Anos 80: grupos e canções com nomes de lugares - Parte III
Por Roberto Rillo Bíscaro
Postado em 23 de março de 2016
Topônimos são nomes ou expressões para designar lugares. Selecionei grupos e canções da década de 80, que contenham referências de cidades, estados, países ou continentes nos nomes.
Resultado da estadia forçada de Caetano Veloso em Londres, devido à ditadura militar, o RPM lançou versão ao vivo de LONDON LONDON (1986), um de seus últimos suspiros de glória.
Longe de ser um de seus momentos altos, em 87 os Smiths lançaram LONDON, atestando pras suas raízes punk.
Lançada em dezembro de 79, a impactante LONDON Calling, do The Clash, qualifica-se pros 80’s. Com sua letra sobre violência urbana, perigo nuclear e de inundação londrina pelo Tâmisa, a canção adentra pra influência reggae que afastaria o Clash do punk ortodoxo. Clássico.
Se é paródia do Clash, não sei, mas o austríaco Falco ganhou o planeta com a deliciosa VIENNA Calling (1986). Descanse em paz, Falco.
Em 86, os Paralamas do Sucesso denunciaram a miséria de favelas como ALAGADOS (Salvador) no coquetel dançante da canção homônima à comunidade soteropolitana. Participação de Gilberto Gil.
Criminosamente pouco conhecida, Sally Oldfield não estava em seus melhores dias quando gravou Meet Me in VERONA (1983). Em alguns momentos sua voz não se adéqua ao tom exigido pela melodia. Em tempo, o nome do álbum contando a canção também é toponômico: Strange Day in BERLIN.
Influentes new wavers, os norte-americanos dos B-52’s lançaram Private IDAHO, em 1980. A canção inspirou filme e provavelmente o chato companheiro de Bjork nos Sugarcubes.
Em 82, a soluçante Dale Bozzio, do ianque Missing Persons, cantava que ninguém anda em LOS ANGELES. Verdade.
De Santos (SP), o eletrônico Harry jamais teve o sucesso merecido. GENEBRA (1988) é uma delícia sombria, lotada de beeps, com clima meio pesadinho.
O Ultravox foi importante banda do synth pop inglês. VIENNA (1981) é uma gema kraftwerkiana pouco convencional, por ter piano, violino e viola. Grande.
As outras partes desta série estão nos links abaixo.
Anos 80 - grupos e canções com nomes de lugares
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Com mais de 140 shows, festival Welcome to Rockville anuncia atrações para 2027
Os 50 artistas de rock e metal mais ouvidos de todos os tempos no Spotify
Shows do Social Distortion no Brasil são adiados para 2027
A música do Lynyrd Skynyrd que Dave Mustaine colocou no Metallica sem Lars Ulrich perceber
Aerosmith realiza primeiro dos dois shows comemorativos; veja setlist e convidados
Korzus lança single/videoclipe "Blind Deaf Mute"
Tony Iommi considera injusto comparar Jorn Lande a Ronnie James Dio
A cirurgia que membros do Metallica, Slayer e Megadeth precisaram fazer, diz Hetfield
O que Nicko McBrain pensava ao ver Bruce Dickinson no palco antes da saída
Confessori lança álbum "Realm Breaker" e novo videoclipe de "Ösel Solis"
O plano de Nicko McBrain para voltar ao estúdio no próximo álbum do Iron Maiden
Rick Rubin achou que faltava Satanás no Slayer e pediu que a banda voltasse às raízes
Neil Peart, David Gilmour e Sid Wilson não concordam sobre o maior baterista do mundo
Os dois guitarristas que Kerry King nunca conheceu após décadas no Slayer
A música favorita de todos os tempos de Brian Johnson, vocalista do AC/DC
O megahit do RPM inspirado diretamente em programa estilo "A Praça é Nossa"
A opinião de Eddie Van Halen sobre Kurt Cobain como músico em 1995





