Alien Weaponry: segundo disco confirma rapazes como uma grande novidade
Resenha - Tangaroa - Alien Weaponry
Por Victor de Andrade Lopes
Postado em 05 de outubro de 2021
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Você pode até achar que a bajulação da crítica para o trio neozelandês de folk groove metal Alien Weaponry é um tanto exagerada - e é mesmo! -, mas não pode negar que os garotos já são, sem dúvida, um dos nomes do metal mais interessantes a surgirem na última década.
Se o groove metal empolgante e assertivo dos caras já não fosse suficiente para conquistar corações, eles ainda combinam isso com elementos da cultura māori - a civilização da qual descendem e que ocupava parte do arquipélago hoje correspondente à Nova Zelândia. Lembrou de Roots, do Sepultura? Eu diria que é praticamente impossível você gostar daquele disco e não gostar deste.
Porque em Tangaroa, segundo lançamento de estúdio do grupo que é editado em setembro, a fórmula básica da banda está mantida: faixas de groove/thrash diretaço adoçadas com toques indígenas em maior ou menor grau.
Algumas até ficam fora da curva, e isso já começa na abertura "Titokowaru", com uma riffagem bem progressiva. Outra que ninguém esperava é "Unforgiving", que foge quase totalmente do groove e se envereda pelo grunge/alternativo, porém sem perda de qualidade. Esses aromas retornarão em menor intensidade em "Crooked Monsters".
Mas o esqueleto do álbum ainda é calcado, absolutamente, no groove basicão. E talvez aí resida a única fraqueza do disco. Por dedicar a base de seus mais de 80 minutos de música a um som simples que não os destoa de outros nomes do gênero, o grupo acaba entregando aos elementos māori a função de destacá-los do joio, mas eles ainda não incorporam esses elementos numa simbiose tão profunda quanto aquelas protagonizadas pelo Sepultura, The Hu ou Arandu Arakuaa.
De qualquer forma, nunca pareceu ser pretensão destes rapazes fazerem folk metal, em que tais misturas são muito mais homogêneas. Incensados ou não, o Alien Weaponry provou pela segunda vez que são merecedores da sua atenção em meio ao mar de bandas de groove/thrash que temos atualmente.
Abaixo, o vídeo de "Buried Underground".
FONTE: Sinfonia de Ideias
https://sinfoniadeideias.wordpress.com/2021/09/27/resenha-tangaroa-alien-weaponry/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Disney lança coleção de vilões inspirada na estética do heavy metal; veja modelos
A música do Megadeth que se aproxima do death metal, segundo Dave Mustaine
A banda que ofereceu algo novo para o metal, segundo Andreas Kisser
Linkin Park anuncia álbum ao vivo registrado em São Paulo
O melhor álbum e música do Heavy Metal de cada ano dos anos 1980, segundo a Loudwire
Os melhores filmes de todos os tempos, na opinião de Zakk Wylde
James Hetfield relembra os excessos dos anos 80 e a convivência turbulenta com Lars Ulrich
O show que o Queen encerrou pela metade a pedido dos contratantes
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot
Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
A música que Paul McCartney escreveu para cantar em cabarés e virou clássico dos Beatles
"Passem mais tempo com a guitarra do que com mulheres", aconselha Richie Sambora a guitarristas
O melhor solo do guitarrista Eddie Van Halen, segundo a Classic Rock
O clássico do AC/DC considerado por Angus Young "um rock perfeito para um guitarrista"
5 músicas de metal que são vergonha alheia, mas todo mundo ouve mesmo assim
Motorhead: O conselho de Lemmy Kilmister sobre ser solteiro para sempre
Os únicos dois músicos que Humberto Gessinger poupou ao criticar geração do rock nacional
O hit dos Beatles que Paul McCartney recusou gravar por postura de Lennon, George e Ringo



Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



