Master Tracks: O que são e como conseguir uma

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Arthur Santos, Fonte: youtube
Enviar correções  |  Ver Acessos

Muitos já devem ter ouvido falar em Master Tracks, canais separados, tracks isoladas... Na verdade não tem um termo certo, e sim várias "maneiras" diferentes de se obter um instrumento separado, ou a música (original) sem determinado instrumento, os chamados Backing Tracks. Músicos gostam muito disso, para observar a real "pegada" dos músicos, alguns efeitos como reverb na voz... ou mesmo para tocar "junto" com seus ídolos.

Overkill: mandando recado ao Avenged SevenfoldDane-se Bruce Dickinson: Simone Simons no metrô é muito melhor

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Master Tracks são faixas separadas da gravação de estúdio da música, muitas vezes retiradas de jogos como Guitar Hero e Rock Band. Que são exatamente a track "final" da gravação, por exemplo a Track de Guitarras de uma música, a track de vocal de uma música... Normalmente não aparece nenhum instrumento junto. Veja abaixo um exemplo:

Existe também casos em que a track é extraida de um DVD-A por exemplo, como no caso do DVD audio do album Dance of Death do Iron Maiden, que o canal central sai apenas as voz de Bruce Dickinson, os solos e os licks mais importantes.

Outro modo de se obter, é separar o canal de um show com audio 5.1, como o caso do Rock in Rio III, do Iron Maiden, aonde o canal central tem apenas a gutiarra do Adrian Smith. Então, só extrair o áudio deste canal e pronto, você tem a linha de guitarra do Adrian Smith isolada, como neste video.

Não confunda com Backing Tracks, pois estes são "acompanhamentos", ou seja, parte dos intrumentos são tocados, e outros (normalmente guitarra e voz) não existem na track. Existem diversos Backing Tracks, a maioria não é original, ou seja, alguem gravou os instrumentos. Mas existem outros, que são retirados muitas vezes de DVDs, aonde na separação de canais, acabou algum canal ficando sem alguma guitarra (caso a banda tenha mais de uma guitarra) ou até mesmo sem elas. Ou mesmo na junção das Master Tracks separadas.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Curiosidades

Overkill: mandando recado ao Avenged SevenfoldOverkill
Mandando recado ao Avenged Sevenfold

Dane-se Bruce Dickinson: Simone Simons no metrô é muito melhorDane-se Bruce Dickinson
Simone Simons no metrô é muito melhor


Sobre Arthur Santos

Estudante na área de informática, tem Iron Maiden como banda preferida, mas admira muito outras bandas de diferentes estilos dentro do Rock, como Rush, Dio, Sabbath, Deep Purple, Black Label Society, Blaze Bayley, Judas Priest, Queen, Van Halen, Anthrax, Motley Crue, entre outras... Fora do mundo da música, gosta muito de esportes de velocidade, como kart e moto. @arthursantos_ .

Mais matérias de Arthur Santos no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor