Resenha - Ocean - Holdark
Por Val Oliveira
Postado em 21 de março de 2024
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O estado de São Paulo é tão grande, que é possível encontrar de tudo por lá. Quando em minha sã consciência, iria imaginar receber o material de uma banda brasileira de Pagan Metal, que tem como premissa disseminar a cultura ancestral nórdica?! Pois é, a HOLDARK com o seu primeiro álbum, "Ocean", faz isso e realiza tudo de maneira tão fidedigna que, se me falassem que aqui se tratava de uma banda sueca, eu certamente acreditaria. Não é exagero, meu querido leitor do Whiplash.Net. Basta apertar o play no spotify, para conferir o que estou relatando.

Dentro da minha trajetória na música, já ouvi de tudo um pouco, e o Pagan Metal está entre os meus subgêneros do Metal preferidos. Bandas como Moonsorrow,Turisas, Ensiferum,Manegarm, Vintersorg, NokturnalMortum e Thyrfing serviram de escola para mim, me introduzindo ao estilo e me fazendo amá-lo como poucos. Portanto, tenho o meu lugar de fala quando este é o assunto, e reafirmo que "Ocean" é um trabalho que segue, com muita personalidade, todas as premissas do segmento. Não a toa a sua produção é bem rudimentar, algo que beira o artesanal em alguns momentos. E eu simplesmente adorei isso, até porque faz parte da própria estética do Metal Pagão.
Contendo dez faixas em pouco mais de trinta minutos de conteúdo de áudio, "Ocean" traz toda aquela essência primitiva dos anos noventa, quando o estilo ainda dava os seus primeiros passos. Não à toa é que faixas como "BehindtheDoor", "Glorious Hammer", "Living theDead World" e "Fly MyRavens" agradam em cheio, já em um primeiro e breve contato com elas. Em vários momentos me vi batendo cabeça, de maneira involuntária, pois tudo neste material acaba cativando, ainda mais quando você está completamente familiarizado com o lado mais pagão do Metal.
"Ocean" conseguiu me empolgar e me vi novamente com dezoito anos, descobrindo o real significado do Pagan Metal. Este trabalho, inclusive, reacendeu a minha vontade de voltar a escutar algumas bandas antigas, principalmente algumas das que mencionei neste mesmo texto. Se você gosta desta linha, pode ir sem medo, pois estes caras sabem muito bem o que estão fazendo.
Eternal Hatred Records - 2023
Formação:
Luciano Scanhoela: vocalista
Francisco Vidal: guitarrista
Humberto Mascau: baixista
Wendel Rodrigues: baterista
Tracklist:
01. In the Hall of Light
02. I Can Still Live
03. Runes
04. Glorious Hammer
05. Ocean
06. Living theDead World
07. Fly MyRavens
08. Other Sideof Dimension
09. BehindtheDoor
10. Forever the Stars Will Shine
Coloque WHIPLASH.NET entre suas fontes favoritas do Google
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
As 5 melhores músicas do Black Sabbath de todos os tempos, segundo Geezer Butler
O filme com a melhor trilha sonora de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
A música do Led Zeppelin que melhor define Robert Plant, segundo Jimmy Page
As 25 melhores músicas do Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
As três capas que enganaram Gastão: "Achei que era metal, mas era outra coisa"
Metallica faz doação para vítimas de terremotos na Venezuela
A música mais idiota da carreira do Megadeth, na opinião de Dave Mustaine
O vocalista contestado que mudou os rumos de uma das maiores bandas da história do metal
A canção dos anos 50 que Robert Plant considera a base do rock pesado
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
Por que Lemmy Kilmister não gostava de "Ace of Spades", música mais famosa do Motörhead
A música do Gojira que Joe Duplantier não entende por que faz tanto sucesso


Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto


