RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas

imagemCinco países com muita tradição no mundo do heavy metal

imagemA banda punk que zombou do AC/DC em 1976, mas depois se arrependeu

imagemRobert Plant e a banda que ele se ofereceu para tocar baixo

imagemSupergrupo com membros de Van Halen, Bon Jovi e Aerosmith terá Jeff Scott Soto no vocal?

imagemO profundo significado do "Trem" nas letras de Raul Seixas, segundo o próprio

imagemO hit dos Beatles que Paul McCartney faz ligeira indireta para indesejada Yoko Ono

imagemGráfico em vídeo mostra cantoras de metal mais populares entre 2004 e 2023

imagemO álbum dos Rolling Stones que Keith Richards considera "subestimado"

imagemMaterial inédito do Led Zeppelin pode ter sido encontrado por Jason Bonham

imagemSamuel Rosa publica mensagem tocante antes de último show do Skank

imagemA diferença entre Marty Friedman e Kiko Loureiro, segundo Dave Mustaine

imagemMatt Cameron nega que vai assumir lugar de Taylor Hawkins no Foo Fighters

imagemLemmy Kilmister sobre saída de Dee Dee dos Ramones: "Aquilo acabou com Joey"

imagemMustaine diz que doença de Bruce Dickinson fez Megadeth trocar de baterista e guitarrista

imagemContinuação abandonada do "Van Halen III" "soava muito bem" para Michael Anthony


Summer Breeze B
Pomba

Raul Seixas: curiosidades sobre "Krig-ha Bandolo!"

Por Fúlvio Loreto
Postado em 12 de fevereiro de 2015

Aqui apresento-lhes curiosidades sobre o primeiro álbum solo de Raul Seixas. A intenção não é fazer exatamente uma resenha, e sim um comentário sobre cada faixa, buscando curiosidades acerca.
Dependendo da repercussão pretendo seguir com os próximos álbuns de Raul. Então vamos lá!

Bruce Dickinson

Good Rockin’ Tonight (introdução): aqui se escuta Raulzito cantando aos 9 anos de idade a canção de Roy Brown, provavelmente inspirado pela versão de Elvis Presley. A gravação é precária, já que é amadora e antiga. Ao final Raul é apresentado por seu irmão mais novo, Plínio, que diz algo como "Meus senhores, minhas senhoras, o Raul Varella Seixas acabou de cantar ‘Well, I heard the news’ "(primeiro verso da música). Porém o nome do meio de Raulzito é Santos. O nome dito foi o de seu pai, o "Seu Raul".

Mosca na Sopa: depois de uma introdução mostrando que Raul é roqueiro desde criança, vem essa canção que segue o ritmo de ponto de macumba com berimbau mesclado a sintetizadores (fazendo o barulho da "mosca) e, mais adiante, engata em alguns momentos de rock. Há imagens da gravação no documentário "O início, o fim e o meio". Diz a lenda que uma das moças chamadas para gravar o coro "baixou uma entidade" ou algo do gênero e Raul ficou apavorado.

Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Metamorfose Ambulante: Raul afirmou em uma entrevista haver feito o rascunho dessa canção na parede de seu quarto na sua época de adolescência. Os backing vocais da introdução foram claramente inspirados pela versão de Joe Cocker para With a Little Help From My Friends dos Beatles. Paulo Coelho disse, após a morte de Raul, que havia ajudado a escrever a canção, porém ela é assinada só por Raulzito. Lula citou seus versos em 2007 para justificar algumas de suas contradições.

Dentadura Postiça: canção no estilo gospel estadounidense, com Raul dialogando com os coros e subindo de tom a cada mudança de verso. Dizem que "dentadura" seria trocadilho com "ditadura" e Raul a malfadava dizendo sobre "o preço do horror", "vai sair", "vai cair"

Cachorro Urubu: Na explicação do próprio Raul, "Cachorro Urubu era o líder de uma tribo indígena que, sozinha, declarou guerra aos Estados Unidos e foi dizimada". Há dois jogos de palavras interessantes, provavelmente feitos para driblar a censura: "O que houve na TRANÇA / vai mudar nossa dança" referia-se na verdade à França, cuja população em 1968 se opôs ao regime totalitário. A outra é "Sou o Cachorro Urubu / Em guerra com ZEU", onde na verdade queria dizer "com os EU" (Estados Unidos).

A Hora do Trem Passar: Uma canção lírica, a princípio romântica, mas aberta a muitas interpretações. Seria a faixa título do álbum tributo de Zé Ramalho para Raul, mas foi vetada por Paulo Coelho (assim como todas suas outras parcerias) e acabou sendo simplesmente "Zé Ramalho canta Raul Seixas".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Al Capone: um ótimo rock and roll. Raul dá conselhos para o personagem título e outras figuras históricas, tanto recentes como Jimi Hendrix, falecido 3 anos antes, como Jesus Cristo, que dizem ter sido crucificado há quase dois mil anos. Ao final é reafirmado que devem seguir seus conselhos, já que ele "é um astrólogo e conhece a história do princípio ao fim". Sobre a feitura da canção, o filme biográfico de Paulo Coelho mostra os dois no início da parceria. Raul lhe havia pedido uma letra que falasse algo sobre Al Capone e Paulo trouxe um texto difícil e imenso. Quando Raul disse que não estava bom, Paulo em tom de deboche respondeu: "O que você quer então? Ei Al Capone, vê se te emenda?" e Raul gostou da idéia.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

How Could I Know: uma balada em inglês. Segundo o livro "1973, o ano que revolucionou o rock" de Célio Albuquerque "um relato daqueles tempos estranhos, em que os cabelos cresciam, as guitarras faziam barulho e a revolução se aproximava". Há uma outra versão, mais antiga, com a letra totalmente diferente e um subtítulo (Love Was to Go) uma canção romântica que Raul pensava em mandar a Elvis, o que acabou não ocorrendo, até fazer a sua segunda versão.

Rockixe: com um arranjo claramente inspirado em "Peter Gunn", de Henry Mancini, seguidamente é acusada por fundamentalistas evangélicos de ser uma letra feita como se fosse cantada pelo Diabo em primeira pessoa.

Bruce Dickinson

As Minas do Rei Salomão: cantada em primeira pessoa por um aventureiro. Provavelmente foi inspirada no livro de mesmo nome do escritor Henry Rider Haggard.

Ouro de Tolo: foi o carro chefe do álbum, lançada previamente como compacto, foi um sucesso estrondoso à época. É uma crítica (ou seria uma reflexão?) à vida de um cidadão de classe média, que já conquistara tudo, mas precisava dar-se conta de que há muito mais além do material para "ser completo"; Na versão do compacto Raul diz que comprou um "carrão 73", já na que está no álbum ele comprou um "corcel 73", no caso, um carro do ano. A canção é quase falada, próxima ao estilo de Bob Dylan. Sua harmonia e melodia tem certa semelhança com a canção de Erasmo Carlos "Sentado a beira de um caminho", mas enquanto Erasmo diz que fica sentado, Raul lhe contrapõe e diz que "não pode ficar aí parado". Também o hit da época de Roberto Carlos, "A Montanha" parece ter levado uma ironia dessa canção. Roberto evidencia em toda a canção que diz "obrigado senhor". Raul diz que "devia estar feliz pelo senhor ter me concedido ir ao zoológico dar pipoca aos macacos". Em 1986 o Camisa de Vênus lançou uma versão "atualizada" da canção, acelerada, próxima a um punk rock. Dessa vez o automóvel comprado é um Monza 86. Apesar da amizade de Raul com o vocalista da banda, Marcelo Nova (tanto que gravaram um álbum juntos) ele criticou o cover publicamente.

Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Outras curiosidades:

-O nome do álbum, Krig-há Bandolo! Singnifica "O inimigo vem aí" na língua de Tarzan.

-Na capa do álbum, Raul aparece sem camisa, quase como um Cristo
cucificado e em sua mão há a chave, símbolo da Sociedade Alternativa.
-Há uma vinheta ao final do disco onde Raul brinca com a rotação de sua voz. Em algumas edições do álbum ela não aparece.

-Raul chegou a gravar duas versões em espanhol visando o mercado latino-americano, mas não gostou de sua performance nas canções e desistiu delas. São respectivamente das canções Metamorfose Ambulante e Ouro de Tolo. Nas duas há alguns erros de gramática. Ambas foram postumamente lançadas no álbum "O Baú do Raul" de 1992, assim como a primeira versão de How Could I Know (Love Was to Go).

-A primeira edição em CD tem as faixas Cachorro Urubu e A hora do Trem passar trocadas.

-A última edição em CD traz, além do álbum original remasterizado, a canção Caroço de Manga, primeira parceria de Raul e Paulo (que segundo o próprio Paulo ele não escreveu nada, Raul só fez que assinasse para se motivar a escrever) da trilha sonora da novela "A volta de Beto Rockfeller", uma versão ao vivo de Loteria da Babilônia (antes presente apenas no LP do festival Phono 73) e a versão "carrão 73" de Ouro de Tolo, lançada só em compacto até então.

-O álbum é classificado pela revista Rolling Stone Brasil como o 12º melhor álbum nacional.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

-Já foi tema de documentário em uma edição do programa "O som do vinil", apresentado por Charles Gavin.

Faixas
Título Compositor(es) Duração
1. "Introdução: Good Rockin' Tonight" Roy Brown 0:50
2. "Mosca na Sopa" Raul Seixas 3:58
3. "Metamorfose Ambulante" Raul Seixas 3:50
4. "Dentadura Postiça" Raul Seixas 1:30
5. "As Minas do Rei Salomão" Raul Seixas / Paulo Coelho 2:22
6. "A Hora do Trem Passar" Raul Seixas / Paulo Coelho 1:50
7. "Al Capone" Raul Seixas / Paulo Coelho 2:38
8. "How Could I Know" Raul Seixas 2:36
9. "Rockixe" Raul Seixas / Paulo Coelho 3:44
10. "Cachorro Urubu" Raul Seixas / Paulo Coelho 2:08
11. "Ouro de Tolo" Raul Seixas 2:51

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ficha técnica
Coordenação: Roberto Menescal
Direção Musical: Mazzola / Raul Seixas
Produção Artística: Mazzola / Raul Seixas
Técnicos: Ary / Luigi
Auxiliar Técnico: Paulo Sérgio / Luis Claudio
Corte: Joaquim Figueira
Capa: Raul, Paulo, Edith, Aldo e Adalgisa Rios
Foto da Capa: Cláudio Fortuna
Encarte: Adalgisa Rios

Sugestões, críticas e comentários são bem-vindos!

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Siga e receba novidades do Whiplash.Net:

Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp

Fotos de Infância: Raul Seixas


publicidadeAdemir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | André Silva Eleutério | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Euber Fagherazzi | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Henrique Haag Ribacki | José Patrick de Souza | Julian H. D. Rodrigues | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal