Perc3ption: a arte levada ao extremo
Resenha - Art In Extreme Situations - Perc3ption
Por Alexandre Veronesi
Postado em 02 de março de 2024
"Art In Extreme Situations" é o intrigante título do terceiro e mais novo álbum do PERC3PTION, disponibilizado em Março de 2023. A banda, formada no já longínquo ano de 2007, em Itapetininga - interior de São Paulo - conta atualmente, em seu line-up, com Kleber Ramalho (vocal), os membros fundadores Rick Leite (guitarra) e Glauco Barros (guitarra), Wellington Consoli (baixo), e Alessandro Kelvin (bateria).

Algo que chama bastante a atenção logo de cara é a temática lírica que permeia toda a bolacha, tornando-a quase conceitual: são contos e passagens que abordam importantes recortes da nossa história e figuras icônicas, como Vincent Van Gogh, Anne Frank, Desmond Doss, Ernest Shackleton e Viktor Frankl, vivenciando os seus dramas e momentos cruciais.
Quando ao lado musical, podemos definir a sonoridade do PERC3PTION como algo que passeia entre Prog, Heavy e Power Metal, explorando incontáveis nuances dentro das vertentes supracitadas e do todo. "Art In Extreme Situations" traz 9 faixas inéditas, que somadas totalizam exatos 60 minutos, iniciando com a rápida e pesada "Silence Of God", um leve contraponto à canção seguinte, "The Gathering Storm", esta mais cadenciada e com algumas bem vindas variações de andamento, que é sucedida por "Young Voice Of Holocaust", um duro retrato dos horrores da guerra pelo prisma de uma jovem inocente, onde fé e desespero se confundem, e a música cresce exponencialmente ao passo em que a narrativa se desenvolve. "A Beautiful Ride" é um Heavy bem direto e com bom refrão, enquanto "Bitter Lamentations" mostra-se densa desde a abertura (com toques de órgão e cantos gregorianos), e assim segue ao longo de seus mais de 7 minutos, sendo uma das faixas mais emotivas do álbum, ao contrário da porrada "Dissident Words", detentora de excelentes quebras de expectativa, e versos que chegam até a remeter ao Thrash Metal.
Não há de se destacar performances individuais, pois todos os músicos executam as suas respectivas funções com criatividade e excelência, mas é válido citar o trabalho de mixagem e masterização realizado pelo produtor Adair Daufembach, que torna a experiência auditiva cristalina e realmente grandiosa.
Adentrando a reta final, temos "Throughout", climática e com uma pegada ligeiramente etérea; a progressiva e interessante "My Way To Serve"; e finalmente, "The Starry Night", um poderoso épico de quase 13 minutos, que condensa, de forma primorosa, grande parte das características já apresentadas, mas vai além e revela as mais belas melodias aqui presentes, encerrando assim o trabalho no mais alto nível.
Perc3ption - Art In Extreme Situations
Data de lançamento: 16/03/2023
Gravadora: independente
Tracklist:
01 - Silence Of God
02 - The Gathering Storm
03 - Young Voice Of Holocaust
04 - A Beautiful Ride
05 - Bitter Lamentations
06 - Dissident Words
07 - Throughout
08 - My Way To Serve
09 - The Starry Night
Formação:
Kleber Ramalho - vocal
Rick Leite - guitarra
Glauco Barros - guitarra
Wellington Consoli - baixo
Alessandro Kelvin - bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira os preços dos ingressos para shows do Rush no Brasil
O álbum que define o heavy metal, na opinião do vocalista do Opeth
Pacote VIP para show do Rush custa mais de 14 mil reais
50 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em março
O melhor álbum do Judas Priest, de acordo com o Loudwire
Ao ser acordada ao som de Sepultura, participante do BBB tem reação inesperada
A clássica banda prog que Dave Grohl nunca curtiu; "hippie demais pra mim"
Rush anuncia tecladista Loren Gold como membro da banda de apoio
15 músicas que o Megadeth nunca tocou ao vivo - e dificilmente tocará
Rush está ensaiando cerca de 40 músicas para sua próxima turnê
Iron Maiden - A melhor música de "Brave New World", segundo o Heavy Consequence
Edu Falaschi revela como surgiu convite para reunião com o Angra no Bangers Open Air
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Geddy Lee comenta tour que Rush fará no Brasil em 2027
Família de Neil Peart apoia a turnê "Fifty Something", que marca o retorno do Rush



"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal


