Em 07/07/1992: Dream Theater lançava "Images And Words", álbum que mudou sua história
Por Mateus Ribeiro
Postado em 07 de julho de 2022
O Dream Theater é o maior nome da história do metal progressivo, um dos estilos mais complexos e técnicos da música pesada. Formado nos anos 1980, o quinteto lançou grandes trabalhos durante a sua extensa e respeitável carreira. Um desses discos é o magnífico "Images And Words", que foi lançado dia 7 de julho de 1992.
Dream Theater - Mais Novidades
Gravado por James LaBrie (vocal), John Petrucci (guitarra), John Myung (baixo), Mike Portnoy (bateria) e Kevin Moore (teclado), "Images And Words" é considerado (com razão) o melhor álbum do Dream Theater. O segundo trabalho do conjunto mescla técnica, melodia, feeling e muita competência, mostrando que o prog metal não é apenas "música feita para músicos", como costumam falar alguns detratores.
"Images And Words" mudou para sempre a história não apenas do Dream Theater, mas também do metal progressivo, que se tornou um gênero popular. Músicas como "Pull Me Under", "Another Day" e "Metropolis - Part I: The Miracle And The Sleeper" fizeram o mundo conhecer uma das bandas mais talentosas de todos os tempos.
Veja abaixo outros fatos sobre esse registro magnífico, que até hoje faz a alegria de quem gosta de música de qualidade.
A troca de vocalista
"Images And Words" marca a estreia do vocalista canadense James LaBrie, que venceu cerca de 200 concorrentes e foi o escolhido para substituir Charlie Dominici, cantor do debut "When Dream And Day Unite", lançado em 1989.
Dono de uma voz potente e marcante, LaBrie ajudou a elevar o nível do Dream Theater. O frontman continua no posto até hoje.
A Guerra do Golfo quase atrapalhou os planos da banda
Antes de "Images And Words" ser lançado, as coisas não estavam muito legais pelos lados do Dream Theater. "Lembro-me que depois do nosso primeiro álbum, não tínhamos um cantor, não tínhamos contrato, nada estava dando certo", afirmou o guitarrista John Petrucci, durante entrevista concedida à revista Classic Rock.
Como se não bastasse a falta de contrato e de um vocalista, existia outro problema: a Guerra do Golfo, conflito que aconteceu no Oriente Médio e contou com a "participação" dos Estados Unidos da América. "Então, a guerra estava acontecendo no Iraque, e não sabíamos se seríamos convocados".
Para a sorte dos integrantes da banda e dos fãs, nenhum músico foi convocado e o Dream Theater seguiu seu brilhante caminho.
Foi o disco que colocou a banda no mapa
O trabalho desempenhado pelo baterista (e membro fundador) Mike Portnoy é um dos destaques de "Images And Words". O batera, que saiu da banda em 2010, tem ótimas lembranças do álbum, como é possível ver a seguir.
"Foi aqui que tudo decolou. O que posso dizer sobre ‘Images and Words’ que você ainda não sabe e não me ouviu dizer um milhão de vezes? Quero dizer, [o disco] mudou nossas vidas, nos colocou no mapa. Quando foi lançado, já éramos uma banda há sete anos, lutando, esperando, tentando, erro após erro, continuamos avançando e nos afastando, e continuamos firmes", disse Portnoy, em vídeo disponibilizado no seu canal do Youtube.
Apesar de ser o disco mais conhecido do Dream Theater, "Images And Words" não alcançou o sucesso do dia para a noite, como Mike revelou no mesmo vídeo acima citado. "Demorou alguns meses antes que algo acontecesse, nós nem começamos a turnê até o mês de setembro e não aconteceu nada até que [o álbum] começou a ganhar tração nas rádios e tocar na MTV por volta de setembro-outubro-novembro (...). E foi nosso primeiro álbum com James [LaBrie] na banda, e olhe para nós - este foi o auge do grunge, e de alguma forma nós sobrevivemos. Acho que talvez porque éramos muito diferentes disso, nos destacamos, e graças a Deus isso aconteceu porque aqui estou eu, ainda capaz de falar com vocês sobre isso depois de todos esses anos".
"The Greatest Hit"
A faixa de abertura de "Images And Words" é "Pull Me Under", música mais famosa do Dream Theater, que conseguiu uma façanha: emplacar nas estações de rádio, algo nada comum para uma banda de prog metal, ainda mais na época que o grunge estava na crista da onda. "O período do grunge, para nós, foi realmente ótimo. Foi exatamente quando ‘Images And Words’ foi lançado, e de alguma forma tivemos um hit radiofônico com ‘Pull Me Under’, que afetou todo o sistema", declarou Petrucci.
