RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Vibraram por abrir pro Ozzy, mas depois viram que o bagulho era louco; "levei muita cusparada"

Os clássicos de rock/metal da suposta playlist vazada de Donald Trump

Max Cavalera diz que não gosta de escrever letras e chama processo de "tedioso"

O hit dos anos 2000 que nasceu de uma briga de casal e superou 1 bilhão de plays no Spotify

Nick Cave descreve show do Radiohead como uma "atividade espiritual"

O saudoso Alexi Laiho precisava do caos para se sentir confortável

A banda brasileira que levou 4 mil pessoas a show na Austrália: "Cara, olha o que fiz"

No Treaty acaba após ex-vocalista reivindicar "propriedade divina"

A música do Anthrax que aborda tema sério e tem clipe sombrio

Narnia lança "Living Water" em português com Germán Pascual

Rush anuncia morte da mãe do baterista Neil Peart

Ozzy Osbourne odiava o Natal e sempre quis trabalhar nessa época do ano

Ex-vocalista do Nazareth, Carl Sentance comenta saída

Max Cavalera afirma que Donald Trump o fez reativar o Nailbomb

Novo álbum do Sleep Token é escolhido o pior do ano por tradicional jornal


Bangers Open Air

Judas Priest - os segredos por trás da obra que mudou o metal - "British Steel"

Resenha - British Steel - Judas Priest

Por
Postado em 06 de maio de 2025

Que o Judas Priest é uma das bandas mais importantes da história do heavy metal, é indiscutível. Mas, pelo menos até o lançamento do seu sexto álbum, o "British Steel", o seu público ainda era, digamos, bastante limitado.

Na sua fase underground, o Judas Priest flerta com diversos estilos, mas sempre tendo algo comum: o peso, influenciado por grupos como Deep Purple, Black Sabbath, Led Zeppelin e Queen. Então, sabendo que era possível alcançar as rádios e o grande público sem abandonar suas características, os britânicos de Birmingham apostam na simplicidade, nos riffs e refrões marcantes e no visual para finalmente alcançar o tão almejado reconhecimento popular e, claro, sucesso comercial.

Judas Priest - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Mas como uma obra, entre aspas, "comercial" pode influenciar tantos grupos que viriam depois, como o "Big Four" do trash metal americano e tantas outras do rock pesado? Senta aí, se ajeite, que é justamente sobre isso que iremos falar!

Talvez uma das principais características do "British Steel" é o fato de o Judas Priest ter entrado em estúdio para as gravações sem ainda possuir todas as canções do disco prontas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Glenn Tipton diz não ter certeza do porquê eles terem feito dessa forma, uma vez eles nunca haviam trabalhado assim antes, tampouco voltariam a fazê-lo. Para Halford, parte da força do "British Steel" veio justamente do fato de eles terem de trabalhar junto nas composições. De acordo com o vocalista, eles já entraram no estúdio com um punhado de ideias, mas que a maior parte dos materiais teve de ser criado com ele, KK Downing e Glenn Tipton sentados como um trio de compositores. Até aquela altura a criação envolvia, normalmente, alguém chegando com uma canção completa, que daí então era finalizada em conjunto.

O local escolhido para as gravações do "British Steel" foi o Tittenhurst Park, famoso por ser uma das moradias de John Lennon e por ter ambientado o clipe de "Imagine". Na época, o espaço já não era mais propriedade de Lennon, mas de outro ex-beatle, Ringo Starr, que o havia adquirido em 1973.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Foi aqui que Priest e Tom Allom mixaram "Unleashed In The East", poucos meses antes. Desta vez, contudo, ao invés de utilizarem o estúdio em si, a banda opta por gravar pela própria casa, com cada membro em um cômodo diferente. Segundo o produtor, provavelmente quem ficou na sala ao lado do piano branco de John Lennon foi KK Downing.

O mesmo KK acrescenta que as tomadas de gravação eram feitas com toda a banda tocando ao mesmo tempo, o que fez com que houvesse uma energia do show ao vivo no disco, sem qualquer superprodução.

Conta-se que quem deu a ideia para o nome para o álbum foi o baixista Ian Hill. Segundo ele, a greve dos trabalhadores da empresa estatal British Steel Corporation estava o tempo todo no noticiário na época, ao mesmo tempo, o som da banda era muito britânico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Glenn Tipton, que trabalhou para a empresa por cinco cinco anos, lembra que a banda não tinha um título alternativo, pois ninguém sequer havia pensado sobre isso. Mas que quando o design da capa, feito pelo renomado artista polonês Rosław Szaybo, ficou pronto, tudo fez sentido.

Lançamento e crítica

O "British Steel", álbum que mudou Judas Priest de patamar, foi colocado nas prateleiras em abril de 1980. Nos meses seguintes ao lançamento do sexto disco dos britânicos, a obra alcança a quarta posição nas paradas britânicas e a 34ª nos Estados Unidos, as melhores posições para um álbum da banda, ao menos durante o período em que as mídias eram vendidas exclusivamente na forma física.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Assim como os resultados comerciais, a crítica da época foi bastante positiva em relação ao "British Steel". David Fricke, para a Rolling Stone, escreve sobre o esfriamento do gênero de rock pesado, mas destaca que o Judas Priest desafiava habilmente a morte por meio da erupção vulcânica que era o "British Steel". De acordo David, o novo disco do Priest parece alimentado pelos ritmos de metralhadora e pelo ataque de guitarra crepitante de descendentes do punk. Vejam só!

O jornal Gazeta de Montreal, por sua vez, descreve os vocais e as letras como questionáveis, embora destaque que a banda faz bem seu trabalho, além de fazer grupos como o Nazareth soarem como um coral de igreja.

A crítica de Timothy Yagle, para o The Michigan Daily, por fim, é aquela que, em minha opinião, resume muito bem o "British Steel". Segundo Timothy, o Judas buscava reviver uma era quase desativada do heavy metal fundado por Deep Purple e Black Sabbath, o que resultava num ataque implacável e selvagem de rock ‘n’ roll nos ouvidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ele prossegue citando a influência das raízes nas favelas e fábricas de Birmingham para a criação dos poderosos acordes e melodias atrevidas das guitarras e dos vocais estridentes do durão Rob Halford. Para Timothy, o Judas Priest continuava sendo um dos mais ferrenhos defensores do simplismo e do tocar forte e alto.

O texto termina dizendo que graças a intensidade absoluta de bandas como o Judas e o desejo das pessoas de viverem essa fantasia peculiar, o hard rock jamais iria morrer.

Este texto é um trecho do roteiro do vídeo "Judas Priest e a invenção do metal moderno", publicado no canal "No Rastro do Som", no YouTube. Nele, trato detalhadamente da história da banda, disco por disco, até o lançamento de seu maior sucesso, o "British Steel", em 1980. Para assistir o conteúdo completo, é só clicar no vídeo abaixo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeLuis Alberto Braga Rodrigues | Rogerio Antonio dos Anjos | Everton Gracindo | Thiago Feltes Marques | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Yuri Apolônio

Colaborador sem descrição cadastrada.
Mais matérias de Yuri Apolônio.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS