Alien Weaponry: segundo disco confirma rapazes como uma grande novidade
Resenha - Tangaroa - Alien Weaponry
Por Victor de Andrade Lopes
Postado em 05 de outubro de 2021
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Você pode até achar que a bajulação da crítica para o trio neozelandês de folk groove metal Alien Weaponry é um tanto exagerada - e é mesmo! -, mas não pode negar que os garotos já são, sem dúvida, um dos nomes do metal mais interessantes a surgirem na última década.
Se o groove metal empolgante e assertivo dos caras já não fosse suficiente para conquistar corações, eles ainda combinam isso com elementos da cultura māori - a civilização da qual descendem e que ocupava parte do arquipélago hoje correspondente à Nova Zelândia. Lembrou de Roots, do Sepultura? Eu diria que é praticamente impossível você gostar daquele disco e não gostar deste.
Porque em Tangaroa, segundo lançamento de estúdio do grupo que é editado em setembro, a fórmula básica da banda está mantida: faixas de groove/thrash diretaço adoçadas com toques indígenas em maior ou menor grau.
Algumas até ficam fora da curva, e isso já começa na abertura "Titokowaru", com uma riffagem bem progressiva. Outra que ninguém esperava é "Unforgiving", que foge quase totalmente do groove e se envereda pelo grunge/alternativo, porém sem perda de qualidade. Esses aromas retornarão em menor intensidade em "Crooked Monsters".
Mas o esqueleto do álbum ainda é calcado, absolutamente, no groove basicão. E talvez aí resida a única fraqueza do disco. Por dedicar a base de seus mais de 80 minutos de música a um som simples que não os destoa de outros nomes do gênero, o grupo acaba entregando aos elementos māori a função de destacá-los do joio, mas eles ainda não incorporam esses elementos numa simbiose tão profunda quanto aquelas protagonizadas pelo Sepultura, The Hu ou Arandu Arakuaa.
De qualquer forma, nunca pareceu ser pretensão destes rapazes fazerem folk metal, em que tais misturas são muito mais homogêneas. Incensados ou não, o Alien Weaponry provou pela segunda vez que são merecedores da sua atenção em meio ao mar de bandas de groove/thrash que temos atualmente.
Abaixo, o vídeo de "Buried Underground".
FONTE: Sinfonia de Ideias
https://sinfoniadeideias.wordpress.com/2021/09/27/resenha-tangaroa-alien-weaponry/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"From the Dark", novo álbum de Tony Iommi, é lançado
A humilhação que Ozzy Osbourne sofreu num show e Tony Iommi jamais esqueceu
Dirk Verbeuren, do Megadeth, agradece Pete Sandoval por ter inspirado "legiões de bateristas"
Moyses Kolesne manda recado a quem reproduz discursos de Lemmy sobre política
Como Jason Newsted criou o riff de "Blackened" do Metallica e a reação de James e Lars
"Accident of Birth", de Bruce Dickinson, é lançado em versão remixada
Tony Iommi ficou em choque ao ver Ozzy durante ensaios para último show do Black Sabbath
O roqueiro brasileiro que se queimou com Jô Soares após falar mal de Ayrton Senna
O álbum do Metallica que tem Kirk Hammett como ponto mais fraco, segundo Gastão
Acender sinalizadores em shows é uma tremenda besteira
A melhor música que o Megadeth lançou no século XXI, segundo Mateus Ribeiro
5 bandas de hair metal na ativa com apenas um membro original, segundo a Loudwire
Por que Metallica precisou ser polêmico após o "Black Album", segundo Scott Ian do Anthrax
The Hellacopters revê sua transformação em "Cream Of The Crap! Volume 3"
O comentário do genial Gonzaguinha sobre o estilo de escrever letras de Renato Russo
A curiosa história da música "O Papa É Pop", do Engenheiros do Hawaii

O ocultismo britânico ganhou novos contornos com "Woodland Rites" do Green Lung
Biohazard retorna afiado com "Divided We Fall"
Tyketto recupera o fôlego com "Closer to the Sun", seu primeiro disco em uma década
Com "Not Your Kingdom", Madball retorna fiel ao estilo que ele ajudou a definir, o NYHC
Kiss - há 44 anos, "Creatures of the Night" marcou o retorno da banda ao hard rock pesado
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."



