Beyond Creation: a materialização do impossível
Resenha - Earthborn Evolution - Beyond Creation
Por Alexandre Campos Capitão
Postado em 20 de fevereiro de 2021
Após a estrondosa estreia com The Aura, o Beyond Creation manteve sua formação e nos brindou com seu segundo álbum, Earthborn Evolution. Um dos maiores nomes do technical death metal mostra que ninguém pode deter sua evolução.
Novamente, a Extreme Sound lança pela primeira vez aqui, numa edição especialíssima, limitada em 300 cópias, com OBI, encarte + pôster exclusivo.
Alguém anotou a placa? Atropelado, é essa sensação após ouvir a faixa de abertura, Elusive Reverence. Técnica, guitarras exuberantes, bateria trabalhada, e o baixo fretless dando requintes de originalidade.
Sous La Lueur De L´Empereur é uma faixa com letra em francês. O Canadá, país natal do Beyond possui o inglês e o francês como idiomas oficiais. E assim como fizeram no primeiro álbum, aqui também temos a presença do idioma de Napoleão. Não se preocupe, ficou muito bom. Aqui você percebe a ação das guitarras de 8 cordas.
A faixa título, Earthborn Evolution, abre com destaque para o baixo, numa vibe progressiva. Uma faixa extremamente criativa, que mostra o quanto a banda evoluiu. Foi um dos singles e ganhou o vídeo que pode conferir a seguir.
The Great Revolution volta a pisar no acelerador. Uma das características importantes a destacar é a alternância de vocais mais graves com vocais mais agudos, que acrescentam muito à faixa.
Neurotical Transmissions é outra canção onde o bom gosto se mostra acima da técnica. Não é rápida. Mas sobra elegância. Sem deixar de socar sua cara.
Abstrait Dialog é um título espetacular para uma faixa instrumental desses gênios. Um verdadeiro absurdo.
Após um instrumental, The Axion abre logo com o vocal, e ainda tem um dos refrões mais marcantes do álbum, além de uma parte bastante groovada.
L´Exorde traz o francês de volta. É Beyond Creation elevada à máxima potência. Poderia tranquilamente estar no primeiro álbum. Você sentirá sua cabeça ser decepada com a técnica de um samurai.
Theatrical Delirium é dramática, como o próprio título sugere. Entre palhetadas rápidas e fraseados de guitarra, um belíssimo solo de baixo ganha destaque. No seu final se transforma num jazz. Puta que pariu. Minha faixa predileta do álbum. Outro single com vídeo.
Fundamental Process vem pra fechar o álbum. Todo o DNA matador dessa banda está nessa canção. Um encerramento digno de um grande disco.
Já na primeira audição, você conclui que o Beyond Creation merece muito mais do que já conquistou. Técnica, muita técnica, mas que não se sobrepõe ao bom gosto, nem às composições. E este Earthborn Evolution apresenta exatamente isso, uma banda conseguindo praticamente o impossível, evoluir já estando num patamar altíssimo.
Outras resenhas de Earthborn Evolution - Beyond Creation
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Álbum do Sepultura é citado como um dos melhores discos do thrash metal em lista da Kerrang!
Os 10 melhores discos do thrash metal, de acordo com a Kerrang!
Causa da morte de Phil Campbell, guitarrista do Motörhead, é revelada
O erro de avaliação de David Gilmour sobre o "Dark Side of the Moon"
Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
Nicko McBrain destruiu camarim por ter se decepcionado com atuação de Blaze em show do Maiden
O disco solo que Roger Waters coloca no mesmo nível dos maiores clássicos do Pink Floyd
Floor Jansen garante que novo álbum solo é mais metal que o Nightwish
Cantora canadense Sass Jordan morre aos 63 anos
Nicko McBrain quis deixar o Iron Maiden nos anos 1980 por ter errado em um show
A banda que tentou trabalhar com Kurt Cobain, mas ele mal conseguia parar em pé
"I Ain't No Nice Guy" do Motörhead é ilustração de uma fase de amadurecimento e arrependimentos
O músico brasileiro que toca no Skank e já participou de discos do Sepultura
Rudy Sarzo acredita que morte de Randy Rhoads não foi acidente: "Piloto sabia que ia fazer"
Cronos, vocalista e baixista do Venom, morre aos 63 anos
Por que Andreas Kisser e sua esposa perderam muito dinheiro no fim dos anos 1990?
Steve Harris e a maneira genial do Iron Maiden se vingar das acusações de satanismo
Bandas de Heavy Metal esquecidas (ou desconhecidas) do público brasileiro
O Julgamento do Metal Clássico: Rock Justice impressiona na estreia com "You've Been Served"
Carach Angren - O horror dentro da caixa em "Dance and Laugh Amongst the Rotten"
Animals (1977) - quando o Pink FLoyd resolveu chamar todo mundo de bicho
Moonspell - A grandiosidade do Heavy Metal e da música erudita em "Opus Diabolicum"
Resenha: "Hard-Fi" - Rosa Tattooada (2026)
Depois da ressurreição, Marilyn Manson declara vingança em novo álbum
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Iron Maiden: Grata surpresa e despedida perfeita do gigante
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