O fato de "Pull Me Under" ser o único hit da banda foi retratado no título da coletânea "Greatest Hit (...And 21 Other Pretty Cool Songs)", título que em português significa "O Maior Hit (... e Outras 21 Músicas Bem Legais)".
"Another Day" e "Surrounded"
A segunda música do álbum é a magnífica balada "Another Day", que arranca lágrimas até mesmo do headbanger mais casca grossa. "Surrounded", a quarta faixa, também é muito tocante.
Os samplers em "Take The Time"
Com 8 minutos e 20 segundos de duração, "Take The Time" é uma das músicas mais legais de "Images And Words". No início da faixa, é possível ouvir as frases das músicas "Christmas Rappin'’, "Dancin' Fool" e "Power To The People", gravadas respectivamente por Kurtis Blow, Franz Zappa e Public Enemy.
A primeira parte de uma obra que se tornou um disco
A excelente "Metropolis - Part I: The Miracle And The Sleeper" é um dos maiores momentos da carreira do Dream Theater. A segunda parte da música foi lançada sete anos depois, mas como um disco, o magnífico "Metropolis, Pt.2: Scenes From A Memory".
O solo de guitarra em "Under A Glass Moon"
Qualquer pessoa que conheça o mínimo de música, sabe que John Petrucci é um exímio guitarrista. O talento e a técnica do músico podem ser notados em "Under A Glass Moon", que apresenta um solo de guitarra sensacional.
Acredite se quiser: o Dream Theater tem uma música que dura 2 minutos e meio
O Dream Theater é conhecido por escrever músicas gigantescas, porém, no meio de longas canções, existe uma com 150 segundos de duração. A bela "Wait For Sleep" é um dueto que mostra os talentos de Kevin Moore e James LaBrie.
Encerramento com chave de ouro
"Learning To Live" encerra "Images And Words" com chave de ouro. Apesar de ter quase 12 minutos, a última faixa (que tem muitas mudanças de andamento) não enjoa em nenhum momento e é uma aula de metal progressivo.
Agora que você sabe um pouco mais sobre o disco mais emblemático do Dream Theater, que tal ouvir "Images And Words"? Aperte o play e boa viagem!
Álbum: "Images And Words"
Banda: Dream Theater
Data de lançamento: 7 de julho de 1992
"Pull Me Under"
"Another Day"
"Take The Time"
"Surrounded"
"Metropolis - Part I: The Miracle And The Sleeper"
"Under A Glass Moon"
"Wait For Sleep"
"Learning To Live"
James LaBrie: vocal
John Petrucci: guitarra
John Myung: baixo
Mike Portnoy: bateria
Kevin Moore: teclado
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
As duas preocupações de Rafael Bittencourt com o anúncio do show da formação "Rebirth"
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
Mystic Festival terá cerca de 100 bandas em 4 dias de shows; confira os primeiros nomes
O cantor que Robert Plant admite que nunca conseguiu igualar
Bangers Open Air 2026: cinco apresentações que você não pode perder
Tobias Forge quer praticar mergulho para tornar uso de máscara no palco menos claustrofóbico
As duas únicas camisas de futebol permitidas nos shows do Oasis em São Paulo
Helena Nagagata reassume guitarra da Crypta
Andreas Kisser afirma que Titãs é a maior banda da história do Brasil
Steve Harris não tinha certeza de que deveria aceitar volta de Bruce Dickinson ao Iron Maiden
Metal Church recruta ex-membros do Megadeth e Alice Cooper para nova formação
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Slipknot anuncia venda da maior parte de seu catálogo musical
Em 26/10/1999: Dream Theater lançava o genial Metropolis Pt.2 Scenes From A Memory
Mike Portnoy conta como está sendo tocar músicas que o Dream Theater gravou com Mike Mangini
Dream Theater divulga performance ao vivo de "Night Terror"
Cinco músicas totalmente excelentes lançadas em 2025
Confira os indicados ao Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
As 40 músicas que marcaram a vida do redator Mateus Ribeiro
Como uma música completamente flopada me apresentou a uma das bandas do meu coração
A música do Dream Theater inspirada em atrocidades que civis sofrem na Arábia Saudita
Em 11/05/1992: Iron Maiden lançava Fear Of The Dark e encerrava sua melhor fase


