Resenha - British Steel - Judas Priest

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Bruno Sanchez
Enviar correções  |  Ver Acessos


(Eagle Rock Entertainment - 2001)

Vício: Phil Anselmo relata como é ser viciado em heroínaSteven Tyler: primeira vez aos 7 anos, com duas gêmeas

Matéria originalmente publicada no site
Delfos - Diversão e cultura.
http://delfos.zip.net

O Heavy Metal não é um estilo novo. Se contarmos que ele começou com o Black Sabbath no início dos anos 70 (apesar de haver uma certa discordância neste sentido), ele já é um senhor com mais de 30 anos.

Porém, foi apenas no finalzinho dos anos 70 e início dos 80 que o Metal se consolidou através da famosa New Wave of British Heavy Metal que o redefiniu e originou todos os subgêneros que conhecemos até hoje: Thrash, Death, Black, Doom, Power e por aí vai.

Esta época também nos presenteou com os trabalhos mais clássicos da cena como o Number of the Beast do Iron Maiden (1982), o Master of Puppets do Metallica (1986) e este British Steel do Judas Priest (1980).

Em um ótimo trabalho de pesquisa, a Eagle Rock Entertainment nos traz mais um DVD da série "Classic Albums", revivendo a época do lançamento do disco, sua repercussão e o impacto que ele causou para sempre na história da música pesada.

O British Steel simboliza toda a transformação que o Heavy Metal sofreu dos anos 70 para os 80, onde as músicas ficaram mais rápidas, mais agressivas, sem tantas enrolações com solos longos e aspectos progressivos, mas sem deixar sua atitude transformadora e revolucionária de lado.

O DVD é dividido em 6 capítulos, todos com entrevistas com os músicos da banda (menos o baterista na época, Dave Holland, que é sumariamente ignorado) e o produtor Tom Allom, que nos fazem uma retrospectiva da época, nos contam detalhes sobre as gravações e diversas curiosidades sobre o processo de composição, a escolha do local de gravação dos clássicos (na mansão do ex-beatle Ringo Starr), e uma parte muito divertida sobre os efeitos especiais que o Judas utilizou nas músicas, entre eles o inusitado barulho dos talheres da cozinha de Ringo que simularam a marcha dos soldados no final de Metal Gods.

Alguns capítulos são dedicados exclusivamente às músicas Breaking The Law, United, Metal Gods, The Rage, Grinder e Living After Midnight, clássicos eternos do Heavy Metal e que são tratados com muito carinho aqui.

Como bônus, temos o vídeo ao vivo de Grinder, gravado no Rock in Rio 2 de 1991. A primeira apresentação do Judas no Brasil e Rob Halford até arriscou algumas frases em português. Temos também os dois videoclipes retirados do British Steel (Breaking the Law e Living After Midnight), um capítulo dedicado totalmente à música Rapid Fire (colocado como bônus por algum motivo que ignoro), uma entrevista exclusiva com o baterista atual Scott Travis (mais uma vez ignorando o pobre Dave), um depoimento da banda sobre seus primeiros shows nos anos 70, o porquê do nome do álbum e da famosa foto com a lâmina de barbear, além de histórias curiosas sobre a mansão de Ringo e as brincadeiras que os integrantes do Judas faziam durante as longas turnês que se seguiram.

O British Steel é um álbum obrigatório para qualquer fã do bom e velho Metal e este DVD apresenta, com muito brilho, a importância do Judas Priest na história. Um prato cheio para os fãs da banda e um artigo cultural para os apreciadores da boa música.


Outras resenhas de British Steel - Judas Priest

Judas Priest: Quebrando a Lei - Os 35 anos de "British Steel"Resenha - British Steel - Judas Priest




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Judas Priest"


Heavy Metal: os 10 discos essenciais lançados nos anos 1970Heavy Metal
Os 10 discos essenciais lançados nos anos 1970

Judas Priest: em vídeo, os dez maiores riffs da bandaJudas Priest
Em vídeo, os dez maiores riffs da banda


Vício: Phil Anselmo relata como é ser viciado em heroínaVício
Phil Anselmo relata como é ser viciado em heroína

Steven Tyler: primeira vez aos 7 anos, com duas gêmeasSteven Tyler
Primeira vez aos 7 anos, com duas gêmeas


Sobre Bruno Sanchez

Paulistano, 26 anos, Administrador de Empresas e amante de História. Bruno é colaborador do Whiplash! desde 2003, mas seus textos e resenhas já constavam na parte de usuários em 1998. Foi levado ao Rock e Metal pelos seus pais através de Beatles, Byrds e Animals. Com o tempo, descobriu o Metallica ainda nos anos 80 e sua vida nunca mais foi a mesma. Suas bandas preferidas são Beatles, Metallica, Iron Maiden, Judas Priest, Slayer, Venom, Cream, Blind Guardian e Gamma Ray.

Mais matérias de Bruno Sanchez no Whiplash.Net.

adClioIL