Em 11/08/1979: O último show do Led Zeppelin em sua terra natal
Por Nino Lee Rocker
Fonte: garimpeirodasgalaxias.blogspot
Postado em 30 de agosto de 2015
Após a morte trágica do filho de Robert Plant em 1977, o Led Zeppelin afastou-se dos holofotes - e até mesmo chegou muito perto de acabar. Mas ressurgiram em 04 de agosto de 1979, através da realização do Festival de Knebworth em Hertfordshire, ao norte de Londres. Com o sucesso do evento foi preciso agendar uma outra apresentação para o dia 11 do mesmo mês.
O grupo estava se preparando para lançar "In Through The Out Door" e decidiu, como era de costume deles, transformar isso em um grande evento.
O Led Zeppelin não tocava em solo britânico desde maio de 1975, naquela ocasião a procura por ingressos foi tão grande que um segundo show foi necessário para suprir a demanda de público.
Para tirarem a ferrugem fizeram antes duas datas em locais menores, no caso o Falkoner Theater em Copenhagen.
A apresentação de Knebworth trouxe um repertório de 19 clássicos e fechou com um bis de "Communication Breakdown", "Rock and Roll" e "Whole Lotta Love".
A crítica não poupou alfinetadas, alegando que a banda sofreu bastante com a longa pausa. Algumas publicações observaram o impacto do punk rock na Inglaterra durante os 4 anos que antecederam a volta como algo que defasou um pouco do interesse pelo rock clássico tradicional. O LED ZEPPELIN era redundante.
Ainda assim a multidão - que a banda relata como sendo de 218.000, mas as estimativas sugerem que era metade disso - ficou emocionada. Plant, que estava insatisfeito com o seu desempenho, alegou que o sucesso do show teve mais a ver com o fato do momento de celebração do retorno do que qualquer coisa que veio do palco.
"Knebworth foi inútil, não foi bom porque nós não estávamos prontos para fazê-lo, a coisa toda foi uma decisão de gestão. Parecia que eu estava me enganando, porque eu não me sentia relaxado como eu poderia estar. Havia tanta expectativa e lá, o mínimo que poderia ter feito era ter sido confiante o suficiente para dar tudo de mim em um desempenho matador. Nós ferimos o animal, mas o deixamos agonizando, não o matamos. Foi bom, mas só porque a estrutura foi boa, havia aquela sensação de evento".
Ambos os concertos foram filmados, mas o material permaneceu oficialmente inédito até 2003, quando oito canções foram incluídas em um DVD duplo da banda.
Um pouco mais de um ano depois, a banda se separou, na sequência da morte de John Bonham, de modo que os dois shows em Knebworth foram os últimos concertos da formação original realizados em sua terra natal.
No entanto, em 30 de junho de 1990, novamente em Knebworth, Jimmy Page sentou-se com Robert Plant para executar algumas canções no concerto de premiação do Silver Clef do qual foram vencedores, um espectáculo transmitido globalmente, que também contou com performances por Pink Floyd, Eric Clapton, Genesis e Paul McCartney.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps