Sound Machines: tocando vinis com laser ao invés de agulhas
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 27 de abril de 2012
Em um universo paralelo, Thomas Edison nunca inventou o fonógrafo. Nós criamos lasers, computadores, e áudio em MIDI primeiro. Daí, e somente daí, alguém pensou em colocar sulcos em um disco e girá-lo em seu próprio eixo, lendo trincheiras para fazer música.
Essa é a idéia básica por trás das SOUNDMACHINES. Criadas pela The Product para, de tudo no mundo, um evento da [montadora] Volkswagen, são essencialmente um toca-discos laser gigante de três módulos. Mas ao invés de tocar discos – um meio que só pode ser tocado de uma maneira – ela algo com bem menos informação que pode ser lido de bilhões de maneiras.
Os lasers interpretam as cores, texturas e cortes de cada disco como entradas para processamento em MIDI, o que significa que blips de informação se tornam batidas e notas, e texturas físicas se tornam texturas de áudio. Desse modo, o ouvinte recebe uma sinfonia digital da mais simples das formas analógicas, e qualquer forma pode soar diferente com o menor ajuste ao software.
Mas enquanto as Soundmachines são um projeto interessante por si próprio, seria curioso ver até onde essa música desenhada por objetos pode ir. Se um laser pode ler a textura de um pedaço de plástico, não há razão para que ele não pudesse ler a textura de tijolos de um prédio, o concreto de uma calçada ou mesmo a pele no rosto de uma pessoa. Se rugas contam a história de alguém para seus olhos, o que elas diriam a nossos ouvidos?
Poderia um molde de nossos rostos entrar num desses discos? Você poderia ir a uma festa na qual todos nós tiramos um molde de nossas caras em gesso e ter que adivinhar qual música foi solicitada por qual convidado? Com certeza.
Claro, essa talvez seja a variedade de idéia que cabe melhor naquele universo paralelo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira os preços dos ingressos para shows do Rush no Brasil
Pacote VIP para show do Rush custa mais de 14 mil reais
Rush anuncia tecladista Loren Gold como membro da banda de apoio
Ao ser acordada ao som de Sepultura, participante do BBB tem reação inesperada
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
50 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em março
Tobias Forge explica ausência da América do Sul na atual tour do Ghost
Turnê nacional do Left to Die sofre mudanças na agenda
15 músicas que o Megadeth nunca tocou ao vivo - e dificilmente tocará
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
O lendário álbum dos anos 1970 que envelheceu mal, segundo Regis Tadeu
A música tocante do Nevermore que era uma das preferidas do vocalista Warrel Dane
Tommy Aldridge explica ausência do show de despedida de Ozzy Osbourne
Geddy Lee comenta tour que Rush fará no Brasil em 2027
Bruce Dickinson sobe ao palco com o Smith/Kotzen em Londres
Dez solos de guitarra muito bonitos que vão te conquistar
A surpreendente banda Pop dos anos 80 que Freddie Mercury adorava; "eu me identificava"
Ronnie James Dio: a real opinião dele sobre Ozzy Osbourne, resumida em entrevistas



Bateria: imagine se ele tocasse um equipamento mais decente
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1988
Sexo e rock n' roll; banda grava e vende pornô para bancar despesas
Dream Theater: os segredos do álbum Octavarium
A regra velada que havia entre bandas dos anos 1980 que RPM encontrou brecha e quebrou
Jared Leto: a reação ao se ver no papel do Coringa



