Anos 80: grupos e canções com nomes de lugares - Parte II
Por Roberto Rillo Bíscaro
Postado em 15 de março de 2016
Topônimos são nomes ou expressões para designar lugares. Selecionei mais grupos e canções da década de 80, contendo referências de cidades, estados, países ou continentes nos nomes.
O MIAMI Sound Machine era liderado pela salerosa refugiada cubana Gloria Estefan, filha dum guarda-costas do ex-ditador Fulgencio Batista. Conga (1985) estourou em 86 e botou a banda no Guiness Book por entrar ao mesmo tempo em 4 paradas da Billboard.
When in ROME foi uma banda inglesa que desfrutou de instantâneo sucesso médio em 1988, com o sintetizado single The Promise.
Embora tenha sido um projeto para angariar dinheiro para mitigar a fome na Etiópia, o USA For AFRICA não podia faltar desta lista, porque We Are the World é outra canção-símbolo dos 80’s.
Os franceses do INDOCHINE não foram sucesso no Brasil, mas venderam muito na Europa continental. Conta-se que um famoso grupo brasuca oitentista plagiou legal uma canção do grupo. L’Aventurier é de 82.
Os alemães do Alphaville estouraram mundialmente com seu single de estreia, Big in JAPAN (1984). Ninguém que foi adolescente nos anos 80 escapou do riff oriental iniciando a canção. O título refere-se àqueles artistas ocidentais que fazem pouco sucesso no Oeste, mas são grandes no Japão o que não é incomum, qualquer seguidor mais sério de música pop pode atestar.
Idealizada como concerto para máquinas fotográficas, a belíssima Souvenir of CHINA (1982), do progressivo-eletrônico francês Jean Michel Jarre virou até tema de novela global.
Em 1983, a alemã Nina Hagen homenageou Nova York com uma mistura de punk, dance e ópera.
O Toto foi formado por músicos de estúdio em Los Angeles e notabilizou-se por seu soft rock, algumas vezes tendendo para o faceless. Em 82, colocaram uns 3 singles nas 10 mais de vários países, dentre eles, AFRICA.
Em 1986, a banda paulista 365 fez sucesso nacional homenageando a Desvairada.
Precursores do movimento punk brasileiro, os paulistanos da periferia do Inocentes assinaram com a multi Warner em 1986 e lançaram o álbum Pânico em SP, que trazia a faixa homônima.
As outras partes desta série estão nos links abaixo.
Anos 80 - grupos e canções com nomes de lugares
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do System of a Down em São Paulo entre os maiores momentos do ano para revista inglesa
Brian May escolhe os 5 maiores bateristas e inclui um nome que poucos lembram
Disco do Pink Floyd atinge o topo das paradas do Reino Unido 50 anos após lançamento
Novo boletim de saúde revela o que realmente aconteceu com Clemente
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
O guitarrista que Neil Young colocou no mesmo nível de Hendrix, e citou uma música como "prova"
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
O álbum do rock nacional que Rick Bonadio se recusou a lançar - e até quebrou o CD
Boris - casa lotada e público dos mais diversos para ver única apresentação no Brasil
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
A banda que John Paul Jones considerava num patamar acima do Led Zeppelin
Aquiles Priester celebra título da Copa do Brasil conquistado pelo Corinthians
Atualização: 32 dos 34 citados em "Nome aos Bois", do Titãs, morreram
A música que para Steve Harris seria "a canção ideal do Iron Maiden"
O dia que Roberto Justus disse a João Gordo que nunca bebeu uma gota de álcool na vida
"Kiko Loureiro não era realmente um cara do Metal", afirma Dave Mustaine





