Anos 80: grupos e canções com nomes de lugares - Parte III
Por Roberto Rillo Bíscaro
Postado em 23 de março de 2016
Topônimos são nomes ou expressões para designar lugares. Selecionei grupos e canções da década de 80, que contenham referências de cidades, estados, países ou continentes nos nomes.
Resultado da estadia forçada de Caetano Veloso em Londres, devido à ditadura militar, o RPM lançou versão ao vivo de LONDON LONDON (1986), um de seus últimos suspiros de glória.
Longe de ser um de seus momentos altos, em 87 os Smiths lançaram LONDON, atestando pras suas raízes punk.
Lançada em dezembro de 79, a impactante LONDON Calling, do The Clash, qualifica-se pros 80’s. Com sua letra sobre violência urbana, perigo nuclear e de inundação londrina pelo Tâmisa, a canção adentra pra influência reggae que afastaria o Clash do punk ortodoxo. Clássico.
Se é paródia do Clash, não sei, mas o austríaco Falco ganhou o planeta com a deliciosa VIENNA Calling (1986). Descanse em paz, Falco.
Em 86, os Paralamas do Sucesso denunciaram a miséria de favelas como ALAGADOS (Salvador) no coquetel dançante da canção homônima à comunidade soteropolitana. Participação de Gilberto Gil.
Criminosamente pouco conhecida, Sally Oldfield não estava em seus melhores dias quando gravou Meet Me in VERONA (1983). Em alguns momentos sua voz não se adéqua ao tom exigido pela melodia. Em tempo, o nome do álbum contando a canção também é toponômico: Strange Day in BERLIN.
Influentes new wavers, os norte-americanos dos B-52’s lançaram Private IDAHO, em 1980. A canção inspirou filme e provavelmente o chato companheiro de Bjork nos Sugarcubes.
Em 82, a soluçante Dale Bozzio, do ianque Missing Persons, cantava que ninguém anda em LOS ANGELES. Verdade.
De Santos (SP), o eletrônico Harry jamais teve o sucesso merecido. GENEBRA (1988) é uma delícia sombria, lotada de beeps, com clima meio pesadinho.
O Ultravox foi importante banda do synth pop inglês. VIENNA (1981) é uma gema kraftwerkiana pouco convencional, por ter piano, violino e viola. Grande.
As outras partes desta série estão nos links abaixo.
Anos 80 - grupos e canções com nomes de lugares
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
Birmingham, Ozzy Osbourne e o heavy metal que a cidade ainda reluta em assumir
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
O melhor disco de thrash metal de cada ano da década de 90, segundo o Loudwire
A banda clássica dos anos 60 que Mick Jagger disse que odiava ouvir: "o som me irrita"
Para Lars Ulrich, o que tornava o Slayer interessante era seu extremismo
Playlist - Os melhores covers gravados por 11 grandes bandas do thrash metal
Foto junta Slash, Duff e Sharon Osbourne, e puxa o fio do tributo a Ozzy no Grammy 2026
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Agenda mais leve do Iron Maiden permitiu a criação do Smith/Kotzen, diz Adrian Smith
O indiscutível maior mérito de Jimmy Page enquanto guitarrista, segundo Regis Tadeu
O ex-integrante do Megadeth com quem Dave Mustaine gostaria de ter mantido contato
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1980
A curiosa opinião do cantor Lobão sobre a lendária popstar Madonna
Jimi Hendrix: De Seattle para a eternidade






