Lockdown: a estreia do mais novo supergrupo do Death Metal nacional
Resenha - Unholy Ceremony Heretic - Lockdown
Por Alexandre Veronesi
Postado em 07 de fevereiro de 2021
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O período de pandemia que estamos atravessando há quase 1 ano é terminantemente trágico nos mais variados níveis econômicos e sociais. Mas, como nem tudo são trevas, essa tem sido uma época bastante frutífera e interessante para a arte, visto que diversos profissionais do ramo buscaram modos de inovar e se reinventar, seja por necessidades pessoais ou financeiras.
Dentre as coisas positivas que aconteceram nos últimos tempos está o Lockdown, supergrupo tupiniquim de Death Metal formado João Gordo (vocal, Ratos de Porão), Antonio Araújo (guitarra, Korzus e Matanza Ritual), Rafael Yamada (baixo, Claustrofobia) e Bruno Santin (bateria, Endrah), que dificilmente teria alguma chance de sair do papel em tempos 'normais'. Após o lançamento de 3 singles no YouTube e plataformas de streaming - muito bem recebidos, diga-se de passagem - o quarteto finalmente disponibilizou seu EP de estreia, batizado de "Unholy Ceremony Heretic", que teve sua distribuição pela Blood Blast, subsidiária digital da gravadora Nuclear Blast.
O som do Lockdown realiza a façanha de ser, ao mesmo passo, direto e intrincado. As músicas são curtas e 'na cara', mas também carregam elementos técnicos complexos e de difícil execução, um reflexo da inquestionável qualidade dos músicos envolvidos, em especial o guitarrista Antonio Araújo, que é o idealizador e a grande mente criativa por trás do projeto.
"Unholy Ceremony Heretic" foi gravado de forma inteiramente remota - cada músico em sua própria casa ou estúdio - e conta com 7 músicas, distribuídas em pouco mais de 15 minutos. O trabalho se inicia pela densa introdução "Umbral", com barulho de chuva, dedilhado intimista no violão e tons sinistros, que rapidamente descamba na violenta "Archangel", primeiro single divulgado. Intensa, brutal, alternando velocidade e precisos 'breakdowns', a canção mostra a que a banda veio e serve como um ótimo cartão de visitas, além de evidenciar bem as pulsantes 5 cordas de Rafael Yamada, enquanto a faixa-título "Unholy Ceremony Heretic" é ainda mais variada e abstrusa que a sua predecessora, contando com performances memoráveis de João Gordo e Antonio Araújo. Dando continuidade ao repertório, "Mordor" se trata de um breve interlúdio fúnebre que prenuncia "Hymn Of Hate", porrada mais 'reta' e tradicional que as demais - mas não menos forte - e então temos "Desprezo", único som cantado em português, que possui uma poderosa levada cadenciada e letra impactante. Encerra a audição "Black Demons Reign", bastante extrema e recheada de mudanças de andamento, com absoluto destaque para as insanas linhas de bateria de Bruno Santin.
Provando seu valor através desse excelente primeiro registro, o Lockdown plenamente detém um enorme potencial de ir além da simples alcunha de projeto. É complicado, sim, sejamos sinceros. Mas, a nós resta apenas torcer para que o grupo continue lançando novos trabalhos e possa, quem sabe, tomar os palcos Brasil afora depois que toda essa loucura viral estiver no passado.
Lockdown - Unholy Ceremony Heretic (EP, 2021)
Gravadora: Blood Blast
Data de lançamento: 05/02/2021
Tracklist:
01 - Umbral
02 - Archangel
03 - Unholy Ceremony Heretic
04 - Mordor
05 - Hymn Of Hate
06 - Desprezo
07 - Black Demons Reign
Formação:
João Gordo - voz
Antonio Araújo - guitarra
Rafael Yamada - baixo
Bruno Santin - bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Os 11 melhores álbuns de metal progressivo de 2025, segundo a Loudwire
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
We Are One Tour 2026 anuncia data extra para São Paulo
Para criticar Ace Frehley, Gene Simmons mente que ninguém morre devido a quedas
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O álbum que é uma obra-prima tanto para Jimi Hendrix quanto para Kate Bush
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot


"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional
"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


