"Spellbound", o álbum que levou o Ten ao olimpo do Rock Melódico
Resenha - Spellbound - Ten
Por Michel Sales
Postado em 15 de outubro de 2024
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Um marco no AOR, "Spellbound" (1999), segundo álbum dos britânicos do Ten, consolidou a audiência da banda no cenário da música melódica. Liderado pelo vocalista e compositor Gary Hughes, o Ten ficou conhecido por suas composições épicas e sonoridade elaborada com influências sinfônicas.
E mantendo a tradição do Ten de incorporar temáticas fantasiosas e históricas, com uma produção robusta e arranjos que equilibram momentos mais intensos com baladas emocionantes, Spellbound está entre os maiores sucessos da banda destacando faixas notáveis que incluem: "March of the Argonauts", uma introdução instrumental épica que remete à mitologia grega, um tema recorrente nas letras de Gary Hughes; "Fear the Force", uma música poderosa e energética que destaca os vocais expressivos de Hughes e a guitarra marcante de Vinny Burns; "We Rule the Night", um dos grandes destaques do álbum, com uma pegada mais melódica e um refrão conveniente; E "Spellbound", uma canção que sintetiza bem o espírito do álbum, com uma mistura de melodia cativante e instrumentação complexa.

A arte da capa de "Spellbound" também é notável por seu estilo épico e místico, alinhando-se perfeitamente com os temas presentes nas músicas da banda. Criada por Luis Royo, um renomado artista espanhol conhecido por suas ilustrações de fantasia sombria, a capa apresenta uma figura feminina enigmática e poderosa, cercada por uma atmosfera misteriosa.
Na imagem, uma mulher aparece em um ambiente sombrio e sobrenatural, evocando uma aura de mistério e magia, reforçando o título do álbum, que remete a feitiços e encantamentos. O estilo de Royo, caracterizado pelo uso de tons escuros e detalhes minuciosos, dá à capa uma sensação de fantasia gótica. Ele é conhecido por suas representações de personagens fortes e sedutoras em cenários futuristas ou fantásticos, o que se reflete nesta obra.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
Dave Mustaine acha que continuará fazendo música após o fim do Megadeth
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
Como foi lidar com viúvas de Ritchie Blackmore no Deep Purple, segundo Steve Morse


"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional
"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


