Em 26/10/1999: Dream Theater lançava o genial Metropolis Pt.2 Scenes From A Memory
Por Mateus Ribeiro
Postado em 26 de outubro de 2020
Em 26 de outubro de 1999, o DREAM THEATER lançava "Metropolis Pt.2: Scenes From A Memory", o seu quinto disco de estúdio, que marca o renascimento da banda, após as vendas fracas de seu antecessor, "Falling Into Infinity", lançado em 1997. O trabalho, que é um dos melhores discos lançados pela banda até hoje, é a sequência de "Metropolis – Part I: The Miracle And The Sleeper", música lançada em 1992, como faixa de "Images And Words".
Dream Theater - Mais Novidades
O disco começou a tomar forma durante as gravações de "Falling Into Infinity", quando a banda gravou uma demo instrumental, intitulada "Metropolis Pt. 2". Vários trechos da demo seriam utilizados no disco, como pode ser visto em "Overture 1928" e "Strange Déjà Vu", por exemplo.
"Metropolis Pt.2: Scenes From A Memory" é conceitual. A história, tensa e hipnotizante, envolve amor, traição, vidas passadas e assassinatos. Segundo a própria banda afirma em seu site, o filme "Dead Again" ("Voltar a Morrer" no Brasil), de 1991, foi uma grande influência.
Musicalmente falando, o disco traz tudo o que o fã do DREAM THEATER (e de música boa) gosta: toneladas de notas musicais, mudanças de andamento, melodia, peso, feeling e muito bom gosto. Desde os primeiros segundos da introdução "Regression" até as últimas notas da caótica "Finally Free", não há nenhum (repetindo, NENHUM) momento ruim em "Metropolis Pt.2: Scenes From A Memory".
Como se trata de um disco do DREAM THEATER, é desnecessário falar sobre o desempenho ABSURDO dos músicos da banda. Todos os envolvidos fizeram um trabalho brilhante e só mesmo caras geniais do porte de John Petrucci, Mike Portnoy, James LaBrie, John Myung e o estreante Jordan Rudess seriam capazes de executar esta obra-prima com tamanha maestria.
É difícil destacar qualquer música do álbum, uma vez que composições mais intrincadas e pesadas alternam o espaço com outras um pouco mais lentas e "retas". O ideal é apertar o play e se deliciar ao som de "Strange Déjà Vu", "Beyond This Life", "Fatal Tragedy", "Home", "The Dance Of Eternity" e "The Spirit Carries On", de preferência, sem pular nenhuma música, até porque no final das contas, o álbum parece uma única música dividida em partes.
O DREAM THEATER embarcou em uma longa tour para divulgar o álbum. Os shows renderam o DVD "Metropolis 2000: Scenes From New York", lançado em 2000 e o CD "Live Scenes From New York". Aliás, o CD causou polêmica, pois a capa trazia as torres gêmeas do World Trade Center em chamas. A curiosidade macabra e mórbida é que o disco ao vivo foi lançado em... 11 de setembro de 2001, dia dos ataques terroristas que assombraram o mundo.
Não é nenhum exagero afirmar que "Metropolis Pt.2: Scenes From A Memory" é um dos maiores discos conceituais da história do metal. Se você conhece esta maravilha, sabe do que estou falando. Se não conhece, hoje é um ótimo dia para apertar o play e corrigir este erro.
Álbum: "Metropolis Pr.2: Scenes From A Memory"
Banda: Dream Theater
Data de lançamento: 26 de outubro de 1999
FAIXAS
"Regression"
"Overture 1928"
"Strange Déjà Vu"
"Through My Words"
"Fatal Tragedy"
"Beyond This Life"
"Through Her Eyes"
"Home"
"The Dance Of Eternity"
"One Last Time"
"The Spirit Carries On"
"Finally Free"
FORMAÇÃO
James LaBrie: vocal
John Petrucci: guitarra
John Myung: baixo
Mike Portnoy: bateria
Jordan Rudess: teclado
Participação especial: Theresa Thomason canta em "Through Her Eyes" e "The Spirit Carries On"
FONTE: Site oficial
https://dreamtheater.net/discography/metropolis-pt-2/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
Os 10 maiores guitarristas de todos os tempos, segundo a Guitar World
O cover de Jimi Hendrix de 1968 que arrebatou Bob Dylan e fascinou David Gilmour
A discordância de Dickinson, Cantrell, Plant e Gallagher sobre melhor música do Led Zeppelin
Baixista fala sobre luta do System of a Down por ingressos mais baratos
Jorn Lande fala sobre influência de Dio em álbum com Tony Iommi
A banda que Ozzy venerava, James Hetfield odiava e Bruce Dickinson ridicularizava
As seis músicas preferidas de David Gilmour, incluindo um surpreendente clássico do Van Halen
O desrespeito que fez Bruce Dickinson cantar show recente do Iron Maiden do backstage
O guitarrista que Jimmy Page, Brian May, Kirk Hammett e Slash põem no topo
Os 5 melhores álbuns dos Rolling Stones de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Joey Tempest reflete sobre saída de John Norum do Europe em 1986
Joan Jett relembra humilhações sofridas nos shows e admite que chorava depois de tocar
Os maiores cantores da história do rock, segundo a Billboard
O conselho que Pete Townshend deu a Jimi Hendrix e depois se arrependeu amargamente

11 de Setembro: as tristes coincidências envolvendo Slayer e Dream Theater
A melhor banda de metal progressivo dos EUA e Inglaterra, segundo a Loudwire
Capa de álbum do Dream Theater lembra a de um álbum clássico do Radiohead, diz Portnoy
"The Wall", do Pink Floyd, é o álbum favorito do baterista Mike Portnoy
O disco do Dream Theater em que o primeiro verso é cantado por Mike Portnoy
Agora é oficial: Dream Theater começa a trabalhar no próximo álbum
A música do Dream Theater que "nasceu" depois que Mike Portnoy assistiu show do Pantera
Os discos que James LaBrie indica para quem quer conhecer a obra do Dream Theater
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
James LaBrie não imaginou que o Dream Theater pudesse ganhar um Grammy


