Resenha - Ocean - Holdark
Por Val Oliveira
Postado em 21 de março de 2024
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O estado de São Paulo é tão grande, que é possível encontrar de tudo por lá. Quando em minha sã consciência, iria imaginar receber o material de uma banda brasileira de Pagan Metal, que tem como premissa disseminar a cultura ancestral nórdica?! Pois é, a HOLDARK com o seu primeiro álbum, "Ocean", faz isso e realiza tudo de maneira tão fidedigna que, se me falassem que aqui se tratava de uma banda sueca, eu certamente acreditaria. Não é exagero, meu querido leitor do Whiplash.Net. Basta apertar o play no spotify, para conferir o que estou relatando.

Dentro da minha trajetória na música, já ouvi de tudo um pouco, e o Pagan Metal está entre os meus subgêneros do Metal preferidos. Bandas como Moonsorrow,Turisas, Ensiferum,Manegarm, Vintersorg, NokturnalMortum e Thyrfing serviram de escola para mim, me introduzindo ao estilo e me fazendo amá-lo como poucos. Portanto, tenho o meu lugar de fala quando este é o assunto, e reafirmo que "Ocean" é um trabalho que segue, com muita personalidade, todas as premissas do segmento. Não a toa a sua produção é bem rudimentar, algo que beira o artesanal em alguns momentos. E eu simplesmente adorei isso, até porque faz parte da própria estética do Metal Pagão.
Contendo dez faixas em pouco mais de trinta minutos de conteúdo de áudio, "Ocean" traz toda aquela essência primitiva dos anos noventa, quando o estilo ainda dava os seus primeiros passos. Não à toa é que faixas como "BehindtheDoor", "Glorious Hammer", "Living theDead World" e "Fly MyRavens" agradam em cheio, já em um primeiro e breve contato com elas. Em vários momentos me vi batendo cabeça, de maneira involuntária, pois tudo neste material acaba cativando, ainda mais quando você está completamente familiarizado com o lado mais pagão do Metal.
"Ocean" conseguiu me empolgar e me vi novamente com dezoito anos, descobrindo o real significado do Pagan Metal. Este trabalho, inclusive, reacendeu a minha vontade de voltar a escutar algumas bandas antigas, principalmente algumas das que mencionei neste mesmo texto. Se você gosta desta linha, pode ir sem medo, pois estes caras sabem muito bem o que estão fazendo.
Eternal Hatred Records - 2023
Formação:
Luciano Scanhoela: vocalista
Francisco Vidal: guitarrista
Humberto Mascau: baixista
Wendel Rodrigues: baterista
Tracklist:
01. In the Hall of Light
02. I Can Still Live
03. Runes
04. Glorious Hammer
05. Ocean
06. Living theDead World
07. Fly MyRavens
08. Other Sideof Dimension
09. BehindtheDoor
10. Forever the Stars Will Shine
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
Astro de Hollywood, ator Javier Bardem fala sobre seu amor pelo Iron Maiden
O mito sobre Kurt Cobain que Dave Grohl hoje já não banca com tanta certeza
Dez músicas clássicas de rock que envelheceram muito mal pelo sexismo da letra
A maior banda de hard rock dos anos 1960, segundo o ator Jack Black
Por que Ricardo Confessori foi ao Bangers e não viu o show do Angra, segundo o próprio
O vocalista que recusou The Doors e Deep Purple, mas depois entrou em outra banda gigante
Fabio Lione publica mensagem emocionante de despedida do Angra: "Para sempre!"
Ricardo Confessori quebra senso comum e diz que clima no Angra no "Fireworks" era bom
Guns N' Roses supera a marca de 50 shows no Brasil
A opinião de Mike Portnoy e Dave Lombardo sobre Clive Burr do Iron Maiden
A melhor música da história dos anos 1990, segundo David Gilmour
Adrian Smith revela que Bruce Dickinson voltou ao Iron Maiden antes
A contundente (e ríspida) opinião de Kerry King sobre o Korn
"Eagles Over Hellfest" é um bom esquenta para o vindouro novo disco do colosso britânico Saxon
Ju Kosso renasce em "Sofisalma" e transforma crise em manifesto rock sobre identidade
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


