Lockdown: a estreia do mais novo supergrupo do Death Metal nacional
Resenha - Unholy Ceremony Heretic - Lockdown
Por Alexandre Veronesi
Postado em 07 de fevereiro de 2021
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O período de pandemia que estamos atravessando há quase 1 ano é terminantemente trágico nos mais variados níveis econômicos e sociais. Mas, como nem tudo são trevas, essa tem sido uma época bastante frutífera e interessante para a arte, visto que diversos profissionais do ramo buscaram modos de inovar e se reinventar, seja por necessidades pessoais ou financeiras.
Dentre as coisas positivas que aconteceram nos últimos tempos está o Lockdown, supergrupo tupiniquim de Death Metal formado João Gordo (vocal, Ratos de Porão), Antonio Araújo (guitarra, Korzus e Matanza Ritual), Rafael Yamada (baixo, Claustrofobia) e Bruno Santin (bateria, Endrah), que dificilmente teria alguma chance de sair do papel em tempos 'normais'. Após o lançamento de 3 singles no YouTube e plataformas de streaming - muito bem recebidos, diga-se de passagem - o quarteto finalmente disponibilizou seu EP de estreia, batizado de "Unholy Ceremony Heretic", que teve sua distribuição pela Blood Blast, subsidiária digital da gravadora Nuclear Blast.
O som do Lockdown realiza a façanha de ser, ao mesmo passo, direto e intrincado. As músicas são curtas e 'na cara', mas também carregam elementos técnicos complexos e de difícil execução, um reflexo da inquestionável qualidade dos músicos envolvidos, em especial o guitarrista Antonio Araújo, que é o idealizador e a grande mente criativa por trás do projeto.
"Unholy Ceremony Heretic" foi gravado de forma inteiramente remota - cada músico em sua própria casa ou estúdio - e conta com 7 músicas, distribuídas em pouco mais de 15 minutos. O trabalho se inicia pela densa introdução "Umbral", com barulho de chuva, dedilhado intimista no violão e tons sinistros, que rapidamente descamba na violenta "Archangel", primeiro single divulgado. Intensa, brutal, alternando velocidade e precisos 'breakdowns', a canção mostra a que a banda veio e serve como um ótimo cartão de visitas, além de evidenciar bem as pulsantes 5 cordas de Rafael Yamada, enquanto a faixa-título "Unholy Ceremony Heretic" é ainda mais variada e abstrusa que a sua predecessora, contando com performances memoráveis de João Gordo e Antonio Araújo. Dando continuidade ao repertório, "Mordor" se trata de um breve interlúdio fúnebre que prenuncia "Hymn Of Hate", porrada mais 'reta' e tradicional que as demais - mas não menos forte - e então temos "Desprezo", único som cantado em português, que possui uma poderosa levada cadenciada e letra impactante. Encerra a audição "Black Demons Reign", bastante extrema e recheada de mudanças de andamento, com absoluto destaque para as insanas linhas de bateria de Bruno Santin.
Provando seu valor através desse excelente primeiro registro, o Lockdown plenamente detém um enorme potencial de ir além da simples alcunha de projeto. É complicado, sim, sejamos sinceros. Mas, a nós resta apenas torcer para que o grupo continue lançando novos trabalhos e possa, quem sabe, tomar os palcos Brasil afora depois que toda essa loucura viral estiver no passado.
Lockdown - Unholy Ceremony Heretic (EP, 2021)
Gravadora: Blood Blast
Data de lançamento: 05/02/2021
Tracklist:
01 - Umbral
02 - Archangel
03 - Unholy Ceremony Heretic
04 - Mordor
05 - Hymn Of Hate
06 - Desprezo
07 - Black Demons Reign
Formação:
João Gordo - voz
Antonio Araújo - guitarra
Rafael Yamada - baixo
Bruno Santin - bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
Jon busca inspiração no Metallica para shows de reunião do Bon Jovi
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
Gus G explica por que Ozzy ignorava fase com Jake E. Lee na guitarra
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
Ingressos do AC/DC em São Paulo variam de R$675 a R$1.590; confira os preços
A melhor música que Bruce Dickinson já escreveu, segundo o próprio
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
Candidata a Miss Mundo Chile leva death metal ao concurso de beleza
Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
O solo que Jimmy Page chamou de "nota 12", pois era "mais que perfeito"
Pede música no Fantástico! Morrissey cancela show no Brasil pela terceira vez
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
O melhor disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer; "Um marco cultural"


Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto


