Em 13/10/1963: Beatles se apresenta na TV e muda a história da música
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 14 de outubro de 2013
Texto original de MATT SPRINGER
Quando os Beatles subiram ao palco em 13 de Outubro de 1963 para se apresentarem no programa de variedades "Sunday Night at the London Palladium", eles eram quatro caras com as ferramentas essenciais de seus primeiros clássicos – um baixo, duas guitarras e uma bateria.
A psicodelia, as grandes produções em estúdio, o brilhantismo e a adoração, a desconfiança e a desintegração - tudo isso estava a anos de distância. Nesse momento, citado amplamente como o nascimento da Beatlemania, era só John, Paul, George e Ringo, incendiando seu país natal.
O primeiro single de sucesso dos Beatles no Reino Unido, ‘Please Please Me’ chegou ao #1 das paradas no começo de 1963; um LP do mesmo nome foi lançado em março. ’From Me To You’ e ‘She Loves You’ vieram depois. Quando o grupo apareceu na transmissão do Palladium, eles já haviam completado três turnês pelo reino Unido naquele ano, e uma quarta começaria no dia 1 de Novembro.
Em outras palavras, aquele era um país pronto para explodir em febre em torno daqueles quatro sujeitos. Foi a insanidade em torno dessa única aparição na TV que levou o grupo ao foco da atenção da mídia nacional e inspirou os jornais a inventarem o termo ‘Beatlemania’ para descrever esse fenômeno. Foi algo singular na época, hordas de adolescentes lotando as ruas e berrando na televisão de domingo à noite por causa de um grupo de música popular. Desde então, vimos todo mundo, desde Leif Garrett até Justin Bieber, inspirar berros similares; tudo começou em Londres cinquenta anos atrás.
Naturalmente, você pode achar o show completo no YouTube [ou pelo menos o áudio], e é como uma transmissão estranha, de outro planeta. Há o barulho constante de adolescentes gritando por tudo, e então o que parece homens da caverna batendo em pedras aos ouvidos de um ouvinte moderno. Há uma força bruta de experiência adquirida à duras penas em seus licks e riffs, forjados tocando sets de várias horas nas casas de Hamburgo, Alemanha.
Os Beatles não eram inovadores em 1963, apesar de serem logo depois. Eles estavam usando os mesmos alicerces que geraram Chuck Berry, Bill Haley e Elvis Presley. Era o blues, o soul, o gospel e uma pitada de pompa pop para tempero extra. Ainda assim, quando os Beatles misturaram esses ingredientes, algo novo se criou, algo primitivo. É o som da música popular moderna sendo inseridos forçadamente para a existência.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A lenda do thrash que considera Metallica melhor do que Motörhead: "Nada tão poderoso"
"Não dividimos o lucro igualmente", admite guitarrista do Rival Sons
A banda que Alice Cooper considera a que melhor representa o heavy metal
Os três baixistas que Robert Trujillo, do Metallica, considera seus maiores heróis
James Hetfield revela banda que disse "não" a convite do Metallica para turnê
O melhor disco lançado em 2026, segundo Mateus Ribeiro
As 10 melhores músicas do Kiss na fase sem maquiagem, em lista da Classic Rock
O clássico dos Ramones inspirado por música de Alice Cooper
O roqueiro brasileiro que deu cano em Axl Rose; "preferi ir embora"
Dimmu Borgir, Satyricon e Enslaved quebram recorde de público na Noruega
Queens of The Stone Age volta com álbum longe de ser "Perfecth"
Dez músicos que eram bons demais para suas bandas
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
Voivod - Música mutante para um futuro mutante
O rockstar que Rob Halford visitou sem avisar e causou uma confusão dos diabos

As bandas que Mick Jagger e Keith Richards não conseguiam suportar
Por que George Harrison praticamente abandonou a guitarra no auge dos Beatles
O sucesso de 1977 que Paul McCartney reconheceu como praticamente cópia de uma música dos Beatles
Ringo Starr teve sua carreira arruinada após os Beatles lhe darem uma música
Por que o Led Zeppelin nunca alcançou a popularidade dos Beatles, segundo John Paul Jones
O melhor álbum dos Beatles de todos os tempos, segundo o casal John Lennon e Yoko Ono
A música que Paul McCartney escreveu para fazer pazes com John Lennon depois dos Beatles
A melhor música dos Beatles, de acordo com a Paste Magazine
Por que John Lennon errou ao superestimar Elvis, segundo Bernie Taupin
A curiosa opinião de Eddie Van Halen sobre os Beatles; "Ele odiava a própria voz"
O antológico último show dos Beatles


