Lockdown: a estreia do mais novo supergrupo do Death Metal nacional
Resenha - Unholy Ceremony Heretic - Lockdown
Por Alexandre Veronesi
Postado em 07 de fevereiro de 2021
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O período de pandemia que estamos atravessando há quase 1 ano é terminantemente trágico nos mais variados níveis econômicos e sociais. Mas, como nem tudo são trevas, essa tem sido uma época bastante frutífera e interessante para a arte, visto que diversos profissionais do ramo buscaram modos de inovar e se reinventar, seja por necessidades pessoais ou financeiras.
Dentre as coisas positivas que aconteceram nos últimos tempos está o Lockdown, supergrupo tupiniquim de Death Metal formado João Gordo (vocal, Ratos de Porão), Antonio Araújo (guitarra, Korzus e Matanza Ritual), Rafael Yamada (baixo, Claustrofobia) e Bruno Santin (bateria, Endrah), que dificilmente teria alguma chance de sair do papel em tempos 'normais'. Após o lançamento de 3 singles no YouTube e plataformas de streaming - muito bem recebidos, diga-se de passagem - o quarteto finalmente disponibilizou seu EP de estreia, batizado de "Unholy Ceremony Heretic", que teve sua distribuição pela Blood Blast, subsidiária digital da gravadora Nuclear Blast.
O som do Lockdown realiza a façanha de ser, ao mesmo passo, direto e intrincado. As músicas são curtas e 'na cara', mas também carregam elementos técnicos complexos e de difícil execução, um reflexo da inquestionável qualidade dos músicos envolvidos, em especial o guitarrista Antonio Araújo, que é o idealizador e a grande mente criativa por trás do projeto.
"Unholy Ceremony Heretic" foi gravado de forma inteiramente remota - cada músico em sua própria casa ou estúdio - e conta com 7 músicas, distribuídas em pouco mais de 15 minutos. O trabalho se inicia pela densa introdução "Umbral", com barulho de chuva, dedilhado intimista no violão e tons sinistros, que rapidamente descamba na violenta "Archangel", primeiro single divulgado. Intensa, brutal, alternando velocidade e precisos 'breakdowns', a canção mostra a que a banda veio e serve como um ótimo cartão de visitas, além de evidenciar bem as pulsantes 5 cordas de Rafael Yamada, enquanto a faixa-título "Unholy Ceremony Heretic" é ainda mais variada e abstrusa que a sua predecessora, contando com performances memoráveis de João Gordo e Antonio Araújo. Dando continuidade ao repertório, "Mordor" se trata de um breve interlúdio fúnebre que prenuncia "Hymn Of Hate", porrada mais 'reta' e tradicional que as demais - mas não menos forte - e então temos "Desprezo", único som cantado em português, que possui uma poderosa levada cadenciada e letra impactante. Encerra a audição "Black Demons Reign", bastante extrema e recheada de mudanças de andamento, com absoluto destaque para as insanas linhas de bateria de Bruno Santin.
Provando seu valor através desse excelente primeiro registro, o Lockdown plenamente detém um enorme potencial de ir além da simples alcunha de projeto. É complicado, sim, sejamos sinceros. Mas, a nós resta apenas torcer para que o grupo continue lançando novos trabalhos e possa, quem sabe, tomar os palcos Brasil afora depois que toda essa loucura viral estiver no passado.
Lockdown - Unholy Ceremony Heretic (EP, 2021)
Gravadora: Blood Blast
Data de lançamento: 05/02/2021
Tracklist:
01 - Umbral
02 - Archangel
03 - Unholy Ceremony Heretic
04 - Mordor
05 - Hymn Of Hate
06 - Desprezo
07 - Black Demons Reign
Formação:
João Gordo - voz
Antonio Araújo - guitarra
Rafael Yamada - baixo
Bruno Santin - bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
O músico que Sammy Hagar queria dar um soco na cara: "O que acha que vou fazer?"
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
A música do Limp Bizkit que fez o Rage Against The Machine encerrar atividades
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
A música do Metallica que James Hetfield achou fraca demais; "Tá maluco? Que porra é essa?"
Folha cita "barriga enorme" de Brian Johnson em resenha sobre show do AC/DC em SP
Por que Joe Perry quase perdeu a amizade com Slash, segundo o próprio
Show do AC/DC no Brasil é elogiado em resenha do G1; "A espera valeu a pena"
Alex Skolnick entende por que Testament não faz parte do Big Four do thrash metal
Alex Lifeson diz que Anika "virou a chave" nos ensaios do Rush; "No quinto dia, ela cravou"
O guitarrista que Hetfield disse ter sido uma bênção conhecer: "nos inspiramos um ao outro"
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide



"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal


