RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Dave Mustaine não tinha planos de se tornar vocalista do Megadeth

The Beatles, agora e então: Como assim ainda se fala de Beatles?

Produtor de longa data do Black Sabbath revela os segredos do timbre da guitarra de Tony Iommi

O canadense que matou uma família e culpou música de Ozzy

A primeira música que Adrian Smith e Dave Murray tocaram juntos

Baterista do Shadows Fall odiou Metallica e Slayer quando ouviu pela primeira vez

A reação de seu advogado após guitarrista recusar cargo de guitarrista de Ozzy Osbourne

Kurt Cobain comenta as músicas do Nirvana que compôs para combater o sexismo

O integrante do Led Zeppelin com quem Robert Plant sempre perdia a paciência

Um fator crucial que levou Mike Shinoda a reformar o Linkin Park; "Estava quase como acabado"

Primeira música escrita por Steve Harris tinha título "horrível" e virou faixa de "Killers"

O que Cazuza quis dizer com "A burguesia fede e quer ficar rica" no clássico "Burguesia"

A conturbada saída de Steve Souza do Testament, nas palavras de Eric Peterson

O dia que o Pearl Jam só não compôs uma música com Bob Dylan porque Eddie Vedder não quis

A enigmática última frase que Renato Russo disse para seu amigo antes de morrer


Comitiva
Stamp

Raul Seixas: curiosidades sobre "Krig-ha Bandolo!"

Por Fúlvio Loreto
Postado em 12 de fevereiro de 2015

Aqui apresento-lhes curiosidades sobre o primeiro álbum solo de Raul Seixas. A intenção não é fazer exatamente uma resenha, e sim um comentário sobre cada faixa, buscando curiosidades acerca.
Dependendo da repercussão pretendo seguir com os próximos álbuns de Raul. Então vamos lá!

Raul Seixas - Mais Novidades

Good Rockin’ Tonight (introdução): aqui se escuta Raulzito cantando aos 9 anos de idade a canção de Roy Brown, provavelmente inspirado pela versão de Elvis Presley. A gravação é precária, já que é amadora e antiga. Ao final Raul é apresentado por seu irmão mais novo, Plínio, que diz algo como "Meus senhores, minhas senhoras, o Raul Varella Seixas acabou de cantar ‘Well, I heard the news’ "(primeiro verso da música). Porém o nome do meio de Raulzito é Santos. O nome dito foi o de seu pai, o "Seu Raul".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mosca na Sopa: depois de uma introdução mostrando que Raul é roqueiro desde criança, vem essa canção que segue o ritmo de ponto de macumba com berimbau mesclado a sintetizadores (fazendo o barulho da "mosca) e, mais adiante, engata em alguns momentos de rock. Há imagens da gravação no documentário "O início, o fim e o meio". Diz a lenda que uma das moças chamadas para gravar o coro "baixou uma entidade" ou algo do gênero e Raul ficou apavorado.

Metamorfose Ambulante: Raul afirmou em uma entrevista haver feito o rascunho dessa canção na parede de seu quarto na sua época de adolescência. Os backing vocais da introdução foram claramente inspirados pela versão de Joe Cocker para With a Little Help From My Friends dos Beatles. Paulo Coelho disse, após a morte de Raul, que havia ajudado a escrever a canção, porém ela é assinada só por Raulzito. Lula citou seus versos em 2007 para justificar algumas de suas contradições.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Dentadura Postiça: canção no estilo gospel estadounidense, com Raul dialogando com os coros e subindo de tom a cada mudança de verso. Dizem que "dentadura" seria trocadilho com "ditadura" e Raul a malfadava dizendo sobre "o preço do horror", "vai sair", "vai cair"

Cachorro Urubu: Na explicação do próprio Raul, "Cachorro Urubu era o líder de uma tribo indígena que, sozinha, declarou guerra aos Estados Unidos e foi dizimada". Há dois jogos de palavras interessantes, provavelmente feitos para driblar a censura: "O que houve na TRANÇA / vai mudar nossa dança" referia-se na verdade à França, cuja população em 1968 se opôs ao regime totalitário. A outra é "Sou o Cachorro Urubu / Em guerra com ZEU", onde na verdade queria dizer "com os EU" (Estados Unidos).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A Hora do Trem Passar: Uma canção lírica, a princípio romântica, mas aberta a muitas interpretações. Seria a faixa título do álbum tributo de Zé Ramalho para Raul, mas foi vetada por Paulo Coelho (assim como todas suas outras parcerias) e acabou sendo simplesmente "Zé Ramalho canta Raul Seixas".

Al Capone: um ótimo rock and roll. Raul dá conselhos para o personagem título e outras figuras históricas, tanto recentes como Jimi Hendrix, falecido 3 anos antes, como Jesus Cristo, que dizem ter sido crucificado há quase dois mil anos. Ao final é reafirmado que devem seguir seus conselhos, já que ele "é um astrólogo e conhece a história do princípio ao fim". Sobre a feitura da canção, o filme biográfico de Paulo Coelho mostra os dois no início da parceria. Raul lhe havia pedido uma letra que falasse algo sobre Al Capone e Paulo trouxe um texto difícil e imenso. Quando Raul disse que não estava bom, Paulo em tom de deboche respondeu: "O que você quer então? Ei Al Capone, vê se te emenda?" e Raul gostou da idéia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

How Could I Know: uma balada em inglês. Segundo o livro "1973, o ano que revolucionou o rock" de Célio Albuquerque "um relato daqueles tempos estranhos, em que os cabelos cresciam, as guitarras faziam barulho e a revolução se aproximava". Há uma outra versão, mais antiga, com a letra totalmente diferente e um subtítulo (Love Was to Go) uma canção romântica que Raul pensava em mandar a Elvis, o que acabou não ocorrendo, até fazer a sua segunda versão.

Rockixe: com um arranjo claramente inspirado em "Peter Gunn", de Henry Mancini, seguidamente é acusada por fundamentalistas evangélicos de ser uma letra feita como se fosse cantada pelo Diabo em primeira pessoa.

As Minas do Rei Salomão: cantada em primeira pessoa por um aventureiro. Provavelmente foi inspirada no livro de mesmo nome do escritor Henry Rider Haggard.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ouro de Tolo: foi o carro chefe do álbum, lançada previamente como compacto, foi um sucesso estrondoso à época. É uma crítica (ou seria uma reflexão?) à vida de um cidadão de classe média, que já conquistara tudo, mas precisava dar-se conta de que há muito mais além do material para "ser completo"; Na versão do compacto Raul diz que comprou um "carrão 73", já na que está no álbum ele comprou um "corcel 73", no caso, um carro do ano. A canção é quase falada, próxima ao estilo de Bob Dylan. Sua harmonia e melodia tem certa semelhança com a canção de Erasmo Carlos "Sentado a beira de um caminho", mas enquanto Erasmo diz que fica sentado, Raul lhe contrapõe e diz que "não pode ficar aí parado". Também o hit da época de Roberto Carlos, "A Montanha" parece ter levado uma ironia dessa canção. Roberto evidencia em toda a canção que diz "obrigado senhor". Raul diz que "devia estar feliz pelo senhor ter me concedido ir ao zoológico dar pipoca aos macacos". Em 1986 o Camisa de Vênus lançou uma versão "atualizada" da canção, acelerada, próxima a um punk rock. Dessa vez o automóvel comprado é um Monza 86. Apesar da amizade de Raul com o vocalista da banda, Marcelo Nova (tanto que gravaram um álbum juntos) ele criticou o cover publicamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Outras curiosidades:

-O nome do álbum, Krig-há Bandolo! Singnifica "O inimigo vem aí" na língua de Tarzan.

-Na capa do álbum, Raul aparece sem camisa, quase como um Cristo
cucificado e em sua mão há a chave, símbolo da Sociedade Alternativa.
-Há uma vinheta ao final do disco onde Raul brinca com a rotação de sua voz. Em algumas edições do álbum ela não aparece.

-Raul chegou a gravar duas versões em espanhol visando o mercado latino-americano, mas não gostou de sua performance nas canções e desistiu delas. São respectivamente das canções Metamorfose Ambulante e Ouro de Tolo. Nas duas há alguns erros de gramática. Ambas foram postumamente lançadas no álbum "O Baú do Raul" de 1992, assim como a primeira versão de How Could I Know (Love Was to Go).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

-A primeira edição em CD tem as faixas Cachorro Urubu e A hora do Trem passar trocadas.

-A última edição em CD traz, além do álbum original remasterizado, a canção Caroço de Manga, primeira parceria de Raul e Paulo (que segundo o próprio Paulo ele não escreveu nada, Raul só fez que assinasse para se motivar a escrever) da trilha sonora da novela "A volta de Beto Rockfeller", uma versão ao vivo de Loteria da Babilônia (antes presente apenas no LP do festival Phono 73) e a versão "carrão 73" de Ouro de Tolo, lançada só em compacto até então.

-O álbum é classificado pela revista Rolling Stone Brasil como o 12º melhor álbum nacional.

-Já foi tema de documentário em uma edição do programa "O som do vinil", apresentado por Charles Gavin.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Faixas
Título Compositor(es) Duração
1. "Introdução: Good Rockin' Tonight" Roy Brown 0:50
2. "Mosca na Sopa" Raul Seixas 3:58
3. "Metamorfose Ambulante" Raul Seixas 3:50
4. "Dentadura Postiça" Raul Seixas 1:30
5. "As Minas do Rei Salomão" Raul Seixas / Paulo Coelho 2:22
6. "A Hora do Trem Passar" Raul Seixas / Paulo Coelho 1:50
7. "Al Capone" Raul Seixas / Paulo Coelho 2:38
8. "How Could I Know" Raul Seixas 2:36
9. "Rockixe" Raul Seixas / Paulo Coelho 3:44
10. "Cachorro Urubu" Raul Seixas / Paulo Coelho 2:08
11. "Ouro de Tolo" Raul Seixas 2:51

Ficha técnica
Coordenação: Roberto Menescal
Direção Musical: Mazzola / Raul Seixas
Produção Artística: Mazzola / Raul Seixas
Técnicos: Ary / Luigi
Auxiliar Técnico: Paulo Sérgio / Luis Claudio
Corte: Joaquim Figueira
Capa: Raul, Paulo, Edith, Aldo e Adalgisa Rios
Foto da Capa: Cláudio Fortuna
Encarte: Adalgisa Rios

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sugestões, críticas e comentários são bem-vindos!

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Bangers Open Air
Pierce The Veil


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS