A curiosa ligação - direta - entre Sandy & Júnior e Mutantes com Rita Lee
Por Bruce William
Postado em 01 de abril de 2024
De um lado temos Sandy e Júnior, dupla vocal brasileira formada pelos irmãos Sandy Leah Lima e Durval de Lima Júnior no início dos anos noventa. A princípio eles seguiam os passos do pai, Xororó da dupla com Chitãozinho, com uma sonoridade sertaneja e country, mas ao longo dos anos passaram a fazer uma música com sonoridade pop adolescente, e com isso ganharam uma enorme popularidade com sucessos como "Maria Chiquinha" e "As Quatro Estações", se tornando ícones da cultura pop nacional.
De outro temos os Mutantes, uma banda brasileira pioneira da tropicália e do rock psicodélico formada na década de sessenta, e que revolucionou a música brasileira com sua mistura única de rock, bossa nova, música regional e experimentalismo, com letras provocativas e canções inovadoras. A banda ganhou reconhecimento nacional e internacional com Rita Lee, que deixou o grupo no começo dos anos setenta, posteriormente se destacando na história da música brasileira como uma das artistas mais famosas e reconhecidas dentro do rock/pop, enquanto o grupo adentrava o Rock Progressivo, gravando álbuns marcantes da história do gênero no país como o "Tudo Foi Feito Pelo Sol".

A princípio parece improvável haver alguma relação entre ambos, mas ela existe, e envolve um dos grandes sucessos da dupla Sandy & Junior, que foi a música "A Resposta da Mariquinha", do segundo álbum de estúdio lançado em 1992, "Sábado à Noite". Esta canção na verdade é uma regravação, e a original foi registrada pela dupla Zé do Rancho & Mariazinha no álbum "Porque Mentir", de 1969.
Uma informação adicional: Zé do Rancho & Mariazinha são avós de Sandy e Júnior. João Isidoro Pereira e Maria Vieira da Silva tiveram três filhos e uma delas, Noely, é a mãe da dupla.
Mas onde entra Os Mutantes nesta história? Vamos a um trecho do livro "Discobiografia Mutante: Álbuns que revolucionaram a música brasileira" de Chris Fuscaldo (Amazon) onde ela fala sobre a participação de Arnaldo, Rita e Sérgio no quarto Festival da Música Popular Brasileira da Record, realizado em dezembro de 1968, quando eles apresentaram a música "2.001", "acompanhados da dupla Gil e Giló - formada só para o festival por Gilberto Gil ao acordeon e Liminha na viola caipira - e de Dinho Leme na bateria", conta Chris.
Mais adiante, a autora conta como surgiu a parceria entre Tom Zé, autor original da letra, e Rita Lee: "Semanas antes do festival da Record, o então empresário dos baianos e dos Mutantes, Guilherme Araújo, entregou a ela a letra de uma canção chamada 'Astronauta Libertado'. Caetano e Gil haviam composto uma melodia, mas Tom Zé não gostou. Rita não só mudou o título da música para '2.001' como surpreendeu o baiano de Irará ao cantar com um sotaque caipira por cima de uma guitarra rock’n’roll. Para o nome, ela se inspirou no filme homônimo, '2001: Uma Odisseia no Espaço'".
A grande maioria das pessoas pensa que, assim como na apresentação ao vivo, a versão de estúdio também conta com Rita e Arnaldo fazendo os vocais caipiras, mas Chris revela a verdade: "A música fez sucesso no festival da Record e foi selecionada pelo grupo para entrar no repertório de seu segundo álbum, ganhando, no estúdio, o auxílio luxuoso da dupla Zé do Rancho & Mariazinha. Os futuros avós maternos de Sandy e Júnior (Zé e Maria eram os pais de Noely, que viria a se casar com Xororó) emprestaram viola, sanfona e voz para a canção".
Juscelino Filho, do Canal Musicália, fez um vídeo com mais detalhes onde exibe depoimentos do próprio Tom Zé e da saudosa Rita Lee falando sobre a canção. E o próprio Júnior contou esta história em um post feito no instagram onde ele exibe sua coleção de discos de vinil, que contém tanto o álbum dos Mutantes quanto de seus avós.
Curiosidades sobre os Mutantes
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Para criticar Ace Frehley, Gene Simmons mente que ninguém morre devido a quedas
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
O álbum que é uma obra-prima tanto para Jimi Hendrix quanto para Kate Bush
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar

O curioso motivo que impedia a Ditadura de prender Rita Lee e os Mutantes
A curiosa forma como o pré-adolescente Cazuza ajudou carreira dos Mutantes nos anos 1970
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
A banda de rock que se afastou e Tim Maia ficou com saudades do convívio
A banda dos anos 1990 que Sérgio Dias dos Mutantes adorou: "Deu canja e não saia do palco"
A curiosa letra original no feminino de "Balada do Louco" que Rita Lee compôs


