Van Halen: a história por trás do solo de "Eruption"
Por Herick Sales
Fonte: Herick Sales Guitar
Postado em 15 de maio de 2016
Todo mundo sabe, que Eddie Van Halen é gênio da guitarra, o guitarrista mais revolucionário da história depois do Hendrix, e que seu álbum homônimo de estreia, gravado em 78, mudou os rumos da guitarra. Mas além de canções sensacionais, o álbum contém, na sua segunda canção, um divisor de águas na história da guitarra: a canção "Eruption".
Começando com uma virada de bateria, Eddie já começa mandando licks de rock blues, tocados de um uma forma inovadora, seguido de palhetadas numa corda só, feitas de forma insana. Daí em diante, é um festival de licks de blues (isso mesmo! Licks de blues a lá Clapton), usando cordas soltas no meio, para engrossar o caldo, tudo feito na visão e pegada de Eddie, o que torna tudo inimitável.
Porém, o mais incrível, vem aos 0:57 segundos, que contém uma sequência de notas, tocadas de forma inovadora, e sonoridade futurista, que ficou popularizada nas mãos dele: o tapping, que consiste em usar a mão da palheta sobre a escala do instrumento, fazendo hammer-ons e pull-offs, dando uma extensão de intervalos bem maiores que as possíveis de se fazer com uma mão apenas, além de velocidade.
O mais interessante disso tudo, é que esse registro não passou de um "acidente". Eddie Van Halen usava esses licks e sequência de notas, como parte de seu solo nos shows, e como aquecimento. Mas quando o produtor Ted Templeman viu aquilo, fez de tudo, para que entrasse no disco.
Segundo o próprio Eddie, ele poderia tê-la tocado melhor, pois, em sua visão, existem alguns erros. Mas mesmo contendo tais "erros", Eddie gravou um dos melhores, e mais imitados solos da história, popularizando sua marca registrada, e forma única de tocar.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
Os dois melhores álbuns dos anos 1970, segundo David Gilmour
Woodstock Rock Store dá importante passo para se tornar patrimônio cultural de São Paulo
Quando Ritchie Blackmore falou merda e perdeu a amizade de um rockstar maior que ele
A banda favorita da atriz Alessandra Negrini; "É a banda que eu mais amo"
Os 5 álbuns que marcaram Márcio Jameson, do Holocausto e loja Aplace
"O cara pirou?"; quando o pessoal do Led duvidou da sanidade de Page ao montar um clássico
Quatro bandas internacionais que fizeram mais de 50 shows no Brasil
A canção do Black Sabbath que, para Frank Zappa, definiu "um certo estilo musical"
Dragonforce faz primeiro show com Alissa White-Gluz; veja os vídeos
Fã joga disco em Eric Clapton e ele abandona show na Espanha
As 20 melhores músicas do Iron Maiden segundo o WatchMojo.com
O álbum dos anos 1990 que Mick Jagger considera perfeito: "Cada faixa é um nocaute"
Brann Dailor afirma que novo disco de estúdio do Mastodon está finalizado
Alex Van Halen anuncia "Van Halen", nova antologia bibliográfica da banda
O guitarrista que Eddie Van Halen achava ser melhor do que ele, e isto se revelou um problema
Ex-esposa de Eddie foi confundida com "mulher da vida" em tour do Van Halen pelo Brasil
O guitarrista que chegou mais perto de Jimi Hendrix, segundo Angus Young
Rolling Stone publica lista com os 100 melhores solos de guitarra de todos os tempos
A frase que Ritchie Blackmore ouviu de Eddie Van Halen que mostra como ele era humilde
O dia em que Nuno Bettencourt levou um beijo na boca de Eddie Van Halen e travou
Guitarrista do Twisted Sister cita Queen e Van Halen ao defender shows sem Dee Snider
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
Silverchair: a história por trás da capa de Freak Show
Curiosidade: artistas que odeiam suas próprias músicas


