A curiosa ligação - direta - entre Sandy & Júnior e Mutantes com Rita Lee
Por Bruce William
Postado em 01 de abril de 2024
De um lado temos Sandy e Júnior, dupla vocal brasileira formada pelos irmãos Sandy Leah Lima e Durval de Lima Júnior no início dos anos noventa. A princípio eles seguiam os passos do pai, Xororó da dupla com Chitãozinho, com uma sonoridade sertaneja e country, mas ao longo dos anos passaram a fazer uma música com sonoridade pop adolescente, e com isso ganharam uma enorme popularidade com sucessos como "Maria Chiquinha" e "As Quatro Estações", se tornando ícones da cultura pop nacional.
De outro temos os Mutantes, uma banda brasileira pioneira da tropicália e do rock psicodélico formada na década de sessenta, e que revolucionou a música brasileira com sua mistura única de rock, bossa nova, música regional e experimentalismo, com letras provocativas e canções inovadoras. A banda ganhou reconhecimento nacional e internacional com Rita Lee, que deixou o grupo no começo dos anos setenta, posteriormente se destacando na história da música brasileira como uma das artistas mais famosas e reconhecidas dentro do rock/pop, enquanto o grupo adentrava o Rock Progressivo, gravando álbuns marcantes da história do gênero no país como o "Tudo Foi Feito Pelo Sol".

A princípio parece improvável haver alguma relação entre ambos, mas ela existe, e envolve um dos grandes sucessos da dupla Sandy & Junior, que foi a música "A Resposta da Mariquinha", do segundo álbum de estúdio lançado em 1992, "Sábado à Noite". Esta canção na verdade é uma regravação, e a original foi registrada pela dupla Zé do Rancho & Mariazinha no álbum "Porque Mentir", de 1969.
Uma informação adicional: Zé do Rancho & Mariazinha são avós de Sandy e Júnior. João Isidoro Pereira e Maria Vieira da Silva tiveram três filhos e uma delas, Noely, é a mãe da dupla.
Mas onde entra Os Mutantes nesta história? Vamos a um trecho do livro "Discobiografia Mutante: Álbuns que revolucionaram a música brasileira" de Chris Fuscaldo (Amazon) onde ela fala sobre a participação de Arnaldo, Rita e Sérgio no quarto Festival da Música Popular Brasileira da Record, realizado em dezembro de 1968, quando eles apresentaram a música "2.001", "acompanhados da dupla Gil e Giló - formada só para o festival por Gilberto Gil ao acordeon e Liminha na viola caipira - e de Dinho Leme na bateria", conta Chris.
Mais adiante, a autora conta como surgiu a parceria entre Tom Zé, autor original da letra, e Rita Lee: "Semanas antes do festival da Record, o então empresário dos baianos e dos Mutantes, Guilherme Araújo, entregou a ela a letra de uma canção chamada 'Astronauta Libertado'. Caetano e Gil haviam composto uma melodia, mas Tom Zé não gostou. Rita não só mudou o título da música para '2.001' como surpreendeu o baiano de Irará ao cantar com um sotaque caipira por cima de uma guitarra rock’n’roll. Para o nome, ela se inspirou no filme homônimo, '2001: Uma Odisseia no Espaço'".
A grande maioria das pessoas pensa que, assim como na apresentação ao vivo, a versão de estúdio também conta com Rita e Arnaldo fazendo os vocais caipiras, mas Chris revela a verdade: "A música fez sucesso no festival da Record e foi selecionada pelo grupo para entrar no repertório de seu segundo álbum, ganhando, no estúdio, o auxílio luxuoso da dupla Zé do Rancho & Mariazinha. Os futuros avós maternos de Sandy e Júnior (Zé e Maria eram os pais de Noely, que viria a se casar com Xororó) emprestaram viola, sanfona e voz para a canção".
Juscelino Filho, do Canal Musicália, fez um vídeo com mais detalhes onde exibe depoimentos do próprio Tom Zé e da saudosa Rita Lee falando sobre a canção. E o próprio Júnior contou esta história em um post feito no instagram onde ele exibe sua coleção de discos de vinil, que contém tanto o álbum dos Mutantes quanto de seus avós.
Curiosidades sobre os Mutantes
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Obedeço à lei, mas não, não sou de direita", afirma Dave Mustaine
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
"Cara, liga na CNN"; o dia em que Dave Grohl viu que o Nirvana estava no fim
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
25 bandas de rock dos anos 1980 que poderiam ter sido maiores, segundo o Loudwire
A banda que faz Lars Ulrich se sentir como um adolescente
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
A resposta de Rafael Bittencourt sobre se haverá novo álbum do Angra com Alírio Netto
Clemente reaparece após problema de saúde e agradece mobilização pública
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar

O curioso motivo que impedia a Ditadura de prender Rita Lee e os Mutantes
A curiosa forma como o pré-adolescente Cazuza ajudou carreira dos Mutantes nos anos 1970
Vídeo de 1969 mostra Os Mutantes (com Rita Lee) tocando "A Day in the Life", dos Beatles
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
A banda de rock que se afastou e Tim Maia ficou com saudades do convívio


