é falada da mesma forma que um rapper faz. É uma mensagem diferente escrita por uma pessoa diferente para um público diferente. O que mudou é que não há indústria. Nós deixamos que a raposa entrasse no galinheiro e depois ficamos chocados que não sobraram mais ovos nem galinhas. Esses nerds de faculdade que acharam que mereciam baixar material sem pagar nada a ninguém arruinaram tudo para todos. Se você olha ao redor hoje em dia e não há indústria do disco, foi por causa desses caras, os mesmos que o METALLICA processou, nós vamos processá-los agora, nós vamos enfiá-los descarga abaixo. Qualquer um que ache que deva ter acesso a algo que me pertença merece entrar em guerra comigo. Esses caras arruinaram tudo para todos".
DN: E mesmo que você concorde com todo o esquema do iTunes, em que as pessoas podem pagar e baixar as músicas, ainda há muita gente fazendo downloads.
GS: "Tarde demais..."
DN: Eles fazem download de uma música porque não compram mais álbuns.
GS: "É tarde demais porque a indústria da música está morrendo pra encontrar um modo de sobreviver. Acabou, realmente acabou. Menos e menos bandas conseguem ganhar dinheiro fazendo músicas e têm que voltar para o jeito antigo, que é cair na estrada e tocar ao vivo".
DN: É aqui que eu noto que muitas bandas, minha última banda, pessoas próximas, não estão vendendo discos, porque não há um retorno imediato em vendas, não há um single de sucesso - e as companhias não liberam verba para financiar uma turnê.
GS: "Sim, mas quem foi que inventou que uma companhia tem que dar suporte a uma banda? Que tipo de lunático imagina isso? Imagine-se em um negócio em que você tem que dar dinheiro adiantado a uma banda. As companhias de disco foram os melhores amigos que você e eu já tivemos. Eles te dão um grande adiantamento e você nunca tem que devolver a grana. Se você perde a grana e tem prejuízo, nunca vai ter que devolver o dinheiro. Eles vão recuperar o dinheiro através da venda de discos e daí te pagarão royalties. Esse é o melhor amigo que você já teve. Daí eles têm que manufaturar o CD, promovê-lo, fazer propaganda e AINDA têm que colocá-lo em turnê e te pagarão para isso. Eles não vão participar do seu licenciamento, da sua venda de merchandising ou das entradas dos shows..."
DN: Hoje em dia eles têm um pedaço disso também - os novos contratos incluem merchandising...
GS: "Mas eles estão pagando para você. Porque você sabe o motivo pelo qual eles estão fazendo isso? Porque eles não estão mais ganhando dinheiro com discos. É fato consumado - a indústria do disco está morta".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
As músicas "das antigas" do Metallica que Lars Ulrich gostaria que o Deep Purple tocasse
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
25 bandas de rock dos anos 1980 que poderiam ter sido maiores, segundo o Loudwire
"Obedeço à lei, mas não, não sou de direita", afirma Dave Mustaine
A banda que faz Lars Ulrich se sentir como um adolescente
A resposta de Rafael Bittencourt sobre se haverá novo álbum do Angra com Alírio Netto
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
A resposta que James LaBrie gostaria de dar para quem critica sua voz


O ícone do metal moderno que "deu carteirada" para assistir show do Kiss com o filho
Peter Criss e Bob Ezrin contestam declarações recentes de Gene Simmons
Os álbuns do Kiss em que Gene Simmons e Peter Criss não tocaram, segundo Regis Tadeu
Você provavelmente nunca os ouviu - mas esses guitarristas dos anos 1980 eram absurdos
31 discos de rock e heavy metal que completam 50 anos em 2026
Quando Kiss e Queen decepcionaram, mas o AC/DC salvou a lavoura
A banda de hard rock que irritava Tony Iommi, mas que vendeu mais que o Black Sabbath
Peter Criss lamenta não ter feito álbum com Ace Frehley fora do Kiss
Cradle Of Filth: o lado negro do vocalista Dani Filth
Bob Daisley: baixista dá detalhes de sua briga com Osbourne


